Filme do Dia: Kolya (1996), Jan Sverak

Resultado de imagem

Kolya (Kolya, República Tcheca, 1996) Direção: Jan Sverak. Rot.Original: Zdenek Sverak. Foto: Vladimir Smutny. Música: Odrej Soukup. Montagem: Alois Fisahek. Com: Zdenek Sverak, Andrej Chalimon, Libuse Safrankova, Ondrel Vetchy, Stella Zazvorkova, Ladislav Smolijak.
         Homem de meia-idade (Sverak) vive como músico na Tchecoslováquia comunista de 1988 às vesperas da implosão do socialismo do Leste Europeu. Conformado com a vida dividida entre a música e as mulheres, deseja comprar um carro e como não têm dinheiro suficiente, aceita a arriscada proposta de um amigo para casar-se com uma russa por dinheiro. A mãe do garoto, no entanto, emigrará para a Alemanha Ocidental em busca do amante, deixando seu filho, Kolya (Chalimon) com Louka, nosso herói. Sua rotina se transformará, após assumir a identidade de pai do garoto, descobrindo um instinto que parecia ir contra seus princípios até então, além dos inevitáveis problemas com o regime comunista

Filme superestimado, trata-se de uma comédia ligeira e nada original. Apela para um sentimentalismo e humanismo facéis ao longo de toda a narrativa com ajuda da emocionalmente manipuladora trilha-sonora. Em pelo menos dois momentos o clímax emocional da sequência coincide redundantemente com o clímax da trilha provocando um momento de sublime pieguice. O momento histórico que é pano de fundo da narrativa não acrescenta nada que qualquer ocidental com nível de informação mediana não saiba. Grandes interpretações e apuro técnico por si só não são méritos suficientes para que o filme escape da linha O Carteiro e o Poeta e Cinema Paradiso, antes pelo contrário. Os personagens, por exemplo, são profundamente unidimensionais. Uma das sequências interessantes é a que homem e garoto, por imposição do último, assistem no cinema a um desenho russo. O final do filme apenas confirma a edificante passagem de Louka para outra dimensão moral, após a experiência com o garoto que agora poderá ser aplicada em seu próprio filho - uma de suas amantes está grávida. Biograf Jan Sverak/CNC/CinemaArt/Czech TV/Eurimages/Pandora Cinema/Portobello Pictures/Space Films. 100 minutos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar