Filme do Dia: The Weakly Reporter (1944), Chuck Jones
The Weakly Reporter (Estados Unidos, 1944).
Direção: Chuck Jones. Rot. Original: Michael Maltese. Música: Carl W. Stalling.
Montagem: Treg Brown.
Três fortes características chamam a atenção
nesse produto de exceção da habitual
parceria Maltese-Jones. Primeiro (e daí vem a exceção) se trata de um filme de
propaganda, sendo que seu humor consegue ser mais bem sucedido do que alguns
exemplares semelhantes dirigidos por Avery. Depois, apresenta visualmente
elementos de traços modernos de animação no estilo UPA pouco habituais para a
produção do período. Por fim, concentra a maior (e talvez melhor) parte do seu
humor em piadas infames em sua misoginia como na sua ironia ao apresentar as
mulheres ocupando postos de trabalho na guerra antes reservados somente aos
homens, na figura de uma hiper-masculinizada motorista de táxi, guardando os
traços habituais da figura masculina de
extrato popular que é marca registrada do animador. Ou ainda quando as soldadas
são dispensadas e correm imediatamente para uma promoção de meias-ligas. Como em boa parte da animação de
propaganda, o estilo “editorial” substitui qualquer narrativa de apelo mais
convencional, com personagens fixos, sendo a figura do narrador, como nos
documentários, que articula o que é apresentado, o que acaba servindo como uma
luva para que as gags sucessivas se sucedam de forma mais livre, no contexto
espacial, do que nas animações de perfil convencional. Warner Bros.
Pictures. 6 minutos e 43 segundos.
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