Filme do Dia: Bugs Bunny Nips the Nips (1944), Friz Freleng

Resultado de imagem para bugs bunny nips the nips photos


Bugs Bunny Nips the Nips (EUA, 1944). Direção: Friz Freleng. Rot. Original: Tedd Pierce. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Tregg Brown.
      Pernalonga navegando solitário em uma caixa pelo oceano acaba aportando numa ilha do Pacífico Sul, onde terá que lidar com o exército japonês, matando quase todos ao se disfarçar de sorveteiro, sendo os sorvetes disfarces para bombas.
     Mesmo com toda sua crueldade, que aliás era extensiva ao universo da série de personagens animados como um todo do estúdio, e sua alusão a uma certa idiotia por parte senão dos japoneses como um todo, de um deles que se torna mais particularizado - ele pede um novo picolé, pois o seu foi premiado - encontra-se a uma distância abismal de um curta de propaganda anti-nipônico dirigido por alguém do próprio exército como é o caso de Tokio Jokio, tanto na sua concepção de narrativa, quanto na qualidade do desenho e até mesmo ao apresentar traços de humanidade ao inimigo que inexistem no outro. Faz parte de um novo pacote de curtas censurados, dessa vez para ser exibido para uma maratona integral das animações de Pernalonga pelo Cartoon Network em 2001, que se uniram aos 11 que já haviam sido desde 1968. Destaque para a cena em que Pernalonga enfrenta um lutador de sumô, assim como para seu final, onde curiosamente o personagem encontra uma coelha nativa e desiste dos planos de ser resgatado pelos aliados, o que demonstra ao menos um aceno contrário ao etnocentrismo imperante na série então. Warner Bros. 8 minutos e 11 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar