Filme do Dia: Beau Ties (1945), Seymour Kneitel




Beau Ties (EUA, 1945). Direção: Seymour Kneitel. Rot. Original: Carl Meyer & Joe Stultz. Música: Winston Sharples. Dir. de arte: Shane Miller.
Bolinha manda à Luluzinha recado de que se encontra de cama adoentado. Essa vai levar comidas para ele e no caminho o encontra com outra garota. Ele está com os olhos vendados e só percebe quando Lulu o derruba com um estilingue, que a outra fugira. Eles vão fazer um piquenique no bosque, mas lá chegando, após a queda de uma árvore, Bolinha tem pesadelos com a submissa vida de casados.
Por mais misógina que surja essa previsivelmente onírica visão sobre o casamento, o curta lida com a problemática de gêneros como poucos na animação comercial norte-americana do período e como não se tornaria comum na tentativa de retomada mal sucedida da série nos idos da década de 60, trazendo ainda – como era comum então – uma saborosa referência cinematográfica, no caso aqui a célebre cena da mesa a separar o casal em Cidadão Kane, aqui evocada de dezenas de miniaturas de Luluzinha como filhas e, ao invés de Bolinha no outro extremo, o cachorro, ocupando aquele a casa do cão. Destaque igualmente para o momento em que, celebrado o casamento de ambos, Bolinha descobre que Luuzinha se encontra com um suporte de beisebol a lhe cobrir o rosto. Orestes Calpini, um dos animadores, foi co-diretor não creditado. Famous Srtudios para Paramount Pictures. 7 minutos e 22 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar