Filme do Dia: O Caso dos Irmãos Naves (1967), Luís Sérgio Person

 


O Caso dos Irmãos Naves (Brasil, 1967). Direção:  Luís Sérgio Person. Rot. adaptado: Jean-Claude Bernardet & Luís Sérgio Person, baseado no romance de João Alamy Filho. Fotografia: Oswaldo de Oliveira. Montagem: Glauco Mirko Laurelli. Dir. de arte: Luís Sérgio Person & Sebastião de Souza. Cenografia: Luís Sérgio Person. Figurinos: Luís Sérgio Person & Sebastião de Souza. Com: Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira, Lélia Abramo, John Herbert, Sérgio Hingst, Cacilda Lanuza, Júlia Miranda, Hiltrud Holz.

No interior paulista de Araguary, final da década de 1930, Os irmãos Sebastião (Oliveira) e Joaquim (Cortez) são acusados de assassinar o sócio Benedito, que desaparecera misteriosamente com a vultosa importância de 70 contos de réis, sem deixar praticamente vestígios. Comandando a mão de ferro as investigações, o Tenente  (Duarte) que substitui o delegado local, com a ascensão do Estado Novo, sente-se pressionado a resolver o caso de qualquer forma. Ignora a testemunha que diz ter visto alguém muito semelhante a Benedito. Prende e realiza seguidas sessões de tortura e humilhação com os irmãos e também com a mãe deles, Donana (Abramo), sob a complacência do juiz de direito local. Porém a situação começa aos poucos a se modificar quando, após libertarem Donana, esta suplica ao advogado local (Herbert), para que tome a defesa do caso. Continando seu serviço, o Tenente continua a perseguir familiares e pessoas ligadas aos irmãos, incluindo as duas esposas, que acabam confessando a culpa dos mesmos. Depois de um longo calvário e de terem afirmado que haviam matado seu irmão, Joaquim Neves afirma o crime e participa de uma reconstituição armada, embora o dinheiro ainda continue desaparecido. Com a mudança do juiz local,  o novo magistrado (Hings) é imediatamente inquirido pelo advogado, que tenta fazer com que valha o segundo habeas corpus que perpretrara contra a prisão ilegal dos Naves. O juiz, que inicialmente concordara, recua. Porém, com muita determinação, o advogado leva adiante o julgamento e inocenta os Naves. Porém, o Ministério Público recorre da sentença e após uma segunda sentença inocentando os réus, novamente é recorrido um novo julgamento, que condena os irmãos. A pena é reduzido após a redemocratização do país, em 1946. Enquanto um dos irmãos morre em um asilo, o outro encontra Benedito, conseguindo indenização da Justiça e tornando-se manchete nacional apenas 3 anos antes de sua  morte.

Ousado filme de Person, tanto em termos formais quanto de conteúdo. Esse retrato da violência perpetrada pelo Estado no período da ditadura de Vargas (cujo retrato reina soberano na sala de interrogatório do tenente, assim como no tribunal), amparado sobre um caso real,  torna-se  talvez um dos principais libelos anti-autoritários contra o próprio período de ditadura em que o filme foi produzido, apresentando antecipadamente cenas de tortura que se tornariam recorrentes no pós-1968. Sem maiores concessões, é abordado todo o continuado sadismo psíquico e físico que sofre todo um grupo de pessoas, conseguindo transmitir como poucos o caráter claustrofóbico e paranoico a que são induzidas as personagens torturadas, tendo seu clímax no momento em que Joaquim Naves deve encontrar o dinheiro que supostamente escondeu e passa a ser vítima da chacota dos soldados que o mandam cavar inúmeros buracos. Como em seu trabalho anterior, São Paulo S.A (1965),a montagem inventiva se mescla a fluidez visual, já a partir da seqüência inicial, que descreve em vários planos a cidade onde se desenrola o drama (por sinal, as filmagens foram realizadas na própria cidade de Araguary, ressaltando o caráter semi-documental que volta a se confirmar no final, nas manchetes da imprensa da época e nos locais onde morreram os irmãos, com o suporte da foto fixa e da “neutra” voz do narrador). Dentro desse esquema, no entanto, cabe a montagem um particular interesse por parte do cineasta. Como no momento em que intercala brevissímos planos que apresentam sessões de tortura sofridas pelos Naves e sua mãe, precursoras de uma estética do grito e da dor que se tornará cada vez mais presente nas produções do cinema marginal logo depois. Ou em outra seqüência – apresentando como o boato sobre o desaparecimento de Benedito é comentado pela pacata cidade -  quando a montagem associativa é utilizada em sua forma clássica. Em um de seus melhores momentos, planos seguidos que contrapõe reações diversas do promotor, do juiz e do advogado de defesa detendo-se sobre o processo são expostos fora da lógica narrativa até então determinante, calcada nos diálogos e na narrativa over. Na seqüência em questão, predomina a narrativa in off e até mesmo a fala aberta para a câmera. Lauper/ MC/ MMP. 92 minutos.                                         

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar