Filme do Dia: O Espantalho (1920), Edward F. Cline & Buster Keaton



 O Espantalho (The Scarecrow, EUA, 1920). Direção e Rot. Original: Edward F. Cline & Buster Keaton. Fotografia: Elgin Lessley. Com: Buster Keaton, Edward F. Cline, Joe Keaton, Joe Roberts, Sybil Seely, Al St. John.

Dois trabalhadores agrícolas (Keaton e Roberts) que dividem uma criativa casa de único cômodo disputam a atenção da filha (Seely) do fazendeiro (Joe Keaton). Coolaborativos qundo se encontram nas rotinas domésticas, a situação muda de figura quando avistam a filha do fazendeiro.

A energia física dispensada aos curtas que Keaton estrelava no período é impressionante e antecipam, de certo modo, situações que se tornariam a marca registrada do universo de animação, como o da série Looney Tunes. Aqui, boa parte do início do curta se detém em apresentar a praticidade da residência humilde mais “funcional” dos trabalhadores, numa evocação de modernidade habitualmente dispensada a ambientes burgueses (como em Meu Tio, de Tati) ou futuristas mas sempre urbanos como não é exatamente o caso aqui. A segunda parte observa Buster tentando se livrar do “cachorro doido” (o cachorro Luke, no que parece ter sido sua última participação nas telas) que o passa a perseguir obsessivamente e só se torna amigo quando o deixa somente com a roupa de baixo. Por fim, continua-se no universo da perseguição, mas agora quem persegue o herói é o rapaz que mora com ele e o pai da garota, vivido pelo pai de Keaton. É nesse momento que Keaton se faz passar pelo espantalho do título. Se os três momentos não chegam exatamente a consumarem uma maior organicidade, a sucessão feérica de situações, tal como novamente se dará nas animações da Warner, é um de seus trunfos. Destaque para o surreal momento em que Keaton e sua amada selam sua união após trombarem sua moto com um padre que passa a trafegar com eles e, quando indagado do anel, Keaton saca um parafuso da própria moto. Infelizmente trata-se de uma versão que foi acrescentado risos eletrônicos. Joseph M. Schenck Prod. para Metro Pictures Corp. 20 minutos e 32 segundos.

 


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