Filme do Dia: The Moonshiner (1904), Wallace McCutcheon
The Moonshiner (EUA, 1904). Direção: Wallace McCutcheon. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Wallace McCutcheon, Gayne Withman.
Um grupo de
homens produz ilegalmente bebida ao qual troca por milho numa casa próxima. Um
agente da lei observa a ação e avisa para seus colegas. Segue-se uma ação
policial que encontra resistência por parte dos foras-da-lei resultando em
mortes de ambos os lados.
Mais longo que
outros filmes do período (The Mystery of
the Missing Jewel Casket, The
Nihilist) e com extensão similar ao de muitos dos
filmes dirigidos por Griffith na Biograph quase dez anos após, ainda assim
não possui a mesma clareza na apresentação de sua narrativa que o primeiro,
aproximando-se mais do segundo, em que a relativa complexidade da trama, ao
menos se comparada a das similares de então, como os filmes de perseguição não
é beneficiada pela curta extensão da metragem, excessivo foco em ações que não
acrescentam muito em termos narrativos (como as ações no alambique improvisado
ou no momento da troca pelo milho) e nem tampouco trazem nenhuma dimensão
visualmente fantástica como era o caso de Méliès em ações similares (Viagem à Lua) e ausência de uma
decupagem a partir dos planos mais abertos, algo então inexistente. McCutcheon,
como Porter (e muitas vezes também com Porter), foi um nome fundamental nesse
período de elaboração de um cinema de pretensões narrativas. Suas contribuições
não devem ter passado despercebidas de Griffith, que chegou a ser ator para
McCutcheon (em O Pesadelo de um Escultor).
Como passa a ser mais ou menos comum então (vide A Vida e Paixão de Jesus Cristo, de Zecca), faz-se uso aqui de uma
panorâmica ainda mais generosa que as presentes naquele, para enquadrar o
personagem que se desloca a abrir uma porteira. Destaque para os estertores
devidamente exagerados que antecedem a morte (de um dos vilões), seguido pelo
crime pelas costas da mulher, demonstrando sua perfídia, contra o assassino do
bandido (seu amante?), a quem abraça calorosamente e acompanha o fim, numa
antecipação em décadas a Bonnie &
Clyde. American Mutoscope &
Biograph. 13 minutos e 25 segundos.
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