Filme do Dia: Clube do Fetiche (1997), Stuart Urban

 


Clube do Fetiche (Preaching to the Perverted, Reino Unido, 1997) Direção: Stuart Urban. Stuart Urban . Rot.Original: Stuart Urban. Fotografia: Sam McCurdy , Música Magnus Fiennes & Maya Fiennes. Montagem: Julian Rodd. Com: Guinevere Turner, Christien Anholt, Tom Bel, Julie Graham, Georgina Hale, Julian Wadham.

O parlamentar da Câmara dos Comuns Henry Harding (Bell) lidera uma cruzada na mídia contra o clube sado-masoquista liderado por Tanya Cheex (Turner) e infiltra como espião um jovem e inexperiente católico, Peter Emery (Anholt). Levando consigo uma micro-câmera embutida em seus óculos, Peter grava diversas cenas bizarras ocorridas no local, onde inúmeras pessoas participam de sessões de martirização através dos mais diversos métodos como choques e pancadas, porém um advogado alerta-os que sem a visualização de escoriações físicas e identificação pessoal das  vítimas não poderá ser aberto processo. Cada vez mais entranhado no clube, Emery passa a ser escravo pessoal de Cheex. Porém uma das coisas que Tania não permite, de modo algum, é o sexo convencional. Sua amiga, e companheira no clube - também apaixonada por ela - Eugenie (Graham) - descobre, folheando no seu álbum, um passado convencional com fotos em família e um namorado tradicional. Ao mesmo tempo em que acompanha o que acontece no clube, Peter percebe a forte ligação não assumida que une o parlamentar ultra-conservador que é Harding - que não deixa de observar e escrutinar escrupulosamente todo o material recolhido por ele durante a madrugada - com sua secretária, Miss Wilderspin (Hale). Tanya após passar uma noite alcoolizada com Peter, acaba descobrindo que mantiveram relações sexuais completas. Descobrindo ser ele um espião, Tanya força-o a uma sessão sado-masoquista, em que ele faz o papel de cavalo que leva uma litera, enviando as fotos para a sala de Harding. Peter avisa a Tanya de todo o risco que corre, mas ela prefere continuar com seu estilo de vida.  Apesar de tudo, agora com as provas necessárias, o julgamento se inicia, provocando grande frisson na mídia. Na hora h,  porém, Peter volta atrás em seu depoimento e afirma que todo o material gravado não passava de encenações, provocando o delírio de Tanya e sua turma. Na saída do tribunal, Tanya aborda-o da sua grande limusine negra, e leva-o juntamente com sua mãe, afirmando que se encontra grávida. A realidade da jovem recém-nascida no ambiente de perversão do clube.

Comédia de costumes de Urban que se defronta com seus próprios clichês limitadores em roteiro inverossímel e cheio de furos - qual o motivo de se contratar um virgem e inexperiente rapaz para adentrar no submundo do clube sado-masoquista e, ainda por cima, ser levado pelo próprio parlamentar que move uma campanha pública contra tal tipo de atividade e passar despercebido? Todas as facilidades são exploradas, como a relação perversa do moralista com o próprio material que tem em mãos (enfim o filme acaba sofrendo com seu próprio moralismo, ainda que sob sinais aparentemente trocados), e o contraste entre o recém-nascido e o ambiente perverso do clube etc. Enfim nada muito distante do super-valorizado Ou Tudo ou Nada. Cyclops Vision/PTTP Films. 100 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar