Filme do Dia: Uma Estrela para Iôiô (2004), Bruno Safadi

 


Uma Estrela para Ioiô (Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Bruno Safadi. Fotografia: Lula Carvalho. Música: Alexandre Pereira. Montagem: Karen Black & Moa Batsow.  Dir. de arte: Moa Batsow. Com: Mariana Ximenes, Gustavo Falcão, Ivan Cardoso, Ana Abbott, Fábio Lago, Nina Morena, Alice Gomez.

Ao comprar, depois de muito trabalho e doar tudo que de algum valor possuía, Antônio Cleide (Falcão), compra uma estrela para sua namorada, a prostituta Ioiô (Ximenes). Sua alegria, no entanto, durará pouco, quando descobrir que os seus amigos também compraram a mesma estrela para as suas. A discórdia se instaura entre o grupo, enquanto o vendedor conta animado o seu dinheiro.

Ainda que a presença de Ivan Cardoso no elenco e a carreira posterior de Safadi sugira uma aproximação com o marginal-udigrude do passado, assim como ambientar uma história do passado em um Rio evidentemente contemporâneo, algo que Cardoso já havia feito antes (e melhor) em seu Nosferato no Brasil, esse curta parece mais se aproximar de tolices datadas pós-modernistas como A Garota Fatal Encontra o Homem Ideal, de Camurati, de dez anos antes – pelo viés da evocação em forma de pastiche de alusões ao cinema, embora destituído do travo de caricatura de classe daquele, ou nem de todo, dado o nome do seu protagonista. E, para complicar ainda mais tudo, é estruturado como se fosse um filme mudo, com cartelas, em preto&branco e movimentação um pouco acelerada dos atores.  E haja referências de estudante de cinema, de Caligari  aos filmes de Méliès. Sua trilha musical consegue uma combinação ser uma alusão ao passado, mais que algo meramente derivativo, com maior sucesso que o resultado do filme como um todo. TB Produções. 15 minutos e 21 segundos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar