The Film Handbook#169: Bill Forsyth

Resultado de imagem para bill forsyth filmmaker

Bill Forsyth
Nascimento: 29/07/1946, Glasgow, Escócia
Carreira (como realizador): 1979-

A despeito de seu naturalismo de baixo orçamento, a qualidade mais surpreendente dos filmes de Bill Forsyth é sua habilidade em investir em comédia leve, ambientada em um mundo moderno cotidiano reconhecível, com divertidas e sutis intimações a um elemento mágico quase sobrenatural.

Tendo já dirigido documentários e filmes industriais, em 1972 Forsyth passou a trabalhar com o Teatro da Juventude de Glasgow, uma experiência que culminou finalmente na sua estreia com o longa-metragem de baixo orçamento Descendo pelo Ralo/That Sinking Feeling, no qual jovens incompetentes e desempregados de Glasgow concebem um engenhoso plano de roubar um monte de acessórios para banheiro. De uma vez só juvenil, moderno e excêntrico quando divertidamente parodia/plagia cenas de O Último Golpe/Thunderbolt and Lightfoot de Cimino, revela tanto a simpatia do diretor-roteirista por sonhadores quanto sua habilidade de extrair  interpretações soberbas e cômicas de um elenco jovem. Essas qualidades se tornam novamente evidentes no muito bem sucedido A Paixão de Gregory/Gregory's Girl>1, notável por sua revigorante caracterização (a garota dos sonhos de um desajeitado colegial é uma exímia jogadora de futebol, enquanto a obsessão culinária de outro torna-o favorito dos professores) e por seu senso mágico: quando Gregory finalmente encontra seu verdadeiro amor (mais que uma estrela do futebol) estão abaixo de um céu estrelado e falam sobre caírem fora da superfície terrestre; apoiando a teoria deles, a câmera se inclina para demonstrar a dupla desafiando a gravidade.

Ainda mais ambicioso, Momento Inesquecível/Local Hero>2 combina sutil sátira política com um subestimado e místico senso de natureza enquanto os sagazes habitantes de uma vila costeira escocesa sabotam os esforços de um homem de petróleo texano de comprar terras baratas para uma refinaria. Evitando o sentimentalismo fácil - os escoceses não recusam vender sua terra, simplesmente demandam um bom preço por ela - Forsyth novamente permite que a mágica celestial domine, com o conflito resolvido pela aparição da Aurora Boreal. Mais mundano, Conforto e Prazer/Confort and Joy observa um dj de rádio, abandonado subitamente pela namorada, recuperar-se ao arbitrar entre uma guerra de gangues rivais de companhias de sorvetes de Glasgow; mesmo com a sutil ameaça de violência, o filme não possui suspense genuíno, embora sua engenhosidade sombria, particularmente com os esforços sem tato e absurdos dos amigos do dj de consolá-lo por sua perda, seja deliciosamente genuíno. Ainda mais sombrio, Dona-de-Casa/Housekeeping>3, o primeiro filme americano de Forsyth, apresentava duas irmãs oprimidas por uma cruel história familiar, cujos destinos se separam quando reagem diferentemente aos modos excêntricos de tia Sylvie cuidar delas. Evitando banalidades confortáveis, Forsyth nunca oculta a irresponsabilidade do não conformismo de Sylvie; a realidade é novamente compensada por sugestões de sobrenaturalidade: uma visita a um chalé na floresta (de acordo com Sylvie, a casa das crianças invisíveis) tornam-os próximos de uma sobrinha, enquanto a memória de um avô visionário, há muito tempo morto, proporciona o precedente espiritual para os sonhos das garotas de expandirem seus horizontes.

Enquanto a carreira de Forsyth avança, seus personagens, situações e modulações tem se tornado mais complexas; o que era ao mesmo tempo mera comédia vivaz e observativa tem crescentemente se transformado em algo emocionalmente maduro. Se o seu por vezes indistinto senso visual falha em trazer à vida a mágica que pontua suas, doutro modo, realistas narrativas ele é, sobretudo, um realizador comercial de originalidade, talento e charme.

Cronologia
Embora os ambientes realistas sugiram uma influência do Free Cinema  de Anderson, Karel Reisz e outros, o delicado toque cômico de Forsyth ecoa o Truffaut de início de carreira, Olmi e as comédias da Ealing; seu senso de mágica aliado à natureza, o sobrevalorizado misticismo de Powell e Pressburger. 

Destaques
1. A Paixão de Gregory, Reino Unido, 1980 c/Gordon John Sinclair, Dee Hepburn, Jake D'Arcy

2. Momento Inesquecível, Reino Unido, 1983 c/Peter Reigert, Dennis Lawson, Burt Lancaster

3. Dona-de-Casa, EUA, 1987 c/Christine Lahti, Sara Walker, Andrea Burchill

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, 1989, pp. 107-8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar