Filme do Dia: Inverno Quente (1997), Tom Tykwer
Inverno Quente (Winterschläfer, Alemanha/França, 1997). Direção: Tom Tykwer. Rot.
Adaptado: Tom Tykwer, baseado no romance Expense
of Siprit de Anne-Françoise Pyszora. Fotografia: Frank Griebe. Música:
Reinhold Heil, Johnny Klimek & Tom Tykwer. Montagem: Katja Dringenberg.
Dir. de arte: Uli Hanisch. Cenografia: Alexander Manasse. Figurinos: Aphrodite
Kondos. Com: Ulrich Mattes, Marie-Lou Sellem, Floriane Daniel, Heino Ferch,
Josef Bierbichler, Laura Maori Tonke, Sophia Dirscherl, Sebastian Schipper.
No meio do inverno, jovem tradutora,
Rebecca (Daniel) mora na casa que foi herdada por sua introspectiva amiga
enfermeira, Laura (Sellem), enquanto namora o instutor de esqui Marco (Ferch).
Certo dia, o desconhecido Rene (Matthes), projecionista do cinema local,
aproxima-se da casa e rouba o carro de Marco. Sofre um acidente na estrada, que
provoca a morte da filha de um morador do lugar, Theo (Bierbichler).
Posteriormente, torna-se namorado de Laura. Theo, que descobre ser Marco o
proprietário do carro, tenta matá-lo, mas esse acidentalmente cai em um
precípicio. Enquanto Laura inicia uma vida conjugal com Rene e o filho
recém-nascido, Rebecca parte.
Mesmo para as exigências mais
comezinhas dos filmes de gênero, o filme de Twyker – que tornaria-se
internacionalmente conhecido no ano seguinte, com Corra Lola Corra – esbarra num sério obstáculo que é a falta de
ritmo e uma dispersão por subenredos que não são desenvolvidos, como o da
amante de Marco ou da atração de Rebecca por Rene ou mesmo o sinal misterioso
que Theo percebeu na nuca de Rene no momento do acidente e que será responsável
por alguns dos piores momentos do filme, de um rídiculo involuntário. Nas mãos
de um cineasta mais maduro como Atom Egoyan, provavelmente a irônica
contraposição entre um final feliz para o causador dos males tanto de Theo como
de Marco teria ganho uma dimensão mais densa que simplesmente a do mero efeito
final, a que se soma o recorrente plano de Marco caindo no precípicio que, se
provoca algum efeito dramático em sua primeira exposição, até mesmo pela boa
técnica, torna-se dispensável e mesmo hilária em sua recorrência. MDR/Palladio
Film/WDR/X-Film Creative Pool/arte. 122 minutos.
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