Filme do Dia: O Caroço Roubado (1929), Chuzo Aoji & Yasuji Murata




OCaroço Roubado (Manga: Kobutori, Japão, 1929). Direção: Chuzo Aoji & Yasuji Murata. Rot. Original: Chuzo Aoji, a partir de seu próprio argumento.
Numa terra em que todos os homens possuem o que parece ser uma disfunção da tireoide um dos homens, que passa dias no campo e dorme isolado em um tronco de árvore, observa certo dia um ritual de magia com um líder rodeado por seres sobrenaturais, entre alados e humanos. Esses bichos o atacam e procuram extrair à força a bolsa que existe pendurada em seu rosto, conseguindo ao final. Quando ele retorna a seu vilarejo, chama a atenção de outro morador que quer saber o motivo de sua transformação. Quando esse lhe conta, o homem parece inicialmente reagir com incredulidade. De toda forma vai ao local, porém seu tratamento arrogante faz com que o grupo lhe imponha outra bolsa do outro lado de sua face, a partir justamente da que fora extraída do primeiro homem.
Embora dialogando com o universo da fantasia, é interessante observar o quanto essa animação se diferencia da produção norte-americana contemporânea, ao se distanciar do universo antropomórfico e optar igualmente por traços realistas e não muito distantes do que será observado em séries animadas de décadas após tais como Johnny Quest. É surpreendente que, num país em que tão pouco da produção cinematográfica silenciosa tenha sido preservada, essa animação não apenas tenha resistido ao tempo mas o tenha resistido de forma tão soberbamente preservada. Infelizmente essa cópia não possui legendas que traduzam suas cartelas. Yokohama Cinema Shokai. 10 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar