Filme do Dia: Parsifal (1982), Hans-Jürgen Syberberg
Parsifal (Alemanha Ocidental, 1982). Direção:
Hans-Jürgen Syberberg. Rot. Adaptado: baseado na ópera de Richard Wagner.
Fotografia: Igor Luther. Montagem: Jutta Brandtstaedter & Marianne
Fehrenberg. Cenografia: Werner Achmann. Figurinos: Veronicka Dorn & Hella Wolter. Com: Armin Jordan, Robert Lloyd, Martin
Sperr, Michael Kutter, Edith Clever, Karin Krick, David Luther, Rudolph Gabler.
Por mais abusiva
que possa ser essa adaptação da última ópera escrita por Wagner (tendo como
matriz o mito do Cálice Sagrado na corte do Rei Arthur), em termos de metragem,
principalmente para o espectador não familiarizado com o gênero – e talvez até
mesmo para os conhecedores – o filme de Syberberg ganha uma dimensão quase
hipnótica por seus suntuosos cenários e por sua impecável mise-en-scene. Quanto à última há um esmero raro com as cores e a
iluminação na composição da imagem, assim como um magnífico trabalho de câmera.
Suas cenas, por vezes monumentais, são evocativas dos antigos filmes alemães,
tais como Os Nibelungos (1924) ou a A Morte Cansada (1921), ambos de Fritz Lang, por sua vez provavelmente influenciados, até certo ponto, pelas próprias
encenações da obra de Wagner. Não faltam aos cenários, muitas vezes auxiliados
por projeções de fundo de impressionante efeito visual, ironias como a presença
constante da referência a Marx e Nietzsche, a certo momento ao lado de um
gigantesco falo de pedra destroçado. Ou ainda a peça central da cenografia, uma
gigantesca máscara mortuária de Wagner, que se parte ao meio ao final. Entre as
muitas soluções visuais de efetiva beleza se encontram a seqüência final. Sua
aproximação dos mitos somada a uma grande acuidade na mise-en-scene, que faz uso de vários recursos, inclusive de
fantoches (que ganharam maior destaque em seu Hitler - um Filme da Alemanha) sugerem a possibilidade de um
paralelo com Paradjanov, inclusive na sua representação masculina/feminina de
Parsifal, tal como o poeta Sayat Nova em A Cor da Romã (1969). Artificial Eye/Société des Etablissements L.
Gaumont/TMS Film GmbH. 255 minutos.
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