Filme do Dia: Amy (2015), Asif Kapadia
Amy (Reino Unido/EUA, 2015). Direção: Asif
Kapadia. Fotografia: Ernesto Hermann. Música: Antonio Pinto. Montagem: Chris
King.
Certamente buscando se beneficiar da mesma
estrutura “dramática” que compõe o seu Senna,
tendo a seu favor o fato de se tratar de um ídolo que vivencia um momento em
que as gravações domésticas se tornaram rotineiras, logo se fica com a
impressão que o resultado não demonstra ser tão eficiente quanto a seu filme
anterior. Talvez por conta da ausência do tom quase épico com que o cineasta
vai elaborando o drama trágico no qual se envolve seu biografado anterior,
substuído pelo excesso de imagens banais e narcísicas, uma expressão comum de
uma jovem e também artista. Ao final da carreira e da vida, tal relação
evidentemente se inverte. E da busca incessante do sucesso se observa o
declínio associado ao preço da fama, algo que a própria Amy, ainda ao início
(da carreira e do filme) já havia alertado ao se referir que provavelmente
ficaria louca se atingisse uma fama efetivamente grande. Cabe aqui observar que
mesmo sem deixar de ser igualmente sensacionalista, o documentário anterior
parecia menos vitimado pelo efeito voyeurísico post-mortem - como em Senna se trata de um biografado
célebre, que morre jovem e tragicamente. Da relativamente rechonchuda
adolescente observada nas primeiras imagens até a sua esquálida imagem final, o
filme igualmente segue em caráter essencialmente cronológico de sua tessitura
biográfica, incorporando digressões que remetem a sua infância, por
exemplo. Ao contrário de Senna – e essa talvez tenha sido uma
falha ou simplesmente não funcionaria aqui – a ausência de voz over talvez esteja
diretamente implicada no menor efeito dramático referido; aqui se faz uso,
bastante numeroso inclusive, de depoimentos sobre imagens (de arquivo) de
apoio. Boa parte dessas inserções de comentários vem de gravações em áudio da
própria Amy. Ao final, observa-se o clichê desgastado de imagens de Amy em seu
auge para se contrapor à decadência de seu final. Film 4/On The Corner
Films. 128 minutos.
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