Filme do Dia: O Emprego (2008), Santiago Bou Grasso & Patricio Plaza

 


Emprego (El Empleo, Argentina, 2008). Direção Santiago Bou Grasso & Patricio Plaza. Rot. Original a partir de uma ideia de Patricio Plaza. Montagem e Dir. de arte Santiago Bou Grasso & Patricio Plaza. 

Homem desde o momento de acordar até chegar sua função no trabalho, faz uso de utensílios humanos, inclusive enquanto cadeiras, mesas, cabides ou táxis. Até que quando chega no emprego, e diante da sala na qual trabalha, também passa a ser mais um destes objetos.

Trabalhando na lógica inversa a da realidade, com os humanos fazendo às vezes não apenas do mobiliário tradicional, mas também de aparelhos mecânicos como sinal de trânsito e de motor a combustão, substituindo carros, mas ao mesmo tempo abrindo espaço a uma crítica sobre a disparidade na condição, entre os que usufruem e fazem os serviços para tornar a vida do profissional ao qual o curta animado foca, mais cômoda. A objetificação, no pleno sentido, de uma parte dos seres humanos, agora meros objetos como cabides, suportes de abajures ou contrapesos de elevadores. Seus traços são um convite a assistência ininterrupta, em tom sépia. E a pergunta que não quer calar, é se o beneficiado pelos outros homens-objetos, também se transformaria, ele mesmo, em objeto, indagação cuja resposta dá ênfase ao sentido maior do próprio curta. |Opusbou. 6 minutos e 24 segundos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar