O Dicionário Biográfico de Cinema#206: Michael Fassbender

 


Michael Fassbender, n. Heildelberg, Alemanha, 1977

Uma voz calma, um rosto nivelado, uma beleza não totalmente habitada - tem sido sempre um tipo de perfeita neutralidade que é impressionante em Fassbender. Portanto, não foi apenas apropriado, mas um processo de divinização, quando foi elencado como David, o andróide, em Prometheus (12, Ridley Scott). Aliás, todo mundo terminou como um zumbi bem aparentado neste filme. Possui bons momentos nele, mas o filme foi surdo e cego a eles. Isto chegou como um lapso inesperado após um 2011 no qual Fassbender parecia estar em metade dos filmes dignos de nota sendo realizados: talvez o melhor Rochester jamais posto nas telas, contracenando com Mia Wasikowska, em Jane Eyre (Cary Fukunaga);  nu, sexualmente enlouquecido, e desperado em Shame, mas ainda mais intrigante por aquele tom robótico e impertubável; respeitável, mas apaixonadamente auto-contraditório, como Jung, em A Dangerous Method [Um Método Perigoso] (David Cronenberg); como um homem de vidro, em perigo de quebrar; mais Magneto em X-Man: First Class [X-Man: A Primeira Classe]; e um pequeno papel em Haywire [A Toda Prova] (Steven Soderbergh).

Este foi o destino de uma criança de pai alemão e mãe da Irlanda do Norte, que foi viver em Kilarney com dois anos de idade. A primeira vez que se teve notícia dele foi na minisérie de TV Band of Brothers [Irmãos de Guerra] (01, David Frankel e Mikael Salomon), e fez diversos anos de TV, incluindo Guy Fawkes em Gunpowder, Treason & Plot (04, Gillies McKinnon) e Charles Bravo em A Most Mysterious Murder (04, Michael Samuels). Seu próximo ímpeto veio de 300 (06, Jack Snyder). Então fez Angel (07, François Ozon); a minissérie The Devil's Whore (08, Marc Munden); foi a seguir transformado pela realidade do militante do IRA em greve de fome Bobby Sands, em Hunger [Fome] (08, McQueen), de longe sua interpretação mais apaixonada. Foi excelente como o irlandês sedutor em Fish Tank [Aquário] (09, Andrea Arnold), e tão perfeitamente inglês, como Archie Hicox em Inglorious Bastards [Bastardos Inglórios] (09, Quentin Tarantino), que gritou com falsidade. Seguiu-se Blood Creek [Renascido das Trevas] (09, Joel Schumacher), Centurion [Centurião] (10, Neil Marshall) e Jonah Hex [Jonah Hex - Caçador de Recompensas] (10, Jimmy Hayward), antes de ter caído na toca do coelho em 2011.

Deve se tornar um grande astro, e está com frequencia em filmes importantes: 12 Years a Slave [12 Anos de Escravidão] (13, Mcqueen), onde conveio a natureza torturadora do proprietário de escravos. Mas não penso que o público se importe - e pode ser que a maldição que ele precise perseguir, perfeito, mas ainda assim correto, e vazio, uma tradição lançada com HAL, em 2001? Foi sem salvação em The Counselor [O Conselheiro do Crime] (13, Scott), mas está escalado para Thomas Wolfe, MacBeth, e outro Prometheus.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 854-55. 

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