Postagens

Filme do Dia: Coração Iluminado (1998), Hector Babenco

Imagem
C oração Iluminado ( Corazón Iluminado ,    Brasil/Argentina/França/EUA, 1998). Direção:  Hector Babenco. Rot.Original: Hector Babenco & Ricardo Piglia. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Mauro Alice. Com: Walter Quiroz, Maria Luisa Mendonça,  Norma Aleandro,  Villanueva Cosse, Xuxa Lopes,  Oscar Ferrigno,  Miguel Ángel Sola.           Argentina, final dos anos 50. Garoto sensível, Juan (Queiroz), torna-se vítima dos seus colegas de escola que lhe perseguem e tiram sua roupa na frente de todos os estudantes, acusando-lhe de judeu. Afasta-se da escola e se aproxima de um grupo de esotéricos que possuem um plano excêntrico de tentar criar uma câmera que fotografe a aura das pessoas. Certo dia, Ana (Mendonça), leva para o grupo seu namorado advogado, que resolve bancar a experiência. Curiosamente apenas o rosto de Ana foi ofuscado por um flash de luz. Juan passa a se envolver com Ana, que lhe revela seu passado de internações psiquiátricas. De

Filme do Dia: Uma Nova Amiga (2014), François Ozon

Imagem
U ma Nova Amiga ( Une Nouvelle Amie , França, 2014). Direção: François Ozon. Rot. Adaptado: François Ozon, a partir do romance de Ruth Rendell. Fotografia: Pascal Marti.   Música: Philippe Rombi. Montagem: Laura Gardette. Dir. de arte: Michel Barthélémy & Pascal Leguellec. Cenografia: Nathalie Roubaud. Com: Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz, Isild Le Besco, Aurore Clément, Jean-Claude Bolle-Reddat, Bruno Pérard, Claudine Chatel. Claire (Durís), deprimida com a morte da amiga de uma vida, Laura (Le Besco), hesita se aproximar do viúvo da amiga David (Duris) para não encontrar o bebê do casal, que lhe faz lembrar a amiga morta. Não resiste e certo dia faz uma visita a residência de David, flagrando-o travestido com a criança.   David afirma a uma surpreendida Claire, que Laura sempre soubera de seu desejo de se travestir, mas que nunca sentira necessidade quando vivera com ela.   Claire se aproxima de David, passando a chama-lo de Virginia. A proximidade de am

Filme do Dia: O Céu Que Nos Protege (1990), Bernardo Bertolucci

Imagem
O   Céu Que Nos Protege ( The Sheltering Sky , Reino Unido/Itália,1990). Direção: Bernardo Bertolucci. Rot. adaptado: Bernardo Bertolucci & Mark Peploe, baseado no romance homônimo de  Paul Bowles. Fotografia: Vittorio Storaro. Música: Richard Horowitz &  Ryuichi Sakamoto. Montagem: Gabriella Cristiani. Dir. de arte: Gianni Silvestri. Figurinos: James Acheson. Com: Debra Winger, John Malkovich, Campbell Scott, Jill Bennett, Timothy Spall, Eric Vu-Na, Philippe Morier-Genoud, Afifi Mohamed, Carolyn De Fonseca.         O Casal Kit (Winger) e Port (Malkovich) Moresby resolvem passar uma temporada na África saariana, levando a tiracolo o amigo Tunner (Scott). Provenientes de uma elite americana culturalmente sofisticada e um tanto quanto vazia – ele escritor bissexto, ela tendo escrito uma peça há muitos anos - já do início afirmam que são viajantes e não turistas, delimitando o abismo que distancia entre aquele que apenas pretende passar alguns dias no país e ter uma noção

The Film Handbook#163: Ken Russell

Imagem
Ken Russell Nascimento: 03/07/1927, Southamtpon, Hampshire, Inglaterra Morte: 27/11/2011, Lymington, Hampshire, Inglaterra Carreira (como diretor): 1956-2009 A subjetividade extravagante e aversão ao realismo que marcou Henry Kenneth Alfred Russell como o mais bem sucedido realizador britânico do final dos anos 60 e idos de 70 rapidamente degenerou em excesso sensacionalista e tola fantasia alucinatória. O que uma vez fora antídoto valoroso para as noções constipadas de bom gosto agora parecia um desejo auto-consciente e vão de chocar e provocar. Anteriormente dançarino, ator e fotógrafo, Russell irrompeu na televisão após realizar uma série de curtas amadores. Sua obra para a telinha impressionava por sua surpreendentemente visual e vibrante abordagem da vida de grandes artistas: dessa forma, seus "documentários" sobre Elgar, Debussy, Delius ( Song of Summer ) e Isadora Duncan se situam entre suas melhores façanhas, sendo menos biografias convencionais que tentativa

Filme do Dia: Transamérica (2005), Duncan Tucker

Imagem
T ransamérica ( Transamerica , EUA, 2005). Direção e Rot. Original: Duncan Tucker. Fotografia: Stephen Kazmierski. Música: Lucinda Williams. Montagem: Pam Wise. Dir. de arte: Mark White. Cenografia: Lisa Scoppa. Figurinos: Danny Glicker. Com : Felicity Huffman, Kevin Zegers, Fionnula Flanagan, Elizabeth Peña, Grahan Greene, Burt Young, Carry Preston, Venida Evans. Bree Osborne (Huffman) é um transexual que deseja fazer uma operação para mudança de sexo, mas que se vê atrapalhada no último momento pela notícia de um filho seu,    Toby (Zegers),  em um reformatório de Nova York,, onde o jovem se drogava e prostituía. Bree consegue convencer Toby a viajar com ela até o local em que morou com o pai adotivo, porém ocorre uma cena inesperada de violência, pois o padrasto havia violentado Toby. Bree decide então apresentar a si própria e ao filho para sua conservadora e bem estabelecida família. Toby tenta seduzir Bree e afirma que gostaria de viver com ela, e ela conta a verdade. Desno

Filme do Dia: As 7 Máscaras da Morte (1973), Douglas Hickox

Imagem
A s 7 Máscaras da Morte ( The Theatre of Blood , Reino Unido, 1973). Direção: Douglas Hickox. Rot. Original: Anthony Greville-Bell, a partir do argumento de Stanley Mann & John Kohn. Fotografia: Wolfgang Suschitzky. Música: Michael J. Lewis. Montagem: Malcolm Cooke. Dir. de arte: Michael Seymour. Cenografia: Ann Mollo. Figurinos: Michael Baldwin. Com: Vincent Price, Diana Rigg, Ian Hendry, Harry Andrews, Milo O’Shea, Dennis Price, Robert Morley, Michael Hordern, Jack Hawkins , Arthur Lowe, Diana Dors. Edward Lionheart após um suposto suicídio diante do círculo de críticos que desprezara sua arte e de sua filha, Edwina (Rigg), planeja a morte de todos eles, com requintes de crueldade. Mesmo com a polícia em seu encalço, na figura do Inspetor Boot (O’Shea) ele consegue realizar todos os crimes, menos o de Devlin (Hendry), a quem tivera chance de matar anteriormente, mas apenas ferira. Quando não mata diretamente, provoca a situação para que a vítima assassine a sua companheir

Filme do Dia: La Mosca y Sus Peligros (1920), Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche

Imagem
L a Mosca y Sus Peligros (Argentina, 1920). Direção: Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche. Esse curta da dupla de realizadores que também já era familiarizada com o longa ficcional ( Nobleza Gaucha , com Humberto Cairo, Hasta Después de Morta ) provavelmente pode ter surgido como uma encomenda e se filia aquelas produções de divulgação na linha da higienização que a ciência positiva colocara agressivamente em foco. Assim, aqui observamos inicialmente um médico e sua assistente no laboratório observando detalhes da anatomia de uma mosca em um microscópio e depois passamos ao processo de captura das mesmas com vidros especiais para os propósitos científicos. Posteriormente o filme se esmera em demonstrar o quanto tudo que é tocado pelas patas das moscas se transforma em colônias de bactérias e o faz através de um experimento laboratorial, com a câmera fazendo às vezes de olhar do cientista a partir do momento que o vemos de olho colado no microscópio.   Nas cartelas exp

Filme do Dia: As Aventuras de Pi (2012), Ang Lee

Imagem
A s Aventuras de Pi ( Life of Pi , EUA/Taiwan/Reino Unido/Canadá, 2012). Direção: Ang Lee. Rot. Adaptado: David Magee, baseado no romance de Yann Martel. Fotografia: Claudio Miranda. Música: Mychael Danna. Montagem: Tim Squyres. Dir. de arte: David Gropman, Al Hobbs, Ravi Srivastava, James F. Truesdale & Dan Webster. Cenografia: Terry Lewis & Anna Pinnock. Figurinos: Arjun Bhasin. Com: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Gautam Belur, Adi Hussain, Tabu, Rafe Spall, Vibish Sivakamur. Pi Patel (Sharma) é um adolescente que vai triste e com o coração partido da Índia para o Canadá, abandonando sua amada, pois não há mais condições de se manter os animais no zoológico que era propriedade familiar, levando consigo os animais no barco. Uma tempestade os acomete no ponto mais profundo do oceano e Pi permanece sozinho no bote com um tigre, uma zebra, um orangotango e uma hiena. Com a morte de todos eles, fica somente Pi e o tigre, que ele chama de Richard Parker . Após mui

Filme do Dia: Caterpillar (2010), Kôji Wakamatsu

Imagem
C aterpillar ( Kyatapirâ , Japão, 2010). Direção: Kôji Wakamatsu. Rot. Original: Hisako Kurosawa & Masao Adachi.  Fotografia: Yoshihisa Toda & Tomohiko Tsuji. Música: Sally Kubota & Yumi Okada. Montagem: Shûichi Kakesu. Dir. de arte: Hiromi Nozawa. Figurinos: Makie Miyamoto. Com: Shinobu Terajima, Keigo Kasuya, Emi Masuda, Sabu Kawahara, Maki Ishikawa, Gô Jibiki, Arata, Katsuyuki Shinohara. Japão, 1940. Shigeko Kurokawa (Terajima) retorna à casa surdo, praticamente sem condições de falar e sem os membros superiores e inferiores, resultado de sua participação na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que lhe legou o título de “deus da guerra”. Sua esposa, Tadashi (Kasuya), desesperada com o que vê, corre revoltada. Aos poucos, também auxiliada pelas oferendas trazidas pela população, Tadashi tenta seguir com a vida, desdobrando-se entre as plantações de arroz e os árduos esforços para cuidar do marido. Certas vezes o leva consigo para o trabalho ou para algum passeio. As difi

Filme do Dia: Footnote to Fact (1933), Lewis Jacobs

Imagem
F ootnote to Fact (EUA, 1933). Direção: Lewis Jacob. Era para fazer parte de uma tetralogia sobre a depressão americana e acebou sendo o único. Jacobs utiliza uma montagem hiper-acelerada. Enquanto uma mulher se balança numa cadeira, numa ação que mais parece de um exercício repetido, o mundo também se movimenta lá fora.   Há evidentes alusões a Eisenstein , sobretudo no momento em que contrapõe porcos abatidos e homens em situação semelhante, esparramados no chão. Jacobs parece ironizar com a classe média. A jovem a certo momento parece acordar de seu estado de torpor, porém as imagens mais distintas entrevistas (crianças brincando na rua, desempregados, manifestações fascistas e anti-fascistas) a motivam não para uma tomada de consciência, como seria de se esperar no seu modelo soviético (nesse caso, por se tratar da protagonista do filme), mas para o suicídio com gás. Seu panfletarismo um tanto esquemático   – a sequência muito acelerada de montagem ocorre próximo ao final,

Filme do Dia: Katchem Kate (1912), Mack Sennett

Imagem
K atchem Kate (EUA, 1912). Direção: Mack Sennett. Rot. Original: Dell Henderson. Fotografia: Percy Higginson. Com: Mabel Normand, Fred Mace, Jack Pickford, Vivian Prescott, Anthony O’Sullivan, Sylvia Ashton, Charles Avery, Frank Opperman. Katchem Kate (Normand), entediada da vida, decide se tornar uma detetive e vai até uma agência. Travestida de homem ela consegue se infiltrar em um grupo anarquista que pretende lançar uma bomba contra um rico empresário. Fazendo uso de valores de produção equivalentes aos utilizados por Griffith , que trabalhava no mesmo estúdio e com alguns de seus colaboradores, como é o caso do roteirista Henderson, Sennett não consegue se sair tão bem no território da comédia nesse filme de único rolo, cuja trama torna-se confusa, demasiado rocambolesca para tão pouco tempo de metragem (algo que tampouco Griffith esteve completamente isento). De toda forma, cumpre acentuar a ousadia, inclusive no uso de apenas 5 cartelas, algo habitual nas produções de

Filme do Dia: Tartufo (1925), F.W. Murnau

Imagem
T artufo ( Herr Tartüff,  Alemanha, 1925). Direção: F.W. Murnau. Rot. Adaptado: Carl Mayer, baseado em peça de Molière. Música: Guiseppe Becce. Fotografia: Karl Freund. Dir. de arte e Figurinos: Karl Herlth & Walter Röhrig. Com: Werner Krauss, Emil Jannings, Lil Dagover, André Mattoni, Rosa Valenti, Hermann Picha, Lucie Höflich, Camilla Horn. Criada (Valenti) envenena aos poucos seu velho patrão (Picha) solitário, fingindo ser sua melhor amiga para se apossar de seus bens. Quando o neto (Mattoni) do patrão vai visitá-lo é expulso de casa. Ele logo percebe a influência da criada e retorna, disfarçado de projecionista ambulante, convencendo a criada a exibir um filme na residência de seu avô. O filme narra a história de um rico homem, Orgon (Krauss), que é vítima da hipocrisia travestida de moralidade por Tartufo (Jennings), seu novo guru, para desespero de sua mulher, Elmire (Dagover), que procura afastar a influência de Tartufo sobre o marido a todo custo. Após simular uma

Filme do Dia: Despedida de Ontem (1966), Alexander Klüge

Imagem
D espedida de Ontem – Anita G. ( Abschied von Gestern – Anita G. , Al. Ocidental, 1966). Direção e Rot. Original: Alexander Klüge, sobre seu próprio argumento. Fotografia: Thomas Mauch & Edgar Reitz. Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus. Com: Alexandra Klüge, Günther Macke, Hanns Brammer, Hans Korte, Palma Falck, Ado Riegler, Peter Staimmer, Ursula Dirichs, Eva Maria Meineke. Anita G. (Klüge) é uma jovem sem apoio familiar que, desempregada, procura se manter na sua situação dificil. Presa por tentar roubar um casaco de peles, ao sair ela tenta diversas formas de emprego, estudar em uma universidade, mas se torna amante de um importante funcionário do governo alemão, Pichota (Macke), que a abandona quando não percebe nenhum avanço em seus estudos, orientados agora por ele próprio, além da pressão social pelo fato de ser casado. Anita continua sua jornada sem rumo e se entrega ela própria à polícia por novas infrações. Em seu primeiro longa-metragem, Klüge descreve de modo g

Filme do Dia: Os Amantes de Montparnasse (1958), Jacques Becker

Imagem
O s Amantes de Montparnasse ( Montparnasse 19 , França/Itália, 1958). Direção: Jacques Becker. Rot. Original: Jacques Becker, Henri Jeanson & Max Ophüls sobre o argumento de Michel-Georges Michel. Fotografia: Christian Matras. Música: Paul Misraki & George van Parys. Montagem: Marguerite Renoir. Dir. de arte: Jean d´Eaubonne. Figurinos: Georges Annenkov & Jacques Heim. Com: Gérard Philipe , Lili Palmer, Anouk Aimée, Gérard Sety, Lila Kedrova, Lino Ventura, Arlette Poirier, Pâquerette.            O incorrigível pintor alcóolatra Modigliani (Philipe), cansado de sua vida errante e das brigas com a liberal e superficial Béatrice (Palmer) acaba se envolvendo com uma moça que conhece na Academia, Jeanne (Aimée). Jeanne abandona a família para procurar por Modigliani na província, onde foi para se recuperar. Um dos poucos fiéis amigos do casal é o marchand Sborowski (Sety), que procura ser o mais pragmático possível, sem grande sucesso. Vivendo sempre em dificuldades, Mo

Stéphane Audran

Imagem
Stéphane Audran 1932-2018

Filme do Dia: Pele de Asno (1970), Jacques Demy

Imagem
P ele de Asno ( Peau d’Âne , França, 1970). Direção: Jacques Demy. Rot. Adaptado: Jacques Demy, baseado no conto de Paul Perrault. Fotografia: Ghislain Cloquet. Música: Michel Legrand. Montagem: Anne-Marie Cotret. Dir. de arte: Jacques Dugied. Com: Catherine Deneauve , Jean Marais, Jacques Perrin, Micheline Presle, Delphine Seyrig , Fernand Ledeux, Henri Cremiéux, Sacha Pitoeff. Num reino encantado, o Rei (Marais) vive em paz idílica com sua amada esposa (Deneuve), sendo sua paz abençoada por um asno que defeca jóias. Porém, um belo dia toda essa harmonia é comprometida pela doença e falecimento da rainha, que promete que o Rei somente deverá se casar com outra mulher ainda mais bela que ela. A única mulher à altura da Rainha, é a própria filha de ambos, a Princesa (Deneauve). Mesmo apaixonada pelo pai, a Princesa não cede a seus pedidos por conselho de uma Fada (Presle). Após inúmeros vestidos luxuosos como garantia de que casará com o Rei, a Princesa pede a pele do asno mág

Filme do Dia: La malle au mariage (1912), Max Linder

Imagem
L a Malle au Marriage (França, 1912). Direção e Rot. Original: Max Linder . Com: Max Linder, Charles Mosnier, Suzy Depsy. Max (Linder), apaixonado pela jovem Miquette (Depsy), tem de enfrentar a resistência de seu rigoroso tutor (Mosnier).   Certo dia que a visita na surdina, é surpreendido com a chegada do tutor e se traveste de mulher, despertando a atração do tutor. Tomando partido da situação, leva o tutor para seu apartamento e consegue prendê-lo dentro de um baú, simulando a chegada de um marido irado. Chama então Miquette e ameaça somente libertar o tutor, se ele concordar com a união do casal. Com uma montagem mais acelerada do que o usual (os planos duram cerca da metade de outro filme de Linder do mesmo ano, Une Idylle à La Ferme ), mesmo que ainda distante mesmo dos filmes de Griffith mais lentos do período, aproxima-se de algumas produções norte-americanas da época tais como as de George Nichols e Da Manjedoura à Cruz , de Olcott. O momento efetivamente cômico é

Filme do Dia: Peg o' My Heart (1922), King Vidor

Imagem
P eg o´My Heart (EUA, 1922). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: Mary O´Hara, baseado no romance de J. Hartley Manners. Fotografia: George Barnes. Com: Laurette Taylor, Mahlon Hamilton, Russell Simpson, Ethel Grey Terry, Nigel Berrie, Lionel Belmore, Vera Lewis, Beth Ivins, Eileen O´Malley. Na Irlanda, Margaret, mais conhecida como Peg (Taylor) cresce sob os cuidados do pai, Jim (Simpson) um artista que viu a mulher (Ivins) morrer, por conta de seu irmão, aristocrata inglês, não concordar com o casamento e não a auxiliar durante sua enfermidade. Com sua morte, o tio de Peg lhe proporciona uma renda fixa, desde que ela abandone a casa do pai e vá morar com os Chichester. Peggy estranha grandemente o novo ambiente aristocrático e entra em atrito com sua tia (Lewis) e sua prima, Ethel (Terry). Ela chega em um momento delicado, no qual a família acaba de receber a notícia de sua ruína financeira, provocada pela quebra do banco do qual eram proprietários. Sir Gerald “Jerry” Adair ap

The Film Handbook#162: John Carpenter

Imagem
John Carpenter Nascimento: 16/01/1948, Carthage, Nova York, EUA Carreira  (como diretor): 1962- Apesar da literatura sobre filmes aparentemente designá-lo como um dos "fedelhos do cinema", ao contrário da maior parte de seus pares, ele parece mais feliz quando trabalha com material de baixo orçamento tipo filme-B e material de gênero. Mesmo quando criança, Carpenter desejava realizar filmes; por volta dos oito anos de idade filmava curtas de ficção-científica em 8 mm. Quando estudante de cinema, escreveu e dirigiu diversos curtas, um dos quais ( The Ressurection of Bronco Billy , do qual foi roteirista), ganhou um Oscar. Porém foi com sua estreia em longa-metragem Dark Star > 1 , que conquistaria pela primeira vez o epíteto de cult . Uma resposta barata e animada aos efeitos especiais extravagantes e ao intelectualismo pomposo de 2001: Uma Odisseia no Espaço , revelava um humor excêntrico: uma vigorosa e bípede bola de praia serve como alienígena problemático, enq

Filme do Dia: Perdidos na Noite (1969), John Schlesinger

Imagem
P erdidos na Noite ( Midnight Cowboy , EUA, 1969). Direção: John Schlesinger. Rot. Adaptado: Waldo Salta, baseado no romance de James Leo Herlihy. Fotografia: Adam Holender. Música: John Barry. Montagem: Hugh A. Robertson. Dir. de arte: John Robert Lloyd. Cenografia: Philip Smith. Figurinos: Ann Roth. Com: Jon Voight, Dustin Hoffman, Sylvia Miles, John McGiver, Brenda Vaccaro, Bernard Hughes, Jennifer Salt, Viva, Bob Balaban.         Joe Buck (Voight) é um texano caipira recém-chegado que tenta vencer a vida em Nova York como prostituto. Porém, devido a sua ingenuidade, chega a ser explorado por uma de suas próprias clientes e pelo aleijado “Ratso” Rizzo (Hoffman), um marginal que vive quase como indigente. Rizzo propõe a se tornar o empresário de Buck. Com dificuldade para encontrar clientes em meio às mulheres, Buck se torna frequentador assíduo dos locais para contato homossexual na rua 42. Enquanto é objeto do desejo sexual dos mais diferentes tipos, como de um jovem estuda