Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#51: Animação (Parte III)












 Chile. O primeiro filme de animação chileno foi La Transmission del Mando Presidencial (1921, Alfred Storey), que também parece ter sido o seu último por décadas. Cine Animadores foi fundada em 1989 para produzir comerciais para a televisão, ramificou-se em meados dos anos 90, para criar um popular vídeo musical para o single de sucesso "La Torre de Babel", para a banda Los Tres. Depois disso, o animador de Cine Animadores Alejandro Rojas passou vários anos realizando Ogú y Mampato en Rapa Nui (2002), que apresentava um rapaz de 12 anos com um cinto mágico que propiciava viagens no tempo, visitando a Ilha de Páscoa com seu amigo das cavernas, e aprendendo sobre as tradições nativas. Como outros países sul-americanos, o realizador adaptou uma revista de quadrinhos local bastante conhecida (de Themo Lobos), que circulava desde 1968. O filme foi bem sucedido o suficiente com o público e a crítica para ser o indicado do Chile ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. 

Rojas retornou em 2007 com um segundo longa para Cine Animadores, Papelucho y el Marciano, sobre as aventuras de um garoto com seu novo amigo alienígena, arrecadando 970 mil dólares e se tornando o décimo terceiro filme mais popular do ano, uma rara produção chilena do gênero a encontrar um público doméstico. Desde então, Cine Animadores tem continuado a produzir comerciais e programas para a TV e, em 2007, numa ambiciosa colaboração pan-sul-americana com a argentina Patagonik e o realizador urugaiou Walter Tournier, na produção de Selkirk, El Verdadero Robinson Crusoe [Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé]. Infelizmente, apesar de ter sido o primeiro longa de animação sul-americano a ser um sucesso em mais de um país da região, fracassou em todos os três mercados domésticos, arrecadando menos de 400 mil dólares nos três países. A despeito disso, a animação continua popular no Chile, como testemunha o surgimento do novo Festival Internacional de Animação de Santiago, em 2012.


Colômbia. Como no resto da América do Sul, a animação foi utilizada na televisão nos anos 60, mas a produção de curtas animados não iniciou no país antes dos anos 70, com a obra de Fernando Laverde. Trabalhando principalmente com stop motion, dirigiu 27 curtas nos anos 70 e 80. Seu primeiro longa-metragem, La Pobre Viejicita, que foi adaptado de um famoso conto de fadas sobre ganância. Longas posteriores foram Cristobán Colón (1982), que recebeu um prêmio no Festival de Cinema de Havana, e Martín Fierro (1989). Mais recentemente, animadores colombianos atraíram atenção por curtas de animação politicamente carregados e vanguardistas. El Pasagero de la Noche (1988), de Carlos Santa, La Selva Oscura (1994), e o longa Los Extraños Presagios de Léon Prozak (2010), que juntamente com El Silencio Habita en Tu Ventana (2011), de Cecilia Traslaviña,  recebeu reconhecimento crítico em festivais ao redor do mundo. 

Houve também três recentes investidas em longas de animação. Bolívar: El Héroe (2003, Guillermo Rincón) foi um desastre, com o público permanecendo distante, e os críticos condenando seu traço cru e retrato simplório de Simón Bolívar. Jairo Eduardo Carillo fez melhor com Pequeños Voces (2010), uma expansão de seu curta. Carillo utiliza de desenhos e testemunhos de crianças deslocadas nos anos de violência política no país para contar sua história. Recebeu boas resenhas, mas não surpreedentemente, o tema demonstrou ser de pouco apelo comercial. O primeiro longa de Carlos Osuna, Gordo, Calvo y Bajito, recebeu distribuição limitada nos Estados Unidos. 

Peru. O primeiro filme notável de animação peruano foi o longa Pirates en el Callao (2005, Eduardo Schuldt). Ainda que as resenhas tenham sido mornas, o filme foi bem nas bilheterias e ainda melhor de merchandising. Schuldt seguiu-o com Dragones: Destino de Fuego (2006), El Delfin: la Historia de un Sonhador [O Golfinho: A História de um Sonhador] (2009) e Los Ilusionautas (2011), um filme em 3D. Todos realizados pela Alpamayo Enterteinment, cuja agressivo marketing e merchandising eclipsa a mediocridade dos filmes.

Uruguai. Eduardo Darino realizou diversos curtas de animação, começando com Sombras y Luces (1961), e continuou esporadicamente ao longo dos anos 60 e 70. Ele realizou os dois primeiros longas de animação do país em 1977 - El Hornero, el Zorro  y la Luna Llena e La Leyenda del Amazonas (1978), fazendo-os através de um processo barato de registro de imagens produzidas por uma fotocopiadora colorida de película em cores padrão. Esses filmes atraíram atenção suficiente a levar Darino a Nova York, onde ensina e trabalha como animador.

O próximo animador a provocar impacto foi Walter Tournier, que trabalhou como artesão e revendedor de mobílias e antiquidades, realizando curtas animados em seu tempo vago. Suas habilidades artesanais vieram a ser úteis para sua técnica de stop motion, e ele realizou 15 curtas, começando com El Clavel Desobediente (1981). Fundou sua própria companhia, Tournier Animações, em 1997. No Uruguai, é famoso pela série de animação para a TV, Los Tatitos (1997-2009). Tournier foi recrutado para dirigir o longa de animação, Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoe, unindo forças com a Cine Animadores, do Chile e a Patagonik argentina, para uma produção orçada em mais de um milhão. O resultado, no entanto, angariou pobres resenhas e retorno de bilheteria nada impressionante.

______________David Hanley


Texto: RIST, Peter H. Historical Dictionary of South American Cinema. Plymouth: Rowman & Littlefiedl, 2014, pp. 34-36. 

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