Filme do Dia: Marcelo Zona Sul (1970), Xavier de Oliveira
Marcelo Zona Sul (Brasil, 1970).
Direção e Rot. Original: Xavier de Oliveira. Fotografia: Edson Batista. Música:
Denoy de Oliveira & Geny Marcondes. Montagem: Manuel Oliveira.Cenografia:
Alexandre Horvath. Com: Stepan Nercessian, Françoise Forton, Simone Malaguti,
Lula, Francisco Dantas, Neila Tavares, Maria Teresa Barroso, Antônio Victor.
Marcelo (Nercessian) é um adolescente
rebelde que já fui expulso de sala mais de duas dezenas de vezes e no dia de
uma prova de matématica, acaba roubando as provas e indo com a namorada
(Forton) até a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde as joga nas águas da lagoa.
Decide ir com o melhor amigo, José Miguel (Lula), “órfão” de pais ricos e
sempre ausentes e uma amiga da namorada (Malaguti), no jipe dos pais de Miguel,
até um trecho deserto da Floresta da Tijuca. Ficam presos no local por um bom
tempo, já que o carro dá um defeito. O retorno para casa lhe reserva a
descoberta nada agradável de que os administradores do colégio descobriram o
plano e todos os envolvidos. Marcelo é expulso e, após flagrar sua namorada com
um novo namorado mais velho e de carro, decide pôr em plano a fuga para São
Paulo, com José Miguel. Após passarem a noite toda sem conseguirem uma carona, dormem
à margem da rodovia e decidem voltar para suas respectivas casas na manhã
seguinte.
Esse filme de Oliveira, exitosamente
fotografado em p&b, consegue ser um dos mais tocantes retratos da
adolescência já realizados pelo cinema brasileiro, contando em grande parte
para o sucesso a espontaneidade do casal protagonista, que segue longa carreira
na televisão e cinema, assim como a simpatia, destituída de sentimentalismo,
com que o cineasta aborda Marcelo. Ao retratar as inquietações típicas da
idade, resvalando para pequenos delitos e a indiferença e distância do universo
adulto – que procura ser remediado por uma tentativa do pai de Marcelo de
empregá-lo em seu trabalho, uma repartição pública repleta de tediosos
exemplares da classe média – o cineasta denuncia sua influência da Nouvelle Vague, sobretudo do Truffaut de
Os Incompreendidos. Um comentário
musical faz alusão ao final da narrativa. Ipanema Filmes/Lestepe Produções
Cinematográficas. 98 minutos.
Comentários
Postar um comentário