Filme do Dia: Desejo (1936), Frank Borzage

 


Desejo (Desire, EUA, 1936). Direção: Frank Borzage. Rot. Adaptado: Edwin Justus Mayer, Waldemar Young & Samuel Hoffenstein baseado na peça de Hans Széleky & Robert A. Stemmle. Fotografia: Charles Lang & Victor Milner. Música: Frederic Hollander. Montagem: William Shea. Dir. de arte: Hans Dreier & Robert Usher. Figurinos: Travis Banton. Com: Marlene Dietrich, Gary Cooper, John Halliday, William Frawley, Ernest Cossart, Akim Tamiroff, Alan Mowbray, Zeffie Tilbury.

Na França, Madeleine de Baupré (Dietrich) é associada a uma quadrilha que aplica um golpe e foge com um valioso colar de pérolas para a Espanha. Na fronteira, ela esconde o colar no bolso do paletó do americano em viagem de ferias Tom Bradley (Cooper). Bradley se apaixona por ela. Inicialmente Madeleine o utiliza para seus próprios proveitos, fugindo com seu carro. Depois de certo tempo,  realmente se envolve e decide abandonar a quadrilha, disposta a casar com ele e ter uma vida menos glamurosa, porém honesta, em Detroit. Seu primeiro passo nesse sentido, após o casamento, é o de devolver o colar roubado.

Esse drama cômico, soberbamente fotografado em preto&branco, apesar de bastante esquemático e prevísivel, possui algo da vitalidade cômica e erótica (ainda que infelizmente boa parte dela se esvai gradativamente para um mais insosso tom sério-dramático, precisamente a partir do momento em que o casal demonstra se encontrar apaixonado) de um Aconteceu Naquela Noite (1934), de Capra. Aqui, Borzage demonstra um sentido mais irônico para o amor do que em seus dramas mudos (sendo Sétimo Céu o mais célebre). Existem dois momentos antológicos a demarcarem sua veia cômica e erótica respectivamente, os dois homens lesados por Madeleine logo quando aplica seu golpe e o momento em que Madeleine deita sua mão sobre a perna de Bradley por baixo da mesa, e esse acredita que ela se encontra interessada em uma primeira e ousada investida furtiva sobre ele quando, na verdade, pretende recuperar o colar. Dietrich explora evidentemente o apelo erótico/exótico/fatal construído nos filmes que efetivara para Sternberg. É bastante explícito o quanto o filme associa a vilania à figura da nobreza européia, ainda que falsa, e a bonomia ao trabalhador médio americano. E o quanto essa última acabará “recuperando” uma parte dessa primeira para o caminho do bem. Lubitsch dirigiu algumas cenas. Paramount Pictures. 95 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar