Filme do Dia: Volver (2006), Pedro Almodóvar

 


Volver (Espanha, 2006). Direção e Rot. Original: Pedro Almodóvar. Fotografia: José Luis Alcaine. Música: Alberto Iglesias. Montagem: José Salcedo. Dir. de arte: Salvador Parra. Cenografia: Mara Matey. Figurinos: Sabine Daigeler. Com: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave, Antonio de La Torre, Carlos Blanco.

Raimunda (Cruz) se encontra preocupada com o estado de saúde de sua Tia Paula (Lampreave), a quem fez uma visita na sua pequena cidade. Ao voltar para a cidade e retornar do trabalho no dia seguinte, fica sabendo do assassinato do esposo, Paco (Torre) pela filha Paula (Cobo), quando esse tentara molestá-la. Quando ainda se encontra com o cadáver na cozinha, sabe através da irmã Sole (Dueñas) que Tia Paula faleceu. Raimunda monta um restaurante improvisado para atender a equipe técnica de uma filmagem. Aos poucos, o espectro do passado volta a rondá-la. A mãe, Irene (Maura), dada como morta em um incêndio junto ao volta a fazer contato com Sole e passa a trabalhar no salão de cabelereiro que possui em sua casa. Agustina (Portillo), vizinha de Tia Paula, procura desvendar o mistério do desaparecimento de sua própria mãe. Raimunda, por sua vez, revela a Paula que Paco não era seu pai biológico.

Distante da  fluência de filmes como Tudo sobre Minha Mãe, Fale com Ela e até mesmo Má Educação, Almodóvar revisita valores melodramáticos sob uma perspectiva abertamente feminista, manifesta sobretudo na solidariedade entre as mulheres de diferentes gerações ao final do filme e na reatulização da sordidez encarnada nas duas únicas personagens (uma delas, na verdade evocada apenas através da memória) masculinas referidas pelo filme. É pouco, para quem habitualmente mergulha nos podres e fraquezas sem concessões ao gênero dos personagens. Na catarse ressentida das protagonistas, apoiada evidentemente pelo próprio Almodóvar, não há outro lugar para homens sexualmente bestiais que a própria morte. A densidade emocional que nas melhores obras da maturidade do realizador consegue ir além das próprias tramas rocambolescas aqui se perde em seu pouco convencimento que se aproxima do banal. Por outro lado, sua sofisticação estética e psicologização o transformam em algo bem distante da precariedade abertamente kitsch, iconoclasta e emocionalmente distanciada de seus primeiros filmes. Irene/Maura, ao final do filme, assiste a Anna Magnani de Belissima(1951), de Visconti. Primeira colaboração de Maura com Almodóvar desde Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988). Canal +/El Deseo/Ministerio de Cultura/TVE. 121 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar