Filme do Dia: Momento Inesquecível (1983), Bill Forsyth
Momento
Inesquecível (Local Hero, Reino
Unido, 1983). Direção e Rot. Original: Bill Forsyth. Fotografia: Chris Menges.
Música: Mark Knopfler. Montagem:
Michael Bradsell. Dir. de arte: Roger Murray-Leach, Adrienne Atkinson, Frank
Walsh & Ian Watson. Figurinos: Pip Newberry & Penny Rose. Com: Peter
Riegert, Fulton Mackay, Dennis Lawson, Burt Lancaster, Norman Chancer, Peter
Capaldi, Jenny Seagrove, Jennifer Black, Gyearbour Asante.
Mac (Riegert) é o
executivo enviado pelo magnata do petróleo texano Felix Happer (Lancaster) para
convencer uma pequena comunidade costeira da Escócia a vender suas propriedades
em uma baía para que nela seja construída uma refinaria. Happer é um excêntrico
milionário, apaixonado por astronomia e astrologia, e pede que Mac lhe envie
tudo que o ajude a observar os céus escoceses. Chegando lá, Mac é hospedado por
Urquhart (Lawson), que pretende servir como ponte entre a comunidade e ele. Já
Oldsen, obcecado por Marina (Seagrove), garota que observara em um tanque que
simula a baía onde se encontram, quando em Houston, volta a encontra-la e sonha
que o local se transforme em um centro de pesquisas, como essa. Mac, por sua
vez, que observa em mais de um momento a alta voltagem erótica de Urquhart com
sua mulher, Stella (Black), passa a ficar cada vez mais interessado por esta,
inclusive dançando com a mesma em um baile local. Toda a população do vilarejo se
encontra interessada no negócio, incluindo o Reverendo Macpherson (Asante), em
cuja igreja a população se reúne, porém o mesmo não pode ser dito do eremita
que vive na praia Ben Knox (Mackay).
Da banda chamada Os
Acetonas ao milionário obcecado por estrelas, do coelho ferido no meio da
estrada ao detalhe observado nos pés da garota que vive na água, assim como as
abruptas interrupções do paraíso isolado na Escócia para a impessoalidade das
atendentes do escritório do magnata do petróleo, e os aviões da OTAN cruzando
os céus em treinamento, são os detalhes inusitados que transformam essa produção
em um perfil muito distinto de humor; ao mesmo tempo sóbrio, contido, não
desvinculado da realidade (e de comentários sociais sobre a mesma, inclusive),
mas com um flanco aberto ao inusitado, mesmo inexplicável. Longe de transformar
os aldeões em uma representação idealizada em relação aos interesses
capitalistas – e a cena da reunião na igreja com todos excitados com a
possibilidade de ter bastante dinheiro em mãos é uma das mais divertidas do
filme – tampouco deixa de ter sua figura goethiana de resistência à intrusão
monetária maciça, Ben, cuja família alega morar há quatro séculos na praia.
Mesmo que distante do maniqueísmo esquemático, o filme sutilmente aponta que
aqueles que não se deixam completamente engabelar pelo dinheiro e uma forma de lucrar
com o negócio que aponta ser lucrativo para todos, são os que mais saem ilesos
da história. Mac volta para casa de mãos abanando, enquanto seu parceiro
inicial, mais atoleimado, Oldsen, aparentemente consegue engatar algo com a
sereia Marina e até mesmo o milionário vivido pelo mesmo impassível e magnânimo
Lancaster possui uma dimensão visionária e onírica que em muito transcende o
interesse apenas mesquinho, mudando rapidamente de ideia quando encontra uma
alma gêmea como a sua no completamente despossuído Ben. É material nada
distante, em sua essência, de um melodrama dickensiano, a rigor, e talvez um
dos méritos do filme seja o talento que Forsyth implica, em termos de estilo,
para que assim não pareça. Uma das suas fragilidades evidentes, no entanto, é o
papel reservado às mulheres e mesmo uma postura algo misógina, com todos os
personagens principais encarnados por homens, e as mulheres parecendo existir
mais como projeções dos desejos destes que com qualquer consistência – enquanto
várias suspiram pelo canastrão russo e uma punk assedia ostensivamente Oldsen,
Marina é a sereia dos desejos desse e Stella chega a ser vergonhosamente
utilizada como moeda de troca para os anseios de ascensão social do marido
Urquhart, que não vê nenhum problema que Mac fique com ela, enquanto ele
poderia ocupar o posto desse em Houston, quando esse o sugere. Em meio as
discretas tiradas surreais que o filme apresenta, bem antenadas com a
excentricidade de alguns de seus personagens, Moritz, que persegue obsessivamente
o personagem de Happer soa não apenas supérfluo em termos de economia narrativa
como demasiado excessivo. A trilha sonora do líder dos Dire Straits pode grudar
ao ouvido com facilidade, embora nem sempre pareça funcionar de forma ajustada
às situações observadas. O nome Knox surge tanto na estação de rádio, como da
companhia petrolífera e sobrenome do ermitão.
Enigma Prod./Goldcrest Films Int.
para Warner Bros. 111 minutos.
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