CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

View of Dordrecht from the Dordtse KIl, Jan Van Goyen (1644)








A Holanda foi uma grande nação comerciante que dependia da navegação como base para a riqueza e o poder. Seja através do mar ou através de uma teia de rios e canais que se disseminava pelas planícies, os navios holandeses carregavam produtos para o comércio. Cidades e vilas cresceram ao longo das vias navegáveis do interior, de uma maneira que o transporte de bens por barcaças de passageiros e por ferryboats pudesse ser facilitado.

Descrições de tais vias aquáticas foram extremamente populares na primeira metade do século XVII. Um dos mais renomados artistas pioneiros, Jan van Goyen foi particularmente adepto de sugerir os variados aspectos das regiões em diferentes estações do ano ou condições climáticas. Nessa vista de Dordrecht,o céu é nublado e as águas tranquilas, uma atmosfera sutilmente criada através de uma gama de ocres e cinzas.

As figuras animam a cena; um pescador trabalha em suas iscas à esquerda e atrás dele um veleiro embarca mais alguns viajantes provenientes de um barco menor. Outro barco a remo em primeiro plano ao centro já havia pegue os passageiros do ferryboat e os está transportando ao porto de Dordrecht.
Texto: National Gallery. Nova York: Thames & Hudson, 2005. pp.125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário