Postagens

Filme do Dia: A Última Ceia (1976), Tomás Gutiérrez Aléa

Imagem
A  Última Ceia ( La Última Cena , Cuba, 1976). Direção: Tomás Gutiérrez Aléa. Rot. Adaptado: Tomás Gutiérrez Aléa & Constante Diego, baseado no romance de Moreno Fraginals. Fotografia: Mario García Joya. Música: Leo Brouwer. Montagem: Nelson Rodríguez. Dir. de arte: Carlos Arditi. Figurinos: Lidia Lavallet & Jesús Ruiz. Com: Nelson Villagra, Samuel Claxton, Luiz Alberto Garcia, Jose Antonio Rodriguez, Mario Balmaseda, Idelfonso Tamayo, Julio Hernandez. Em um engenho cubano no século XVIII, um senhor de engenho, apiedado da condição de seus escravos e influenciado pela moral cristã, decide oferecer um lauto banquete para doze deles na noite que antecede a sexta-feira santa, após uma cerimônia do lava-pés em que ele próprio, o Conde (Villagra) já fizera questão de beijar os pés dos escravos.   Durante o banquete, o Conde se embriaga e consegue atender a alguns apelos dos escravos, demonstrando certa resignação e auto-controle até mesmo quando o escravo mais rebelde entre

Filme do Dia: O Tambor (1979), Volker Schlöndorff

Imagem
O   Tambor ( Die Blechtrommel , Al. Ocidental/França/Polônia/Iuguslávia, 1979). Direção: Volker Schlöndorff. Rot. Adaptado: Jean-Claude Carriére, Volker Schlöndorff & Frank Seitz, a partir do romance de Günter Grass. Fotografia: Igor Luther. Música: Maurice Jarre. Montagem: Suzanne Baron. Dir. de arte: Piotr Dudzinsk, Zeljko Senecic & Nicos Perakis. Cenografia: Marijan Marcius, Edouard Pezzolli & Paul Weber. Figurinos: Inge Heer, Dagmar Niefind & Yoshio Yabara. Com: David Bennent, Mario Adorf, Angela Winkler, Katharina Thalbach, Daniel Olbrychski, Charles Aznavour, Tina Engel, Berta Drews, Roland Teubner, Mariella Oliveri. Dantzig. Oskar Matzerath (Bennent) é uma criança que decide, aos três anos, por sua livre decisão, parar de crescer após se jogar da escadaria da adega de sua família. Além de não mais crescer, Oskar consegue lançar um grito tão agudo que estilhaça vidros. Sua mãe, Agnes (Winkler), divide-se entre o marido comerciante e bonachão, Alfred (Adorf

Filme do Dia: Make Mine Freedom (1948), William Hanna & Joseph Barbera

Imagem
M ake Mine Freedon (EUA, 1948). Direção: William Hanna & Joseph Barbera. Essa peça de propaganda da Guerra Fria contrapõe sem a menor sutileza uma América com liberdade de expressão e livre iniciativa que culminou na nação mais economicamente avançada do mundo e os “ismos” que não chegam a ser citados pelo nome, mas no qual evidentemente se encontram o socialismo, comunismo e anarquismo. Tudo isso é apresentado através, basicamente, de um confronto em um parque onde o Dr. Utopia pretende vender suas loções “ismos” para um punhado de homens que representam tipos bem definidos como o empresário, o agricultor, etc. Porém, um homem que se encontrava deitado em um banco acaba pregando tudo o que há de magnífico no país e para completar pede que eles tomem a beberagem. Logo eles se virão esmagados enquanto indivíduos pelo enorme braço do estado que sufoca qualquer tipo de poder diferenciado como o sindicato, a posse individual de bens e o livre discurso. Ironicamente, a reação a es

Filme do Dia: Mary Poppins (1964), Robert Stevenson

Imagem
M ary Poppins (EUA, 1964). Direção: Robert Stevenson. Rot. Adaptado: Bill Walsh & Don DaGradi, a partir dos livros Mary Poppins , de P.L. Travers. Fotografia: Edward Colman. Música: Irwin Kostal. Montagem: Cotton Warburton. Dir. de arte: Carroll Clark & William H. Tunkte. Cenografia: Hal Gausman & Emile Kuri. Figurinos: Tony Walton. Com: Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson, Karen Dotrice, Matthew Garber, Glynis Johns, Hermione Baddeley, Reta Shaw, Elsa Lanchester, Reginald Owen, Jane Darwell, Ed Wynn. Na Inglaterra da virada do século, na   família Banks, mais uma babá pede as contas por conta das travessuras dos garotos Jane (Dotrice) e Michael (Garber). Seu pai, o pouco afetuoso e calculado banqueiro George (Tomlinson) culpa a mãe, a sufragista Winnifred (Johns) por não ter se disposto com afinco na escolha e promete ele mesmo cuidar do caso, pondo um anúncio no Times . Porém uma ventania dispersa todas as inumeráveis candidatas e leva a carta escrita pe

The Film Handbook#172: Ridley Scott

Imagem
Ridley Scott Nascimento: 30/11/1937, South Shields, Inglaterra Carreira  (como diretor): 1977- Ainda que os filmes que Ridley Scott escolheu realizar sugiram um diretor de considerável ambição, não é certo que se possa levá-lo muito a sério até que supere sua inabilidade para contar uma história com clareza ou criar personagens críveis e intensas. Demasiado preocupado com o visual das coisas, sua obra é frequentemente previsível, mesmo incoerente. Scott já havia se estabelecido como diretor de espalhafatosos comerciais quando realizou sua estreia em longa-metragem com Os Duelists / The Duelists , uma bombástica, ainda que visualmente suntuosa, adaptação de um conto de Joseph Conrad, sobre uma disputa obsessiva entre dois oficiais durante as Guerras Napoleônicas. Porém foi a sanguinolenta e nada prazerosa ficção-científica de horror Alien - O Oitavo Passageiro / Alien > 1  o primeiro a sugerir o seu potencial de bilheteria: infundindo o banal enredo no estilo  da Velha Casa S

Filme do Dia: Homofobia (2005), Genésio Marcondes Júnior

Imagem
H omofobia (Brasil, 2005). Direção e Rot. Original: Genésio Marcondes Júnior. Fotografia: Natássia Nicoletti. Montagem: Genésio Marcondes Júnior & Renata Machado. Dir. de arte: Edson Novais Jr. & Roberta Machado. Com: Angelo Cruz, Isma Ochner, Renata Silveira. Anderson, jovem agressivo e preconceituoso, agride verbalmente e quase dá um pontapé em um homossexual que cruza o caminho dele. Mais tarde, vai ao apartamento da namorada, Dani (Silveira). Ela tem que sair e ele que recebe o amigo de Dani que é ninguém menos que Marcelo, o homossexual que ele havia agredido. Conseguindo narrar o que quer sem nenhuma firula e indo direto ao assunto, esse curta é prejudicado, no entanto, por sintetizar o clichê de que todo homofóbico é homossexual enrustido, assim como pela própria situação de submissão e falta de dignidade do personagem gay, que faz sexo oral no seu agressor na primeira investida do mesmo. Ainda que a situação nada possua de inverossímil, a condição de submissão d

Filme do Dia: Assassinato no Expresso do Oriente (1974), Sidney Lumet

Imagem
  A ssassinato no Expresso do Oriente ( Murder on the Orient Express , Reino Unido, 1974). Direção: Sidney Lumet. Rot. Adaptado: Paul Dehn, a partir do romance de Agatha Christie. Fotografia: Geoffrey Unsworth. Música: Richard Rodney Benett. Montagem: Anne V. Coates. Dir. de arte: Tony Walton & Jack Stephens. Figurinos: Tony Walton. Com: Albert Finney, Lauren Baccall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Michael York, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, John Gielgud, Wendy Hiller, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave, Rachel Roberts, Richard Widmark. Dezembro de 1935. Hercule Poirot (Finney), famoso detetive belga, está retornando   à Inglaterra e consegue, graças a sua amizade com o diretor da companhia, Signor Bianchi (Balsam), uma vaga no célebre Expresso do Oriente. Pouco depois de instalado no trem, é procurado por um homem, Ratchett (Widmark), que se diz ameaçado de morte e oferece uma pequena fortuna para que ele cuide do caso. Poirot recusa. Pouco tempo depois