Filme do Dia: A Chinesa (1967), Jean-Luc Godard

Resultado de imagem para a chinesa godardChinesa (La Chinoise, França, 1967). Direção e Rot. Original: Jean-Luc Godard. Fotografia: Raoul Coutard. Montagem: Delphine Desfons & Agnès Guillemot. Com: Anne Wiazemski, Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto, Michel Semeniako, Lex de Brujin, Omar Diop, Francis Jeanson, Blandine Jeanson.
Esse filme não apenas une o aspecto de colagem de intuitos mais estéticos do que políticos de filmes anteriores (e superiores, diga-se de passagem) de Godard tal como O Demônio das Onze Horas com o cansativo e confuso arsenal de clichês e ironias políticas que constituirá sua fase mais engajada, com o Grupo Dziga Vertov. Sem dúvida alguma antecipa muito da insatisfação da juventude francesa com relação ao governo e suas políticas culturais e estudantis, assim como sua aberta simpatia pelo maoísmo que marcará o Maio de 1968. E vai além, já apresentando inclusive muitas de suas fragilidades, como a inconsistência de seus ideiais quando confrontados com um intelectual – Francis Jeanson vivendo a si próprio em uma longa discussão em um trem com Wiazemski. Seu caráter de colagem permite uma profusão de estratégias e incorporações de referências pictóricas, literárias e cinematográficas que fazem uma releitura das artimanhas interativas do Primeiro Cinema, seja com os atores se dirigindo diretamente à câmera, seja com a presença de claquetes ou da própria câmera em determinados momentos, assim como situações limítrofes entre ficção e realidade encarnados por um monólogo de Léaud (evocativo do contemporâneo Despedida de Ontem, de Klüge). Destaque para a presença cada vez mais intensa da inclusão de cartelas e fotos fixas, mecanismos que ajudarão a compor uma certa proximidade com o ensaio literário e que continuarão a ser utilizadas décadas após pelo realizador, como em História(s) do Cinema, assim como as cores fortes presentes na decoração do apartamento dos “revolucionários” ressaltadas pela magnífica fotografia em cores de Coutard. Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza. Anouchka Films/Athos Film/Les Productions de la Guéville/Parc Film/Simar Films para Athos Film. 99 minutos.

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