Filme do Dia: De Corpo e Alma (2003), Robert Altman

 


De Corpo e Alma (The Company, EUA/Alemanha, 2003). Direção: Robert Altman. Rot. Original: Barbara Turner, sob o argumento de Turner & Neve Campbell. Fotografia: Andrew Dunn. Música: Van Dyke Parks. Montagem: Geraldine Peroni. Dir. de arte: Gary Baugh & Craig Jackson. Cenografia: Karen Bruck. Figurinos: Susan Kaufman. Com: Neve Campbell, Malcolm McDowell, James E. Franco, Barbara E. Robertson, William Dick, Susie Cusack, Marylin Dodds Frank, John Lordan.

O dia-a-dia de uma companhia de dança, o Jeffrey Ballet, de Chicago, comandada pelo temperamental Alberto Antonelli (McDowell), mais conhecido como Mr. A e tendo Ryan (Campbell), mais conhecida como Ry, como estrela em ascensão. Ry se apaixona por um cozinheiro, Josh (Franco) e acaba se tornando a estrela principal do novo balé da companhia.

Embora o enredo em si mesmo seja tão secundário quanto o seria num filme pornô, diante dos números de dança apresentados, Altman faz questão de explicitar a competitividade e o estresse causado em todos os bailarinos pela possibilidade de se encontrarem sempre na berlinda – quase como reproduzindo a própria lógica do mundo do cinema. Até mesmo as inclusões e exclusões do grupo são tratadas de forma quase documental, como as apresentações, somente restando a história de amor de Ry como eixo mais ficcional que propriamente dramático, pois o cineasta acerta a dose ao não carregá-la demais e torná-la destoante do restante do filme. Embora alguns números musicais possuam um figurino mais próximo de peça teatral escolar, outros – como o número inicial – são exuberantes. Destaque para a apresentação de Ry em dueto ao ar livre ao som de My Funny Valentine (que possui cinco  versões presentes ao longo do filme) com a ameaça iminente de uma tempestade, que possui algo  próximo da tradução ficcional da espontaneidade do registro de um espetáculo presente em Nashville (1975), a obra-prima do cineasta. Sony Pictures Classics/Capital Films/CP Medien AG/Killer Films/John Wells Productions/First Snow Production/Sandcastle 5 Productions/S.R.O Ent. AG/Marly Pictures Inc. 112 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar