O Dicionário Biográfico de Cinema#313: Gina Lollobrigida
Gina Lollobrigida (Luigina Lollobrigida), n. Subiaco, Itália, 1927*
Gina Lollobrigida: uma gloriosa "taça de sorvete" - não exatamente um anagrama, mas uma indicação de frutas e creme, uma doçura pouco nutritiva e baixo esplendor. Era muito bonita, mas foi o nome que a tornou querida junto às plateias não-italianas e transmitia um sabor erótico. O nome completo evoca uma maciez curvilínea sobre uma estrutura firme - como a Miss O'Murphy de Boucher estirada em um sofá; mas a abreviação, "La Lollo", derreteu corações e mentes e confirmou opiniões estrangeiras da frivolidade italiana.
Foi para a escola de arte, mas aparentemente foi impedida de trabalhar em seu próprio cavalete pelas exigências de seus colegas para que posasse. Sob o nome de Diana Loris - Anna Doloris? - foi modelo para histórias de revistas de cinema. Nos anos após a guerrra teve seus primeiros papéis nos filmes: Aquila Nera [Águia Negra] (46, Riccardo Freda); Il Dellito di Giovanni Episcopo [O Delito] (47, Alberto Lattuada); e Campane a Martello [A Volta da Perdida] (49, Luigi Zampa). Ela subitamente tornou-se uma estrela continental: Achtung, Banditti! [A Rebelde] (51, Carlo Lizzani); Fanfan la Tulipe (51, Christian-Jaque); Altri Tempi [Outros Tempos] (51, Alessandro Blasetti); Les Belles de Nuit [Esta Noite é Minha] (52, René Clair); La Provinciale [A Provinciana] (52, Mario Soldati); Le Infedeli [As Infiéis] (52, Stefano Vanzino Stena e Mario Monicelli; Pane Amore e Fantasia [Pão, Amor e Fantasia] (53, Luigi Comencini); Le Grand Jeu [A Grande Paixão] (53, Robert Siodmak); Pane Amore e Gelosia [Pão, Amor e Ciúme] (54, Comencini); e La Bella di Roma [A Bela de Roma] (54, Comencini).
Foi La Romana [A Romana] (54, Luigi Zampa) que a tornou famosa para além da Itália. John Huston a pôs em Beat the Devil [O Diabo Riu por Último] e, após La Donna piu Bella del Mondo [A Mais Bela Mulher do Mundo] (55, Robert Z. Leonard), esteve em Trapeze [Trapézio] (56, Carol Reed). Ela agora aparecia em diversas produções "internacionais" e esteve por uns poucos anos na América: The Hunchback of Notre Dame [O Corcunda de Notre Dame] (56, Jean Delannoy); Anna di Brooklyn [Ana de Brooklyn] (58, Reginald Denham); La Legge (**) [A Lei dos Crápulas] (58, Jules Dassin); Solomon and Sheba [Salomão e a Rainha de Sabá] (59, King Vidor); Never So Few [Quando Explodem as Paixões] (59, John Sturges); Go Naked in the World [Nua no Mundo] (61, Ranald MacDougall) e Come September [Quando Setembro Vier] (61, Robert Mulligan).
Desde então, foi desaparecendo das atenções: Venus Imperiale [Vênus Imperial] (61, Delannoy); Mare Matto [Mar Louco] (62, Delannoy); Woman of Straw [Mulher de Palha] (63, Basil Dearden); Strange Bedfellows [Amor à Italiana] (64, Melvin Frank); com Akim Tamiroff em "Monsignor Cupido", episódio de Le Bambole [As Bonecas] (64, Mauro Bolognini); Les Sultans [Amante à Italiana] (65, Delannoy); Hotel Paradiso (66, Peter Glenville); Cervantes [O Jovem Rebelde] (67, Vincent Sherman); La Morte la fatto l'Uovo [A Morte fez um Ovo] (67, Giulio Questi); Un Bellissimo Novembre [Aquele Novembro Maravilhoso] (68, Bolognini); Buona Sera, Mrs. Campbell [Noites de Amor, Dias de Confusão] (68, Frank); Bad Man's River [A Quadrilha da Fronteira] (71, Eugenio Martin); e King, Queen, Knave [O Rei, a Rainha e...] (72, Jerzy Skolimowski).
Em 1985 apareceu em um filme para a televisão, Deceptions [Estranhas Irmãs] (Robert Chenault e Melville Shavelson) e apareceu na série Falcon Crest. Em 1997 esteve em XXL (97, Ariel Zeitoun).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1608-10.
(*) N. do E: Falecida em 2023.
(**) N. do T: no original La Loi, provavelmente por ser uma produção como o próprio autor afirma, "internacional".

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