Filme do Dia: Fins de Semana (2017), Trevor Jiminez

 


Fins de Semana (Weekends, EUA, 2017). Direção e Rot. Original: Trevor Jiminez. Música Andrew Vernon. Montagem: Trevor Jimenez.

Na Toronto dos anos 80, um garoto se divide entre a casa, na qual vive com a mãe, e os finais de semana com o pai, assim como os pesadelos que eventualmente tem, sobretudo com a figura do amante da mãe.

Bem dosado em suas estratégias de dissimular o excessivo sensibilismo bastante comum em filmes com temática similar, sem tampouco cair no escracho cético ou niilista. Equilíbrio que também é conquistado pelo seu traço, em formato algo de garatujas, e pela banda sonora que oscila entre as Gymnopédias de Satie no ambiente materno ao Money for Nothing com Dire Straits no caso do pai, traduzindo sensibilidades bem distantes e demarcadas por gênero e, nas quais, a criança trafega sem maiores problemas aparentemente, apesar de sua solidão se apresentar manifesta nos momentos em que ambos os pais vivenciam momentos de intimidade com seus parceiros. Por que o filme enfatiza no título apenas os finais de semana com o pai, se a maior parte dos sonhos amendrontadores ocorrem pela presença do amante materno é algo a ser passível de indagação. Destaque para a CN Tower, que domina a paisagem da cidade, ao fundo, em várias “cenas” e para detalhes (o fato da história se passar em Toronto e nos anos 80) do qual provavelmente se toma consciência por informações externas ao curta, indicado ao Oscar da categoria. Past Lives Prod.  16 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar