Postagens

Filme do Dia: A Grande Esperança (1954), Dulio Coletti

Imagem
A Grande Esperança ( La Grande Speranza , Itália, 1954). Direção: Duilio Coletti. Rot. Adaptado: Oreste Biancoli, Marc-Antonio Bragadin, Duilio Coletti & Ennio De Concini, baseado no livro de Marc-Antonio Brigadin. Fotografia: Leonida Barboni. Música: Nino Rota. Montagem: Giuliana Attenni. Com: Renato Baldini, Lois Maxwell, Carlo Bellini, Aldo Bufi Landi, Carlo Delle Piane, Edward Fleming, Earl Cameron, Folco Lulli, Henri Vidon. Submarino na Segunda Guerra Mundial auxilia no ataque e recolhe as eventuais vítimas de seus ataques. Após terem recebido um grupo menor, do qual faz parte a tenente britânica Lily Donald (Maxwell), que inclui o saudoso negro americano Johnny Brown (Cameron), o divertido italiano Nostromo (Lulli), membro da tripulação e o escritor Robert Steiner (Vidon), que Donald havia lido um romance seu, assim como seu compassivo comandante (Baldini). Logo após, o submarino fica lotado com o resgate de 24 holandeses. Seu objetivo é levá-los ao porto neutro de

Filme do Dia: A Invasão Secreta (1964), Roger Corman

Imagem
A Invasão Secreta ( The Secret Invasion , EUA, 1964). Direção: Roger Corman. Rot. Original: R. Wright Campbell. Fotografia: Arthur E. Arling. Música: Hugo Friedhofer. Montagem: Ronald Sinclair. Dir. de arte: John Murray. Cenografia: Ian Love. Com: Stewart Granger, Raf Vallone, Mickey Rooney, Edd Byrnes, Henry Silva, Mia Massini, William Campbell, Enzo Fiermonte.            Na Segunda Guerra, o Major britânico Richard Mace (Granger) reúne um grupo de presidiários com o intuito de uma missão suicida: libertar o líder da resistência italiana Jacop Quadri das mãos dos alemães na fortaleza iuguslava de Dubrovnik. Após tomarem um navio alemão, eles conseguem chegar à Iuguslávia, onde fazem contatos com a resistência. Alia-se ao grupo a jovem nativa Mila (Massini), que perde o filho recém-nascido, quando um dos homens da expedição, John Durell (Silva) acidentalmente o sufoca para que ele não chore e alerte os soldados nazistas. Acuados no cemitério onde cavavam um túnel que daria ac

Filme do Dia: Preso na Escuridão (1997), Alejandro Amenábar

Imagem
P reso na Escuridão ( Abre los Ojos , Espanha/França/Itália, 1997). Direção: Alejandro Amenábar. Rot. Original: Alejandro Amenábar & Mateo Gil. Fotografia: Hans Burman. Música: Alejandro Amenábar & Mariano Marin. Montagem: Maria Elena Sáinz de Rosas. Dir. de arte: Wolfgang Burmann. Cenografia: Carola Angulo & Ramón Moya. Figurinos: Concha Solera. Com: Eduardo Noriega, Pénelope Cruz, Chete Lera, Féle Martínez, Najwa Ninri, Gérard Barray, Jorge de Juan, Miguel Palenzuela. César (Noriega) é um rapaz atraente e vaidoso que se vangloria de nunca repetir uma mesma garota na cama. Certa noite, no entanto, apaixona-se perdidamente por Sofia (Cruz), que seu melhor amigo, Pelayo (Martínez), traz a uma festa. Uma garota, Nuria (Nimri), que esteve com ele recentemente o persegue de forma obsessiva e quando ele sai do apartamento de Sofia, convida-o a entrar em seu carro e provoca um acidente que lhe transfigura o rosto. César, no entanto, encontra-se em um manicômio judiciário

The Film Handbook#98: Richard Attenborough

Imagem
Richard Attenborough Nascimento: 29/08/1923, Cambridge, Inglaterra Carreira (como diretor): 1969- Existe um ar hipócrita para os filmes de Sir Richard Samuel Attenborough : o desejo mais honesto é que sejam vistos por terem sido feitos. A despeito da publicidade dada aos vinte anos que levou para realizar Gandhi , obra pela qual foi sagrado cavaleiro em 1976 pode, como um todo, ser observada como inexistindo um genuíno compromisso. Como foi que, aos quarenta anos, o ator treinado na Academia Real de Arte Dramática (ARAD), cuja carreira prévia destacava tantos soldados corajosos realizaria sua estreia na direção com Oh! Que Bela Guerra > 1 ? Sua adaptação da peça musical de Joan Littlewood foi incoerente e repleta de pontas de atores teatrais britânicos. De fato, é tentador observar Attenborough como algo de oportunista; como poderia ter seguido o pretenso filme radical com o patriotismo de As Garras do Leão / Young Winston  - uma pesada fotografia em sépia repleto de psicolo

Filme do Dia: A Noite Tem Mil Olhos (1948), John Farrow

Imagem
A Noite Tem Mil Olhos ( Night Has a Thousand Eyes , EUA, 1948). Direção: John Farrow . Rot. Adaptado: Barré Lyndon &  Jonathan Latimer, baseado no romance de   Cornell Woolrich. Fotografia: John F. Seitz. Música: Victor Young. Dir. de arte: Franz Bachelin & Hans Dreier. Figurinos: Edith Head. Com: Edward G. Robinson, Gail Russell, John Lund, Virginia Bruce, William Demarest              John Triton (Robinson) é um pretidigitador em espetáculos menores até o momento em que descobre que possui realmente poderes premonitórios. Assustado e infeliz com a maioria de suas visões, em que prevê da morte de um garoto jornaleiro (Nokes) a morte da própria noiva de parto, Jenny (Bruce), afasta-se do mundo social. Jenny casa-se com o melhor amigo de ambos, Whitney Courtland (Cowan), que havia enriquecido a partir das previsões de Triton. Depois de mais de 15 anos afastado de todos, Triton procura reencontrar Whitney em sua mansão, porém sabe por sua filha Jean (Russell), que ele se

Filme do Dia: O Ladrão de Bagdá (1940), de Michael Powell, Ludwig Berger & Tim Whelan

Imagem
O Ladrão de Bagdá ( The Thief of Bagdad , Reino Unido, 1940). Direção: Michael Powell, Ludwig Berger & Tim Whelan. Rot. Original: Lajos Biró & Miles Malleson, a partir do argument de MIklós Rózsa. Fotografia: George Perinal. Música: Miklós Rózsa. Montagem: Charles Crichton. Dir. de arte: Vincent Korda. Figurinos: John Armstrong, Oliver Messel & Marcel Vertès. Com: John Justin, June Duprez, Sabu, Conrad Veidt, Rex Ingram, Miles Malleson, Morton Selten, Mary Morris. Tendo sido expulso de Bagdá, pelo malévolo Jaffar (Veidt), o Rei Ahmad (Justin), agora cego, conta suas aventuras de quando havia encantado  a bela Princesa (Duprez), provocando a ira de Jaffar. No calabouço, juntamente com Abu (Sabu), que havia sido preso roubando no mercado, eles unem suas forças, conseguem fugir e viver uma série de aventuras que envolvem um gênio numa garrafa, um cavalo alado, um templo secreto onde Abu terá notícias de onde anda Ahmad. Após encontrá-lo em meio ao deserto, com a ajud

Filme do Dia: The Invaders (1912), Thomas H. Ince & Francis Ford

Imagem
T he Invaders (EUA, 1912). Direção: Thomas H. Ince & Francis Ford. Rot. Original: C. Gardner Sullivan. Fotografia: Ray C. Smallwood.  Com: Francis Ford, Ethel Grandin, William Eagle Shirt, Ann Little, Ray Myers, Art Acord. A chegada de um grupo de geógrafos que estudam o terreno onde será construída uma ferrovia invade o território indígena e provoca o rompimento do acordo de paz assinado entre estes e o exército americano. Quando houve a decisão de massacrar os brancos, Sky Star (Little), índia simpatizante dos brancos, e filha do chefe Sioux (Smith) decide ir avisá-los. Ela se acidenta no caminho e chega bastante ferida ao forte, sendo cuidada pela filha (Grandin) do Coronel James Bryson (Ford). Pegos de surpresa, os homens do exército americano não possuem efetivo que possa fazer frente aos índios. Enquanto resistem sem muitas chances no Forte, o Tenente White (Myers) decide ir buscar reforços na próxima guarnição. Quando tudo parecia perdido, os reforços chegam e salvam

Filme do Dia: Maioria Absoluta (1964), Leon Hirszman

Imagem
M aioria Absoluta (Brasil, 1964). Direção e Rot. Original: Leon Hirszman. Fotografia: Luís Carlos Saldanha. Música: Radamés Gnatalli.  Montagem: Nélson Pereira dos Santos. Esse primoroso curta-metragem de Hirszman discute o problema do analfabetismo e, no sentido mais amplo, da falta de valorização social dos trabalhadores menos qualificados. Iniciando com uma narração off (de Ferreira Gullar) que por vezes soa quase tão redutora quanto seu avesso ideológico, produzido contemporaneamente, os filmes de Jean Manzon, o filme faz uso desse habitual recurso até certo momento, quando decide, numa surpreendente reviravolta, dar voz aos próprios analfabetos. A partir desse momento, muitos despossuídos, em sua maioria agricultores, queixam-se das difíceis condições de sobrevivência, seja fazendo referência somente a sua própria experiência de vida seja argumentando em termos mais amplos e propondo soluções. O filme, portanto, é renovador tanto em termos tecnológicos, sendo um dos pri

Billie Holiday - Loveless Love (1940)

Imagem

Filme do Dia: Quando o Coração Floresce (1955), David Lean

Imagem
Q uando o Coração Floresce ( Summertime , EUA, 1955). Direção: David Lean . Rot.Adaptado: H.E.Bates, David Lean & Donald Ogden Stewart baseado na peça de Arthur Laurents The Time of the Cuckoo. Fotografia: Jack Hildyard. Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Peter Taylor. Com: Katharine Hepburn, Rossano Brazzi, Isa Miranda, Darren McGavin,  Jane Rose,   MacDonald Parke,  Jeremy Spenser, Gaitano Andiero.                Jane Hudson (Hepburn), solteirona de meia-idade viaja à Veneza com economias guardadas de longo tempo, com o intuito subliminar de viver seu primeiro amor. Logo faz amizade com um casal de turistas tipicamente americano, os McIlhenny (Parke/Rose), que também se encontram na pousada Fiorina, comandada pela senhora de mesmo nome (Miranda). Um casal já se encontra hospedado por lá, o artista Eddie (McGavin) e sua namorada. Embora procure forjar laços de amizade, Hudson fica sozinha após a saída da dona da pensão e sua recusa para um passeio com Eddie, que di

Filme do Dia: O Medo (1954), Roberto Rossellini

Imagem
O Medo ( La Paura , Al.Ocidental/ Itália, 1954). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Adaptado: Sergio Amidei, Roberto Rossellini & Franz Von Treuberg, baseado no romance Angst , de Stefan Zweig. Fotografia: Carlo Carllini & Heinz Schnackertz. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Jolanda Benvenuti & Walter Boos. Com: Ingrid Bergman, Mathias Wieman, Renate Mannhardt, Kurt Kreuger, Elise Aulinger, Steffie Struck, Elise Aulinger, Annelore Wied. Irene (Bergman), mulher do bem sucedido cientista Albert (Wieman) vive uma culpada relação amorosa extra-conjugal com Erich (Kreuger). A situação se complica quando ela, disposta a abandonar a relação, é chantageada por uma mulher que diz ter sido abandonada por Erich, Schultze (Mannhardt). Irene passa a viver em constante tensão e desconfia da integridade de seu amante, pois a mulher sempre sabe onde ela se encontra. Sua crescente dispersão suscita indagações de Albert, negadas terminantemente por Irene. Schultze revela, no entan

Filme do Dia: A Hash House Fraud (1915), Charley Chase

Imagem
A Hash House Fraud (EUA, 1915). Direção: Charley Chase. Com: Hugh Fay, Louise Fazenda, Fritz Schade, Harry Bernard, Billy Brockwell, Chester Conklin, Josh Binney, Fred Hubbard. Atabalhoado e intempestivo dono de restaurante (Fay) perde vários clientes. Ele briga até com o cozinheiro (Schade) e possui uma caixa coquete (Fazenda). Consegue convencer um grupo de trabalhadores a fazer refeição no restaurante. Enquanto isso chega o homem que se tornará o novo proprietário do restaurante (Bernard) com sua esposa (Brockwell). O novo proprietário flerta com a caixa, para a ira de sua esposa que se auto-emprega enquanto caixa. Quando a confusão arrisca ganhar grandes proporções a polícia é chamada. O ex-proprietário rouba um carro que se encontra estacionado diante do restaurante e é perseguido pela polícia e algumas pessoas que se encontravam no restaurante. Em meio as estripulias da perseguição, o dono do restaurante e sua caixa caem no mar. A garota é capturada, mas não o homem. Quando

The Film Handbook#97: Frank Capra

Imagem
Frank Capra Nascimento: 18/05/1897, Palermo, Sicília, Itália Carreira (como diretor): 1922-1961 C omo Chaplin , Frank Capra iniciou sua carreira no cinema como um talento cômico simples e efetivo e progrediu aos "filmes de mensagem". E, como Chaplin , o populismo de seus filmes posteriores demonstraram tanto um declínio no humor quanto preocupantes ambiguidades políticas. Após emigrar aos Estados Unidos aos seis anos,o jovem Capra passou por uma diversidade de empregos antes de se tornar cenógrafo, posteriormente montador e escritor de gags para os produtores Hal Roach e Mack Sennett. Dirigindo o cara de bebê Harry Langdon tanto em O Homem Forte / The Strong Man  quanto em Pinto Calçudo / Long Pants  - no qual um inocente estúpido triunfa sobre corruptos sofisticados - que estabeleceu a si próprio como um diretor promissor. A despeito do sucesso de seus filmes, no entanto, Capra foi demitido por Langdom, e a assinou contrato com a Columbia, um pequeno estúdio que el

Filme do Dia: Cartas do Saara (2006), Vittorio De Seta

Imagem
C artas do Saara ( Lettere dal Sahara , Itália, 2006). Direção e Rot. Original: Vittorio De Seta. Fotografia: Antonio Grambone. Música: Ismaël Lô. Montagem: Marzia Mete. Com: Djibril Kebe, Paola Ajmone Rondo, Fifi Cisse, Thierno Ndiaye. Assane (Kebe) é um refugiado senegalês que é salvo pela polícia italiana quando, juntamente com outros imigrantes, é jogado ao mar, próximo à costa. Quando se encontra em vias de ser deportado para seu país, foge e vai  de encontro a um parente que vive em situação de extrema penúria. Abandona-o para ir encontrar a prima Salimata (Cisse), hoje modelo. Porém, apesar de bem recepcionado, o fato de viver com um homem sem ser casada provoca o inconformismo de Assane que resolve partir para Turim, onde ouviu vagamente sobre condições de trabalho. Lá é auxiliado por uma professora de italiano, Caterina (Rondo), que consegue regularizar minimamente sua situação no país e transforma um jovem senegalês em seu irmão mais jovem. Porém, a violência sofrida na

Filme do Dia: Mauvaise Conduite (1984), Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal

Imagem
M auvaise Conduite (França, 1984). Direção: Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal. Esse documentário compila, de forma quase exaustiva, uma série de depoimentos a respeito da perseguição aos homossexuais no regime cubano, inclusive com a criação de campos específicos de prisioneiros. Ao ficar restrito sobretudo aos depoimentos, complementados ocasionalmente com uma voz over, tem-se menos um retrato mais conciso e didático desse aspecto da repressão na sociedade cubana, em si pouco explorado ainda que conhecido, do que relatos parciais que parecem ter como função básica a de denúncia testemunhal. Esses se tornam um pouco mais enfraquecidos quando não poucos dentre os depoentes levantam críticas contra elementos considerados negativos ao regime que fogem do foco em si selecionado. Dentre os aspectos curiosos se encontra o posto por um dos depoentes de que o regime perseguia sobretudo os homossexuais efeminados, sendo que os mais masculinizados ou as lésbicas sofriam menos

Filme do Dia: La Muerte de Pinochet (2011). Iván Osnovikoff & Bettina Perut

Imagem
L a Muerte de Pinochet (EUA, 2011). Direção e Rot.Original: Iván Osnovikoff & Bettina Perut. Fotografia: Pablo Valdés. Documentário que parte de alguns “personagens”, observados em filmagens durante o momento imediatamente posterior a morte de Pinochet, vários anos antes. Nesse momento posterior, eles efetuam uma tentativa de racionalização e ou comentário a respeito de suas reações. O filme se detém em apresentar seus depoimentos. A maior parte dos depoentes é de simpatizantes irrestritos a “Mi General”, como é conhecido popularmente Pinochet. O entrevistador não questiona em nenhum momento as posições sejam dos simpatizantes ou dos detratores. Ao mesmo tempo que tal opção se aproxima de uma ética contemporânea, que prefere não efetuar julgamentos sobre aqueles aos quais se relaciona, existe um evidente comodismo de apenas se “apresentar” uma realidade, sem ter a necessidade de qualquer elaboração posterior. Nesse sentido, os parcos comentários over vão apenas ajudar a sit

Filme do Dia: O Jardim Secreto (1994), Dave Edwards

Imagem
O Jardim Secreto ( The Secret Garden , EUA/Reino Unido/Irlanda, 1994). Direção: Dave Edwards. Rot. Adaptado: a partir da telepeça de Libby Hinson e do romance de Frances Hodgson Burnett. Música: Misha Segal. Montagem: Rick Hinson. Mary Lennox vive na Índia até saber, determinado dia, que se tornou órfã. Viaja então para a Inglaterra onde vai viver numa mansão vitoriana e assustadora de 100 quartos, sendo tutelada pela governanta má, a Sra. Medlock. Aos poucos passa a conhecer o garoto Dickon, de origem humilde e também seu primo Collin, que vive trancafiado em um quarto e impossibilitado de ter acesso ao mundo exterior. O tio de Mary, Archibald partiu para a Escócia. Sua distância do filho está associada a morte da mulher que amara, mãe do garoto. Mary se apaixona pelo Jardim Secreto, ao qual fica sabendo se tratar do local onde sua tia morrera. Juntos, ela e Dicon levam Collin para passear no mesmo e quando observam que o garoto apresenta sensível melhora, e seu parceiro, o mé

Filme do Dia: Iracema - Uma Transa Amazônica (1975), Jorge Bodanzky & Orlando Senna

Imagem
I racema - Uma Transa Amazônica (Brasil, 1975). Direção: Jorge Bodanzky & Orlando Senna . Rot. Original: Orlando Senna, Jorge Bodanzky & Hermano Penna. Fotografia: Jorge Bodanzky. Música: Jorge Bodanzky & Achim Tappen. Montagem: Eva Grundman e Jorge Bodanzky. Cenografia: Orlando Senna. Com: Paulo César Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna, Rose Rodrigues, Sidney Piñon, Elma Martins, Wilmar Nunes, Lúcio dos Santos.              Em 1970, auge do otimismo com o “milagre econômico” brasileiro, Tião Brasil Grande (Pereio), um sulista que resolveu trabalhar como transportador de madeiras na região da Transamazônica, encarna como ninguém os ideais de progresso. Em uma de suas andanças ele dá carona a uma prostituta de 15 anos, Iracema (Cássia). Quando Iracema começa a se afeiçoar ao caminhoneiro, esse a abandona em um lugarejo perdido do mapa. Iracema passa então a ter que enfrentar uma situação ainda mais instável que a vivenciada até então. Tempos depois, Tião a reen

Repente Camaleão - Marlui Miranda (1983)

Imagem
Ave Marlui Miranda, com suas composições tão inspiradas e tão necessárias em um momento triste de nossa história...como ela mesma diz na letra dessa maravilhosa canção A POESIA É TUDO AQUILO QUE ME FAZ SER UM SER VIVO BUSCANDO SER UM SER LIVRE Quantas visualizações no You Tube? 15!!!