Filme do Dia: Momento Inesquecível (1983), Bill Forsyth


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Momento Inesquecível (Local Hero, Reino Unido, 1983). Direção e Rot. Original: Bill Forsyth. Fotografia: Chris Menges. Música: Mark Knopfler. Montagem: Michael Bradsell. Dir. de arte: Roger Murray-Leach, Adrienne Atkinson, Frank Walsh & Ian Watson. Figurinos: Pip Newberry & Penny Rose. Com: Peter Riegert, Fulton Mackay, Dennis Lawson, Burt Lancaster, Norman Chancer, Peter Capaldi, Jenny Seagrove, Jennifer Black, Gyearbour Asante.

Mac (Riegert) é o executivo enviado pelo magnata do petróleo texano Felix Happer (Lancaster) para convencer uma pequena comunidade costeira da Escócia a vender suas propriedades em uma baía para que nela seja construída uma refinaria. Happer é um excêntrico milionário, apaixonado por astronomia e astrologia, e pede que Mac lhe envie tudo que o ajude a observar os céus escoceses. Chegando lá, Mac é hospedado por Urquhart (Lawson), que pretende servir como ponte entre a comunidade e ele. Já Oldsen, obcecado por Marina (Seagrove), garota que observara em um tanque que simula a baía onde se encontram, quando em Houston, volta a encontra-la e sonha que o local se transforme em um centro de pesquisas, como essa. Mac, por sua vez, que observa em mais de um momento a alta voltagem erótica de Urquhart com sua mulher, Stella (Black), passa a ficar cada vez mais interessado por esta, inclusive dançando com a mesma em um baile local. Toda a população do vilarejo se encontra interessada no negócio, incluindo o Reverendo Macpherson (Asante), em cuja igreja a população se reúne, porém o mesmo não pode ser dito do eremita que vive na praia Ben Knox (Mackay).
Da banda chamada Os Acetonas ao milionário obcecado por estrelas, do coelho ferido no meio da estrada ao detalhe observado nos pés da garota que vive na água, assim como as abruptas interrupções do paraíso isolado na Escócia para a impessoalidade das atendentes do escritório do magnata do petróleo, e os aviões da OTAN cruzando os céus em treinamento, são os detalhes inusitados que transformam essa produção em um perfil muito distinto de humor; ao mesmo tempo sóbrio, contido, não desvinculado da realidade (e de comentários sociais sobre a mesma, inclusive), mas com um flanco aberto ao inusitado, mesmo inexplicável. Longe de transformar os aldeões em uma representação idealizada em relação aos interesses capitalistas – e a cena da reunião na igreja com todos excitados com a possibilidade de ter bastante dinheiro em mãos é uma das mais divertidas do filme – tampouco deixa de ter sua figura goethiana de resistência à intrusão monetária maciça, Ben, cuja família alega morar há quatro séculos na praia. Mesmo que distante do maniqueísmo esquemático, o filme sutilmente aponta que aqueles que não se deixam completamente engabelar pelo dinheiro e uma forma de lucrar com o negócio que aponta ser lucrativo para todos, são os que mais saem ilesos da história. Mac volta para casa de mãos abanando, enquanto seu parceiro inicial, mais atoleimado, Oldsen, aparentemente consegue engatar algo com a sereia Marina e até mesmo o milionário vivido pelo mesmo impassível e magnânimo Lancaster possui uma dimensão visionária e onírica que em muito transcende o interesse apenas mesquinho, mudando rapidamente de ideia quando encontra uma alma gêmea como a sua no completamente despossuído Ben. É material nada distante, em sua essência, de um melodrama dickensiano, a rigor, e talvez um dos méritos do filme seja o talento que Forsyth implica, em termos de estilo, para que assim não pareça. Uma das suas fragilidades evidentes, no entanto, é o papel reservado às mulheres e mesmo uma postura algo misógina, com todos os personagens principais encarnados por homens, e as mulheres parecendo existir mais como projeções dos desejos destes que com qualquer consistência – enquanto várias suspiram pelo canastrão russo e uma punk assedia ostensivamente Oldsen, Marina é a sereia dos desejos desse e Stella chega a ser vergonhosamente utilizada como moeda de troca para os anseios de ascensão social do marido Urquhart, que não vê nenhum problema que Mac fique com ela, enquanto ele poderia ocupar o posto desse em Houston, quando esse o sugere. Em meio as discretas tiradas surreais que o filme apresenta, bem antenadas com a excentricidade de alguns de seus personagens, Moritz, que persegue obsessivamente o personagem de Happer soa não apenas supérfluo em termos de economia narrativa como demasiado excessivo. A trilha sonora do líder dos Dire Straits pode grudar ao ouvido com facilidade, embora nem sempre pareça funcionar de forma ajustada às situações observadas. O nome Knox surge tanto na estação de rádio, como da companhia petrolífera e sobrenome do ermitão.  Enigma Prod./Goldcrest Films Int.  para Warner Bros. 111 minutos.


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