O Dicionário Biográfico de Cinema#95: Ron Shelton

 


Ron Shelton, n. Whittier, Califórnia, 1945

1988: Bull Durham [Sorte no Amor]. 1989: Blaze [Blaze, o Escândalo]. 1992: White Men Can't Jump [Homens Brancos Não Sabem Enterrar]. 1994: Cobb [Cobb, a Lenda]. 1996: Tin Cup [O Jogo da Paixão]. 2000: Play It to the Bone [Por uma Boa Briga]. 2002: Dark Blue [A Face Oculta da Lei]. 2003: Hollywood Homicide [Divisão de Homicídios]. 2011: Hound Dogs (TV). 2014: Sweet Spot (*).

Pode-se escutar Ron Shelton perguntando: "mas todos estão interessados em esportes?". Bem, não, na verdade, para muitos homens não, e muitas mulheres consideram-no como uma das formas de divertir suas crianças-homens. Direto ao ponto, para os homens que são loucos por esportes - há uma narrativa documental da vida real em curso, da televisão - filmada com o cuidado e as câmeras habitualmente reservadas a Spielberg e Hitchcock. O que resta, portanto? Bem, existem alguns decentes e desculpáveis filmes de esportes, e Sorte no Esporte é um deles. O Jogo da Paixão é divertido. Mas a questão permanece como o simpático Ron Shelton tem a paciência e a estreiteza de persistir. (Também poderíamos acrescentar à lista acima, Blue Chips, 1994, um filme de basquete, com Nick Nolte e Shaquille O'Neal, na verdade dirigido por William Friedkin, mas escrito e co-produzido por Shelton).

Shelton foi uma estrela   do basquete e do beisebol da faculdade, e esteve por alguns anos nos Baltimore Orioles, antes de decidir que não era bom o suficiente. Uma ampla diversidade de empregos levou-o a roteirizações e segundas unidades: The Pursuit of D.B. Cooper [A Fuga de D.B. Cooper] (81, Roger Spottiswoode); Under Fire [Sob Fogo Cerrado] (83, Spottiswoode); The Best of Times (86, Spottiswoode), sobre futebol escolar e as suas consequencias. 

Naturalmente, Shelton atingiu a rudeza: Blaze, o Escândalo é sobre política e Homens Brancos é uma comédia passável sobre raça. Cobb, no entanto, diz respeito ao fanatismo, à malícia, e aos meios de comunicação, assim como a indulgência de Tommy Lee Jones. Mas, tenho que afirmar que apesar do fato de eu assistir bastante esportes ao vivo na TV, poucos diretores me deprimem mais. 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictonary of Cinema. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2439-40.

(*). N. do E: não há registro desse título no IMDB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar