Filme do Dia: Amy (2015), Asif Kapadia

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Amy (Reino Unido/EUA, 2015). Direção: Asif Kapadia. Fotografia: Ernesto Hermann. Música: Antonio Pinto. Montagem: Chris King.
Certamente buscando se beneficiar da mesma estrutura “dramática” que compõe o seu Senna, tendo a seu favor o fato de se tratar de um ídolo que vivencia um momento em que as gravações domésticas se tornaram rotineiras, logo se fica com a impressão que o resultado não demonstra ser tão eficiente quanto a seu filme anterior. Talvez por conta da ausência do tom quase épico com que o cineasta vai elaborando o drama trágico no qual se envolve seu biografado anterior, substuído pelo excesso de imagens banais e narcísicas, uma expressão comum de uma jovem e também artista. Ao final da carreira e da vida, tal relação evidentemente se inverte. E da busca incessante do sucesso se observa o declínio associado ao preço da fama, algo que a própria Amy, ainda ao início (da carreira e do filme) já havia alertado ao se referir que provavelmente ficaria louca se atingisse uma fama efetivamente grande. Cabe aqui observar que mesmo sem deixar de ser igualmente sensacionalista, o documentário anterior parecia menos vitimado pelo efeito voyeurísico post-mortem -  como em Senna se trata de um biografado célebre, que morre jovem e tragicamente. Da relativamente rechonchuda adolescente observada nas primeiras imagens até a sua esquálida imagem final, o filme igualmente segue em caráter essencialmente cronológico de sua tessitura biográfica, incorporando digressões que remetem a sua infância, por exemplo.  Ao contrário de Senna – e essa talvez tenha sido uma falha ou simplesmente não funcionaria aqui – a ausência de voz over talvez esteja diretamente implicada no menor efeito dramático referido; aqui se faz uso, bastante numeroso inclusive, de depoimentos sobre imagens (de arquivo) de apoio. Boa parte dessas inserções de comentários vem de gravações em áudio da própria Amy. Ao final, observa-se o clichê desgastado de imagens de Amy em seu auge para se contrapor à decadência de seu final. Film 4/On The Corner Films. 128 minutos.

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