The Film Handbook#207: John Landis

Resultado de imagem para john landis photo 1987

John Landis
Nascimento: 30/08/1950, Chicago, Illinois, EUA
Carreira (como diretor): 1971-

Um dos mais bem sucedidos diretores de comédias dos anos recentes, John Landis tem suscitado diversos imitadores, oferecendo uma perigosa mescla de paródia e pastelão direcionada predominantemente a um público jovem. O seu é um talento errático, mais recompensado nas raras ocasiões quando é aplicado a um roteiro trabalhado e elenco disciplinado.

Landis dirigiu seu primeiro filme tão cedo quanto 1971: Schlock, no qual ele próprio vivia o personagem-título, sendo uma barata, demasiado óbvia e somente espasmodicamente divertida paródia de filme de monstros sobre um "elo perdido" no burburinho da Califórnia contemporânea. No entanto, não seria antes de seis anos que conquistaria o seu primeiro sucesso, com Kentucky Fried Movie, uma grosseira e caótica mas vívida paródia de diversos filmes e programas de televisão (mais notavelmente do thriller de Kong-Fu Operação Dragão/Enter the Dragon); igualmente episódico e frágil foi O Clube dos Cafajestes/The National Lampoon's Animal House, uma barulhenta e nostálgica comédia universitária, ambientada em 1962, e apresentando palhaçadas anárquicas de John Belushi, que o transformou em estrela com Dan Aykroyd no extravagantemente montado Os Irmãos Cara-de-Pau/The Blues Brothers. Um desastroso fracasso, o último foi um indulgente e paternalista épico rock&roll, com a dupla convertendo um incontável número de músicos e cantores negros em uma tentativa desvairada de arrecadar fundos para um orfanato. Mais bem sucedido tanto em nível artístico quanto comercial foi Um Lobisomem Americano em Londres/An American Werewolf in London>1, sobre um jovem caronista cujas viagens pela Inglaterra transformam-se em um pesadelo licantrópico, após ter sido atacado uma noite nas charnecas. Mesclando piadas internas com suspense sanguinolento, Landis parecia uma vez preocupado com personagens,  estruturas narrativas e lógica plausíveis, enquanto uma sábia utilização das canções (Blue Moon, Bad Moon Rising) e uma inventiva escolha de locações (um cinema pornô de Soho, Piccadily Circus) serviu tanto para estabelecer atmosfera quanto emprestar colorações cômicas sombrias.

Após contribuir para o nada coerente episódio do filme coletivo Além da Imaginação/The Twilight Zone (a filmagem do mesmo envolveu um acidente fatal e provocou um controvertido caso judicial), Landis realizou Trocando as Bolas/Trading Places, uma fracassada sátira sobre intrigas financeiras e desigualdade racial, com um sagaz prostituto negro tomando lugar de um presunçoso corretor yuppie quando dois idosos magnatas fazem uma aposta nos efeitos de reprodução e condicionamento. Ainda menos óbvio, Um Romance Muito Perigoso/Into the Night>2 foi exemplo de um subgênero policial, apoderando-se alegremente de clichês do cinema e visitando locações pitorescas de Los Angeles enquanto segue a descida de um insone suburbano em um mundo estranho e ameaçador de contrabandistas e matadores de aluguel, após encontrar uma misteriosa loira. Ocasionalmente demasiado auto-consciente para o seu próprio bem, e repleto de pontas excessivamente indulgentes de amigos de Landis (uma piada interna que se repetiria na mais que sombria paródia Os Espiões que Entaram numa Fria/Spies like Us) o filme é, antes de tudo, um thriller ao estilo das tiras de quadrinhos, executado com verve e algumas vezes efetivas insinuações de violenta paranoia. Posteriormente, no entanto, regrediu a uma paródia desajeitada e amável: Três Amigos!Three Amigos! Realizando escolhas demasiado frequentes em pastelões,  guiou os clichês de um western de baixo orçamento e cowboys cantantes, enquanto a paródia em episódios, As Amazonas na Lua/Amazon Women on the Moon (com segmentos dirigidos por Dante, dentre outros), foi um divertido remendo retornando ao absurdo e a grosseria e mau gosto do programa de televisão tarde da noite, anúncios e velhos filmes. Mais bem sucedido comercialmente, Um Príncipe em Nova York/Coming to America foi um habilidoso veículo para Eddie Murphy, notável somente pelo talento da estrela pela mímica.

Dado o talento erraticamente cômico e senso nada senso criativo de composição visual, é nada surpreendente que o pastelão e a paródia tenham sido o esteio de seu humor; se ele desejar ser um grande diretor cômico, deveria temperar seu amor cinéfilo  com uma mais firme compreensão da trama e dos personagens.

Cronologia
Embora Landis possa ser visto com um moderno, menos que Tashlin ou Edwards, ele se aproxima de figuras do programa de TV Saturday Night Live: Belushi, Aykroyd, Eddie Murphy, Steve Martin, Chevy Chase, Bill Murray, Ivan Reitman e Harold Ramis. Comparações com Dante, os Irmãos Coen e os Irmãos Zucker do famoso Apertem os Cintos: O Piloto Sumiu (com quem ele trabalhou em Kentucky Fried Movie) são também esclarecedoras. 

Destaques
1. Um Lobisomem Americano em Londres, EUA, 1981 c/David Naughton, Jenny Agutter, Griffin Dunne

2. Um Romance Muito Perigoso, EUA, 1984 c/Jeff Goldblum, Michelle Pfeiffer, Richard Farnsworth

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, 1989, pp. 157-9.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar