Filme do Dia: Amor à Tarde (1972), Eric Rohmer



Amor à Tarde (L´Amour l´aprés-midi, França, 1972). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer. Fotografia: Néstor Almendros. Montagem: Cécile Decugis. Dir. de arte: Nichole Rachline. Figurinos: Daniel Hecther-Vog. Com: Bernard Verley, Zouzou, Françoise Verley, Daniel Ceccaldi, Malvine Penne, Babette Ferrier.

Frédéric (Verley), casado com Hélène (Verley), fantasia ser amante de todas as mulheres embora prefira persistir fiel a sua esposa. A situação muda de figura quando surge a provocante Chloé (Zouzou), ex-amante de um amigo. Frédéric se interessa por ela, mas quando ela finalmente cede aos seus desejos, ele prefere retornar para a esposa e declarar o quanto a ama.

Sexto e último dos Contos Morais de Rohmer que, com sua habitual sensibilidade e sofisticação, transforma temas aparentemente banais em uma intensa investigação sobre a alma humana, em que tal intensidade surge da inversa apropriação dos habituais recursos com que é representada pelo cinema convencional: comedimento nas interpretações, ausência de trilha-sonora, ênfase na sutileza dos movimentos corporais, recusa de um escrutínio moral banal. Como em outros filmes do ciclo, tais como A Colecionadora, o cineasta observa com habitual ironia, porém sem qualquer sombra de desprezo por seus personagens, o hiato que separa o ideal que possuem de si próprios e os impulsos que o acabam por se contraporem ao mesmo. Nesse sentido, o discurso inicial over e off que acompanha sobretudo o prólogo do filme é desmentido pelas duas partes que o sucedem, para tentar recuperar seu frágil equilíbrio no epílogo. Nunca é de menos destacar o primoroso trabalho de direção de atores e, no caso particular em questão, uma sequência que Rohmer trabalha com a fantasia do protagonista imaginando possuir um amuleto que o transforma em irresistivelmente atraente para todas mulheres que caminham pelas calçadas, tanto incomum em sua obra quanto grandemente histriônica. Les Films du Losange. 97 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar