Postagens

The Film Handbook #7: D.W. Griffith

Imagem
Lilian Gish e Richard Barthelmess em Inocente Pecadora , de Griffith D.W. Griffith Nascimento: 23/01/1875/La Grange, Kentucky, EUA. Morte: 23/07/1948, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira: 1908-31 Muito frequentemente, o olhar retrospectivo pode ser uma vantagem diferenciadora na tentativa de avaliar o status artístico de um criador popular em certo momento; porém no caso de David Wark Griffith é, talvez, um entrave. Considerado o grande inovador que se erguia acima dos outros diretores nos anos do cinema mudo, muitos de seus filmes mais conhecidos, entretanto, hoje soam piegas, datados e, até mesmo, em diversos casos, ofensivos. Crescido numa fazenda do Kentucky, Griffith foi um quase arquetípico cavalheiro sulista, cortês, determinado e liberal, ainda que marcado pelas experiências da escravidão e da Guerra Civil. Após viver seus anos de formação atuando junto a trupes teatrais, passou a trabalhar como roteirista e diretor para os estúdios Biograph onde, nos próximos c

Filme do Dia: O Menino da Floresta (2012), Jean-Christophe Dessaint

Imagem
O Menino da Floresta ( Le Jour des Corneilles , França/Bélgica/Canadá, 2012). Direção: Jean-Christophe Dessaint. Rot. Adaptado: Amandine Taffin. Música: Simon Leclerc.           França, segunda década do século XX. Clourge torna-se um velho ermitão desde a morte da companheira no parto que nasce seu filho. Ele havia fugido para a floresta para evitar a ira da comunidade por ter se unido com a jovem que morre. Criando o filho sozinho, torna-se um selvagem. Quando a criança se encontra maior, fica curiosa para ultrapassar os limites da floresta.  Após uma primeira tentativa frustrada, ela o faz de fato quando o pai se encontra bastante doente, com a perna quebrada. A comunidade reage negativamente pelo retorno do ermitão. Pai e filho, no entanto, são acolhidos pelo médico local e a criança se torna próxima da filha do médico, Manon. Com a recuperação de Clourge, esse retorna para a floresta. Seu filho, no entanto, encontra-se dividido entre o amor pelo pai e a forma como foi trat
As a little girl in Vietnan, the writer Christiane Sacco, who was a very dear friend of mine, experienced the horrors of both war and nature at the same time (alone, her mother dead and her father a prisioner, she wandered through the hostile forest, eating roots and hiding from Japanese soldiers driven mad by war). She told me that for her, the only film to tell the truth about nature was John Boorman's  Deliverance  (1972), in which nature does not humanize human beings. She is no longer with us, but I think she would have liked The Thin Red Line . Michel Chion, The Thin Red Line , p. 72.

Filme do Dia: O Homem Forte (1926), Frank Capra

Imagem
O Homem Forte ( The Strong Man , EUA, 1926). Direção: Frank Capra. Rot. Original: Hal Conklin, Robert Eddy & Arthur Ripley. Fotografia: Glenn Kershner & Elgin Lessley. Montagem: Harold Toung & Arthur Ripley. Com: Harry Langdon , Priscilla Bonner, Gertrude Astor, William V. Mong, Robert McKim, Arthur Thalasso, Brooks Benedict. Paul Bergot (Langdon), soldado belga nas trincheiras da I Guerra Mundial, recebe uma foto de uma garota, Mary Brown (Bonner), que ele nunca viu. Com o término da guerra ele parte para os Estados Unidos. Lá tenta trabalhar no teatro de variedades com Zandow (Thalasso), outro emigrado. Bergot, no entanto, quase se torna vítima da astúcia da ladra, Lily (Astor), que se faz passar por Brown. Ao partir para o interior, para lá se apresentar com Zandow, Bergot conhece a verdadeira Mary Brown, que é cega, e se apaixona por ela. Um movimento religioso liderado pelo pastor Joe (Mong) pretende banir o teatro de variedades e com as confusões armadas por Berg
Alone. Each and every one of us is alone before the world, and death. Michel Chion. The Thin Red Line , p. 25.

King Crimson - Live in Hyde Park (1969) - Complete Performance

Imagem

Filme do Dia: Paris Vu Par... (1965), Jean Douchet, Jean Rouch, Jean-Daniel Pollet, Eric Rohmer, Jean-Luc Godard & Claude Chabrol

Imagem
Paris Vu Par... (França, 1965). Direção e Rot.Original: Jean Douchet, com colaboração de Georges Keller nos diálogos ( Saint German- des-Prés ), Jean Rouch ( Gare du Nord ), Jean-Daniel Pollet ( Rue Saint-Denis ), Eric Rohmer ( Place de L´Etoile ), Jean-Luc Godard ( Montparnasse-Levallois ), Claude Chabrol ( La Muette ). Fotografia: Nestor Almendros ( Saint German- des-Prés , Place de L´Etoile ), Étienne Becker ( Gare du Nord , Place de L´Etoile ), Alain Levent ( Rue Saint-Denis ), Albert Maysles ( Montparnasse-Levallois ), Jean Rabier. Montagem: Jacquie Reynal & Dominique Villain ( Gare du Nord ). Dir. de arte: Eliane Bonneau ( La Muette ) & André Perraud ( Saint German-des-Prés ). Com: Jean-Pierre Andréani, Jean-François Chappey, Barbara Wilkin ( Saint German-des-Prés ), Stéphane Audran, Claude Chabrol, Giles Chusseau, Dany Saril ( La Muette ), Nadine Ballot, Barbet Schroeder, Gilles Quéant ( Gare du Nord ), Serge Davri, Phillippe Hiquilly, Joanna Shimkus ( Montparnasse-Le
In Malick's work, war is close to play: there be seems no profund difference between children who take the world or a corner of the earth for their playground, and put borders round it, and someone who decides that a hilltop is a strategic point. Michel Chion, The Thin Red Line , p.47

Filme do Dia: Azul é a Cor Mais Quente (2013), Abdellatif Kechiche

Imagem
Azul é a Cor Mais Quente ( La Vie d’Adèle , França/Bélgica/Espanha, 2013). Direção: Abdellatif Kechiche. Rot. Adaptado: Abdellatiff Kechiche & Ghalia Lacroix, a partir da história em quadrinhos Le Bleu est une Coleur Chaude , de Julie March. Fotografia: Sofian El Fani. Montagem: Sophie Brunet, Ghalia Lacroix, Albertine Lastera, Jean-Marie Langelle & Camille Toubkis. Cenografia: Coline Débée & Julia Lemaire. Com: Adèle Exarchopoulos, Léa Seydoux, Salim Kechiouche, Aurélien Recoing, Catherine Salée, Benjamin Siksou, Mona Walravens, Alma Jodorowski. Adèle (Exarchopoulos) leva uma vida algo insossa de colegial, tentando engatar, sem muita convicção, uma relação com um dos jovens mais desejados do colégio.  Tudo se transforma, no entanto, a partir do momento que cruza na rua com uma garota de cabelos pintados de azul. Rompendo com o jovem,  Adèle se aventura pela noite gay, com um amigo da escola e reencontra a garota, a estudante de arte Emma (Seydoux). Uma paixão nasce en
A good place to start is with the title, taken from James Jones' novel The Thin Red Line  (1962). Although the words officially refer to the line between life and death, they surely also speak to us of barriers and limits, those mysterious limits that we sense everywhere around us and do not know how to cross. In this film, voices are continually asking questions that it is not our role to answer, but which must be listened to and allowed to resonate. Michel Chion, The Thin Red Line , p. 8

Filme do Dia: O Lobo Atrás da Porta (2013), Fernando Coimbra

Imagem
O Lobo Atrás da Porta (Brasil, 2013). Direção e Rot. Original: Fernando Coimbra. Fotografia: Lula Carvalho. Música: Ricardo Cutz. Montagem: Karen Akerman. Dir. de arte: Tiago Marques. Figurino: Valeria Stefani. Com: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento, Tamara Taxman, Juliano Cazarré, Paulo Tiefenthaler, Thalita Carauta, Isabelle Ribas, Thalita Carauta, Emiliano Queiroz.          Com o desaparecimento súbito da filha, Sylvia (Nascimento), vai em busca de ajuda policial. O investigador (Cazarré) ouve o pai da criança, Bernardo (Cortaz), que de imediato pensa que foi ação de sua amante, Rosa (Leal), com quem manteve até recentemente uma relação extra-conjugal. A partir do relato de Rosa, aos poucos o quebra-cabeças vai fazendo sentido.          Com roteiro relativamente virtuoso e uma narrativa que é traçada a partir de flashbacks – sem se esquivar do chamado “corredor do logro”, ou seja, apresentando informações “falsas” em alguns desses – o filme pode ser enqua

J.S. Bach - BWV 639 - Ich ruf' zu dir, Herr Jesu Christ

Imagem
No primeiro aniversário do blog, volto com um dos meus temas musicais prediletos, que estava presente dentre as primeiras postagens do mesmo.
Perhaps in a visual culture, the truth of an individual fact is less important than the overall truth of the metaphors we create to help us to understand the past. Robert A.Rosenstone, History on Film/Film on History , p. 148

Um ano de Blog

Imagem
Comemorando o primeiro aniversário do blog, destaco a lista de filmes cujas resenhas foram publicadas ao longo do ano (na coluna ao lado), que foi a espinha cervical do mesmo. Ressalto a diversidade de épocas, estilos, nacionalidades, visões de mundo que os filmes trazem. Parto do princípio de que todo produto audiovisual é passível de um olhar. E é esse olhar, o meu olhar, parcial, ideologizado, trespassado igualmente de leituras que me influenciaram nos diversos campos e não apenas o do cinema, e também datado, que se encontra aqui presente. Datado, inclusive, no sentido de que tais resenhas foram escritas ao longo de mais de uma década e meia. Ou seja, que é possível que muitas das impressões de um filme que vi em 1998, por exemplo, não seja mais a mesma hoje, quase vinte anos depois. E que o termo datado, não é utilizado aqui de forma necessariamente pejorativa, como habitual. Escrever hoje é algo datado igualmente, é óbvio. O que elas possuem em comum é, na sua maciça maior

Jorge Cafrune - Zamba de mi esperanza - Argentinisima I

Imagem

Filme do Dia: À Flor da Pele (2005), Antony Cordier

Imagem
À Flor da Pele ( Douches Froides , França, 2005). Direção: Antony Cordier. Rot. Adaptado: Antony Cordier & Julie Peyr. Fotografia: Nicolas Gaurin. Música: Nicholas Lemercier. Montagem: Emmanuelle Castro. Dir. de arte e Cenografia: François Girard. Figurinos: Sophie Goudard. Com: Johan Libéreau, Salomé Stévenin, Jean-Phillipe Écoffey, Florence Thomassin, Pierre Perrier, Claire Nebout, Aurelien Recoing, Magali Woch. Mickael (Libéreau) é um jovem talento do judô que é observado de perto pelo empresário Louis Steiner (Recoing), que pretende que ele se torne exemplar para seu filho, Clément (Perrier). Mickael, de família pobre, namora com Annie (Thomassin) desde sempre, deixa que ela se envolva também com o agora amigo Clément. Porém, após observarem os dois se encontrando em um hotel e pedindo para ele entrar posteriormente, Mickael rompe com Annie e a esmurra quando essa o provoca se aproximando de Clément, justamente no dia da competição pelo qual fizera todos os esforços pa

Air - Remember

Imagem

Filme do Dia: A Culpa é do Filho (2012), Daniele Ciprì

Imagem
A Culpa é do Filho ( È Stato il Figlio , Itália, 2012). Direção: Daniele Ciprì. Rot. Adaptado: Daniele Ciprì, Massimo Gaudioso & Miriam Rizzo, a partir do romance de Roberto Alaimo. Fotografia: Daniele Ciprì. Música: Carlo Crivelli. Montagem: Francesca Calvelli. Dir. de arte: Marco Dentici. Cenografia: Cristiana Possenti. Figurinos: Grazia Colombini. Com: Toni Servillo, Giselda Volodi, Giuseppe Vitale, Alfredo Castro, Aurora Quattrocchi, Mauro Spitaleri, Alessia Zammiti, Fabrizio Falco, Benedetto Raneli, Pier Giorgio Bellochio.       Família de classe média baixa italiana típica de um bairro popular de Palermo vive sua vida banal e sem maiores percalços além da dificuldade financeira e dos reclamos habituais do pai, Nicola (Servillo), único trabalhador da casa, até que a filha mais jovem, Serenella (Zammiti) é assassinada numa ação equivocada de pistoleiros que queriam matar o sobrinho de Nicola,    envolvido com o mundo do crime. A família se desespera, mas fica sabendo at
Imagem

The Film Handbook #6: Ken Loach

Imagem
Sandy Ratcliff como uma garota na iminência de um colapso mental, na acusação por Ken Loach das pressões da Vida em Família . Nascimento: 17/06/1936/Nuneaton, Inglaterra. Carreira : 1967- Ainda que firmemente entrincheirado na tradição realista britânica, os filmes de Kenneth Loach transcendem às limitações comuns a tais métodos através de uma combinação rica entre política, poesia e pathos . Infelizmente seu rigoroso naturalismo e suas simpatias pela esquerda tem sido confinadas mais recentemente ao seu trabalho para a televisão, ainda que suas imagens sejam igualmente autênticas tanto nas telas grandes quanto pequenas. Desenvolvendo um interesse pelo teatro quando estudava direito, Loach se tornou um diretor de televisão, aonde o poder e acuidade de seus retratos da classe trabalhadora britânica contemporânea em peças tais como Up the Junction , Cathy Come Home e In Two Minds  o destacaram como um excitante novo talento. Em 1967, com o colaborador e produtor de longa dat

Filme do Dia: A Treinadora e seus Jogadores (2000), Qi Jian

A Treinadora e seus Jogadores ( Nu Shuai nan Bing , China, 2000). Direção: Qi Jian. Rot. Original: Miao Lu & Sun Xiaoquing. Fotografia: Lian Ming. Música: Zou Hang. Montagem: Yang Shuyong. Dir. de arte: Wang Jie. Figurinos: Yang Jing. Com: Jiang Wenli, Liu Quiang, Chen Baoguo.           Jie Wen (Wenli) é uma celebridade nacional após ter sido campeã da liga de basquete. Convidada para dirigir uma equipe que se encontra em decadência, ela terá que lidar com a rejeição do namorado, um dos jogadores expoentes da temporada e com a insubordinação de seus comandados, liderados pela vedete da equipe. Aos poucos, no entanto, Jie vai conquistando a simpatia dos jogadores e o time cresce até chegar na liderança. Próximo ao final do campeonato o dono do time, tendo recebido uma proposta de suborno da equipe concorrente, que irá cair para a segunda divisão caso o time perca, faz-lhe a proposta de perder um jogo. Jie afirma que irá sair da equipe, mas apenas após essa partida, que ganha. Qua

DALIDA Love in Portofino

Imagem

Filme do Dia: Os Artistas no Centro do Picadeiro: Perplexos (1968), Alexander Klüge

Imagem
Os Artistas no Centro do Picadeiro: Perplexos (Die Artisten in der Zirkuskuppel : Ratlos, Alemanha, 1968). Direção e Rot. Original: Alexander Klüge. Fotografia: Guenter Hoerman & Thomas Mauch. Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus. Com Hannelore Hoger, Sigi Graue, Alfred Edel, Bernd Höltz, Eva Oertel, Kurt Jürgens, Gilbert Houcke, Wanda Promska-Pampuch. Leni Peickert (Hoger) é uma mulher fascinada pelo circo. Após observar e entrar em contato com vários artistas, ela consegue montar o seu, mas não dura muito tempo. Por sua inabilidade prática, os credores acabam levando os animais. Essa complexa metáfora política de uma Alemanha no pós-guerra e o papel da arte que a ela cabe, bastante pessimista em relação a sua completa sujeição ao circuito do capitalismo, no sentido mais amplo, é prejudicada por seu excessivo hermetismo formal e cerebralismo. É evidente que tal metáfora leva em conta o próprio meio do qual Klüge se utiliza, o cinema. Após todas as idéias próprias que a prota
Ao partir, ficam-me coisas por acabar, ao partir. Salvei a gazela da mão do caçador mas continuou desmaiada, sem recuperar os sentidos. Colhi a laranja do ramo, Mas não consegui tirar-lhe a casca. Reuni-me com as estrelas, mas não as consegui contar. Tirei a água do poço mas não pude servi-la nos copos. Coloquei as rosas na bandeja, mas não pude esculpir as taças de pedra. Não saciei os meus amores. Ao partir, ficam-me coisas por acabar, ao partir.

Filme do Dia: Duelo a Pistola en el bosque de chapultepec (1896), Gabriel Veyre

Imagem
Un Duelo a Pistola en el Bosque de Chapultepec (México, 1896). Direção: Gabriel Veyre. Encenção ou não? Essa é a pergunta que acompanha certamente um dos primeiros filmes que Veyre realiza no México. E não se trata de uma pergunta fútil, no sentido de que se trata de uma vida humana. Caso a resposta seja afirmativa, como é provável que seja – dada a existência de um verdadeiro gênero que explorava a encenação de mortes e fuzilamentos – trata-se de uma morte mais realista do que as habitualmente encenadas então. Caso a resposta seja negativa, trata-se de um dos primeiros registros, senão o primeiro, que flagram o momento de uma morte de um ser humano – Eletrocuting an Elephant , produzido por Edison, somente faria algo semelhante sete anos após, e com um elefante como afirma o título – algo que pode ser levemente alimentado pelo fato de Veyre ser conhecido quase exclusivamente por “flagrantes” da realidade mais que propriamente encenações. Poder-se-ia pensar que tal como os Lumière

Brahms String Quartet Op. 51 No.1 in C minor (Full)

Imagem

Filme do Dia: Chamas de Verão (1966), Tony Richardson

Imagem
Chamas de Verão ( Mademoiselle , Reino Unido, 1966). Direção: Tony Richardson. Rot. Adaptado: Marguerite Duras, a partir do conto de Jean Genet. Fotografia: David Watkin. Música: Antoine Duhamel. Montagem: Sophie Coussein & Antony Gibbs. Dir. de arte: Jacques Saulnier. Cenografia: Charles Merangel. Figurinos: Jocelyn Rickards. Com: Jeanne Moreau, Ettore Manni, Keith Skinner, Umberto Orsini, Georges Aubert, Jane Beretta, Paul Barge, Pierre Collet.           Num vilarejo francês, jovem professora proveniente de Paris, conhecida apenas como Mademoiselle (Moreau) sente-se atraída pelo imigrante italiano Manou (Manni), viril e que não se escusa em fazer sexo com boa parte das garotas do lugar. Seu filho, Bruno (Skinner), que inicialmente havia recebido os cuidados de Mademoiselle, agora sofre cada vez mais com seus destratos. Mademoiselle costuma sorrateiramente provocar inundações, incêndios e o envenanamento de animais, sendo que a suspeita sempre recai na dupla de imigrantes
Não pode haver palavra mais apropriada do que "caridade" para aqueles impulsos humanos que o capitalismo desdenha, considerando-os disfuncionais. Dai Vaughan, O Condenado , p.73.
Imagem
Je Ne Suis Pas Charlie

Filme do Dia: A Idade da Terra (1980), Gláuber Rocha

Imagem
A Idade da Terra (Brasil, 1980). Direção e Rot. Original: Gláuber Rocha . Fotografia: Roberto Pires e Pedro de Moraes. Montagem: Carlos Cavalcante. Cenografia: Paula Gaetan Moscovici & Raul William Amaral Barbosa. Figurinos: Paula Gaetan Moscovici, Raul William Amaral Barbosa & Nilde Maria Goebel. Com: Tarcísio Meira, Norma Bengell, Jece Valadão, Antônio Pitanga, Ana Maria Magalhães, Danuza Leão, Geraldo Del Rey, Maurício do Valle, Gerard Leclery, Carlos Petrovich. Esse, que é o filme-testamento de Rocha, passeia entre a colagem godardiana e o mítico de Pasolini reverberando, em última instância, o próprio senso criativo de um cineasta que volta a se deter na sua maior obsessão: pensar o Brasil e sua cultura. Por vezes aborrecido e auto-indulgente, o filme apresenta seu momento documentário (evocativo de Godard ), na entrevista com Carlos Castelo Branco, que reflete sobre o golpe de 64 e alguns outros bons momentos de verve crítica. Seja uma abstração que acaba demonstran
Amar dói. É como se nos deixassemos esfolar sabendo que a qualquer momento a pessoa pode partir com sua pele.
amar as palavras, agonizar diante de frases. prestar atenção ao mundo.

‘Vanessa and Her Sister,’ by Priya Parmar

Imagem
Rarely do you encounter a woman who commands as much admiration as does the painter Vanessa Bell in Priya Parmar’s multilayered, subtly shaded novel, “Vanessa and Her Sister.” The sister of the title is, of course, Virginia Woolf, who understood how hard it is for a novelist to capture a character. “Few catch the phantom,” Woolf said in a lecture at Cambridge in 1924, the year before the publication of “Mrs. Dalloway.” “Most have to be content with a scrap of her dress or a wisp of her hair.” Parmar’s portrait brings Vanessa out of the shadows, into fully realized, shining visibility. The world remembers Virginia better than her enigmatic older sister: Parmar restores the symmetry of their relationship in the familial landscape, showing how essential Vanessa’s steadying force was to Virginia’s precarious balance. Though Vanessa was only two and a half years older than Virginia, she took on a maternal role for her and their two brothers in 1895, after their mother’s death, when

Filme do Dia: Weenie Roast (1931), Manny Gould & Ben Harrison

Imagem
Weenie Roast (EUA, 1931). Direção: Manny Gould & Ben Harrison. Rot. Original: Ben Harrison. Típico produto de sua época, essa animação de Krazy Kat, praticamente é exibição de música e movimento, sem muita atenção para nada mais. Aqui, Kat e sua namorada vão se divertir na praia e sobrevivem ao erro de um funcionário de um parque de diversões, atravessando o mesmo e um circo com o carrinho da montanha russa. O movimento e os desenhos, assim como a antropomorfização radical não somente de animais como de objetos, também típica do período, é bastante semelhante as Silly Symphonies de Disney e séries derivadas. Screen Gems para Columbia Pictures. 6 minutos.