Filme do Dia: Ala-Arriba (1942), José Leitão de Barros

 


Ala-Arriba! (Portugal, 1942). Direção: José Leitão de Barros. Rot. Adaptado: Alfredo Cortez, baseado nos poemas de Augusto de Santa-Rita. Fotografia: Octávio Bobone, Tavares da Fonseca & Salazar Dinis. Música: Ruy Coelho. Montagem: Jacques Saint-Leonard. Cenografia: Raul Faria da Fonseca & Leite Rosa. Com: João Moço, Elsa Bea-Flor,  Luís Pinto, Ilídio Rocha Silvestre, Maria Olguim, Nicolau, Madalena Vilaça.

Numa aldeia de pescadores, a jovem Julha (Bea-Flor), filha do velho pescador de alto-mar Ti Saramago (Silvestre)  se encontra apaixonada pelo sardinheiro João Moço (Moço), considerado de categoria inferior. Seu noivado é oficializado. Um jovem também deseja Julha e acaba flagrando João Moço nos braços de uma cigana (Vilaça). Ele arranja testemunhas e logo João Moço cai em desgraça, sendo expulso de casa pelo pai e destituído da pesca em alto-mar por seu ex-futuro sogro.  Julha não dessiste de seu amor. O pároco local (Pinto) lhe dá animo para continuar a viver e lutar pelo que quer. Ela decide ir ao encontro de João Moço e eles juram amor entre si. Num dia de temporal, Ti Saramago e um grupo de pescadores se encontram em perigo de vida. Com risco de morrer, João Moço lidera um grupo de salvamento e se torna herói, sendo recebido novamente em casa e perdoado por seu pai. O jovem casal finalmente se casa.

Talvez o que mais chame atenção nesse filme seja o papel ambíguo do padre que surge em seu prólogo, tanto como narrador do que se seguirá, como igualmente comentador sobre a própria produção do filme, alertando sobre as limitações dramáticas dos atores amadores do povoado que foram recrutados para a produção. O que não deixa de ser relativamente descabido, já que mesmo com as atuações marcadamente diferenciadas entre amadores e profissionais, a sua reunião ao final das contas torna-se relativamente orgânica.  Ainda  que as filmagens em locação em uma vila pesqueira possam sugerir uma antecipação de A Terra Treme (1948), de Visconti, o registro fortemente dramático, o modo que os cenários naturais são utilizados e a própria fonte de inspiração para o roteiro sugerem algo bastante distinto. O que poderia haver de espontâneo nos amadores é drenado ao lhes pedir o que não poderiam oferecer, que é justamente a dramaticidade comum à sua época; que lhes façam viver personagens que, apesar de terem ocasionamente o próprio nome deles, deveriam se encontrar muito distante de si mesmos e das situações de seu cotidiano. Porém. a interpretação exagerada  da reação da aldeia ao acidente com seus entes amados soa simpática, ao provocar um efeito involuntariamente anti-naturalista. A influência do cinema de montagem soviético, curiosamente, faz-se presente em boa parte da cinematografia portuguesa da época, aqui sobretudo numa seqüência de planos que não duram mais que frações de segundos. Ainda mais curioso é se perceber que mesmo produzido no auge do salazarismo, o filme retrata já de início a rivalidade entre pescadores do alto e os que pescam sardinhas, portanto apresentando um povo português dividido em suas próprias hierarquias, algo longe do efeito simplesmente anedótico de tais rinhas, assim como  dos momentos de  bucólica harmonia presentes no bem mais fraco As Pupilas do Sr. Reitor. Aliás o personagem do padre aqui tem uma função bem semelhante a do padre naquele. Além de ser o narrador é  ao mesmo tempo discreto instrumento – aqui mais do que lá – que estimula o desenlace do qüiproquó do casal apaixonado. Tal momento se dá quando o padre visita Júlia e ao escutar os gritos dos pescadores de ala-arriba, traça um paralelo entre as dificuldades da vida e o da comunidade em subir com o barco ladeira acima, momento esse retratado anteriormente no filme. Tóbis Portuguesa.  94 minutos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar