Filme do Dia: La Nassaince, La Vie et la Mort du Christ (1906), Alice Guy

 



La Nassaince, La Vie et la Mort du Christ (França, 1906). Direção: Alice Guy.

Como em Vida e Paixão de Jesus Cristo, de Zecca, dentre outras “paixões” do período, encena-se algumas das passagens mais marcantes de sua trajetória –aqui em 25 quadros. A ausência de encadeamento direto dos fatos se dá pelo notório conhecimento da narrativa em questão pelo seu potencial público, então cada cartela padronizada com anjos anuncia o que se sucederá no quadro a seguir – a noção de quadro faz mais sentido que a de plano, já que cada tomada representa uma cena e mesmo quando existe a inserção de efeitos óticos, como os anjos que se avizinham do Jesus criança, não existe mudança de enquadramento. As trucagens, em geral, são utilizadas com mais parcimônia que no filme de Zecca. Curiosamente a última ceia não é filmada de forma frontal como seria de se esperar do casamento das ilustrações de todo um período coincidentes com modos de encenação prevalentes no Primeiro Cinema. Ao contrário de Zecca, existe uma ênfase bem maior na prisão e martírio de Cristo. Destaque para o momento em que Maria segura a camisa com a marca do rosto do filho, que mais parece ter sido produzida em alguma gráfica que ser uma imitação do sudário; trata-se, de todo modo, de um plano que a destaca do resto da multidão que segue o martírio de forma diferenciada de todo o restante do filme. Fica-se com a impressão de que aqui ocorre maior mescla entre cenários estilizados e locações que o filme de Zecca e menos que Da Manjedoura à Cruz (1912). Société des Etablissements L.Gaumont. 34 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso