Filme do Dia: Diários de Motocicleta (2004), Walter Salles


Resultado de imagem para diários de motocicleta
Diários de Motocicleta (Argentina/EUA/Alemanha/Reino Unido, 2004). Direção: Walter Salles. Rot. Adaptado: José Rivera, baseado nos livros Notas de Viaje, de Che Guevara e Con el Che por America Latina, de Alberto Granado. Fotografia: Eric Gautier. Montagem: Daniel Rezende. Dir. de arte: Carlos Conti. Cenografia: Laurent Ott. Figurinos: Beatriz de Benedetto & Marisa Urruti. Com: Gael Garcia Bernal, Rodrigo De la Serna, Susana Lanteri, Mía Maestro, Mercedes Morán, Jean-Pierre Noher, Gustavo Pastorini, Ulises Dumont.
O jovem estudante de medicina Ernesto Guevara (Bernal) junto ao amigo bioquímico Alberto Granado (Serna), se despede de sua família e parte para uma longa viagem pela América Latina - inicialmente a bordo da motocicleta do segundo. A primeira parada de longa duração é na residência de Chichina (Maestro), namorada de Guevara, ainda que sob a oposição dos pais da garota. Adentram no Chile em pleno rigor do inverno e também visitam uma mina no deserto do Atacama, onde presenciam a realidade sofrida do povo. Posteriormente vão ao Peru, onde visitam as cidades históricas e são escorraçados de uma cidadela onde Guevara se enamorou de uma mulher casada. Porém, talvez a experiência mais profunda tenha sido vivenciada no leprosário peruano, em que se tornam verdadeiros heróis. A despedida dos dois amigos se dá quando Granado resolve se casar e Guevara pegar um avião de retorno à Argentina, não sem antes destacar o quanto mudara após a experiência da viagem.
Embora a viagem da dupla possua uma forte carga simbólica que potencialmente transcenderia o mero turismo exótico, seja enfatizando um pan-americanismo (acentuado no trecho do discurso de despedida de Che no leprosário) ou ainda antecipando o caráter de militância política de Guevara, o filme de Salles parece, no final das contas, ressaltar mais uma conotação de experiência turística e anedótica que qualquer outra. Nesse sentido suas paisagens que são verdadeiros cartões postais e sua exuberante fotografia, assim como os momentos dramáticos-cômicos vividos pela dupla acabam se inserindo perfeitamente num repertório já demasiado codificado pelas produções de um certo “cinema de arte” produzido nas últimas décadas, perdendo em vitalidade e conquistando imediatamente a aderência do público médio ao qual se destina. O filme se insere, portanto, no habitual filão de representar fatos vivenciados retrospectivamente pela sua veia mais sentimental e heroicizante, como no episódio da colônia de leprosos, sendo tal emocionalismo paternalista manipulado muitas vezes em sua forma mais rasteira, sem fazer jus às verdadeiras faces de populares que posam para a câmera no seu momento documental em p&b ao final. Diante da intensidade dos seus rostos, a narrativa de ficção que os antecede soa bastante artificiosa (no pior sentido do termo) e banal. Não menos banal e lugar comum é a sua representação  da conscientização política do personagem através das situações que se depara no decorrer da viagem. Curiosamente, o título não faz jus à ação, já que a motocicleta em questão quebra na metade da jornada e, portanto, antes de seu momento mais relevante. South Fork Pictures/FilmFour/Tu Vas Voir Productions/BD Cine/Senator Film Produktion GmbH/Southfork Pictures. 124 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar