Filme do Dia: A Chinesa (1967), Jean-Luc Godard
A Chinesa (La Chinoise, França, 1967). Direção e
Rot. Original: Jean-Luc Godard. Fotografia: Raoul Coutard. Montagem: Delphine
Desfons & Agnès Guillemot. Com: Anne Wiazemski, Jean-Pierre Léaud, Juliet
Berto, Michel Semeniako, Lex de Brujin, Omar Diop, Francis Jeanson, Blandine
Jeanson.
Esse filme não apenas une o aspecto de colagem de intuitos
mais estéticos do que políticos de filmes anteriores (e superiores, diga-se de
passagem) de Godard tal como O Demônio das Onze Horas com o cansativo e confuso arsenal de clichês e ironias
políticas que constituirá sua fase mais engajada, com o Grupo Dziga Vertov. Sem
dúvida alguma antecipa muito da insatisfação da juventude francesa com relação
ao governo e suas políticas culturais e estudantis, assim como sua aberta
simpatia pelo maoísmo que marcará o Maio de 1968. E vai além, já apresentando
inclusive muitas de suas fragilidades, como a inconsistência de seus ideiais
quando confrontados com um intelectual – Francis Jeanson vivendo a si próprio
em uma longa discussão em um trem com Wiazemski. Seu caráter de colagem permite
uma profusão de estratégias e incorporações de referências pictóricas,
literárias e cinematográficas que fazem uma releitura das artimanhas
interativas do Primeiro Cinema, seja com os atores se dirigindo diretamente à
câmera, seja com a presença de claquetes ou da própria câmera em determinados
momentos, assim como situações limítrofes entre ficção e realidade encarnados
por um monólogo de Léaud (evocativo do contemporâneo Despedida de Ontem, de Klüge). Destaque para a presença cada vez
mais intensa da inclusão de cartelas e fotos fixas, mecanismos que ajudarão a
compor uma certa proximidade com o ensaio literário e que continuarão a ser
utilizadas décadas após pelo realizador, como em História(s) do Cinema, assim como as cores fortes presentes na
decoração do apartamento dos “revolucionários” ressaltadas pela magnífica
fotografia em cores de Coutard. Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza.
Anouchka Films/Athos Film/Les Productions de la Guéville/Parc Film/Simar Films
para Athos Film. 99 minutos.
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