Filme do Dia: Il Sole Sorge Ancora (1946), Aldo Vergano

 


Il Sole Sorge Ancora (Itália, 1946). Direção: Aldo Vergano. Rot. Original: Guido Aristarco, Giuseppe De Santis, Carlo Lizzani, Aldo Vergano & Vittorio Cottafavi, a partir do argumento de Guiseppe Gorgerino. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Guiseppe Rosati. Montagem: Gabriele Varriale. Dir. de arte: Fausto Gallil. Figurinos: Anna Gobbi. Com: Vittorio Duse, Elli Parvo, Massimo Serato, Lea Padovani, Carlo Lizzani, Gillo Pontecorvo, Checco Risone, Aldo Vergano.

Após o armistício do General Badoglio com as forças aliadas, em 1943, um verdadeiro clima de guerra civil se segue num vilarejo lombardo. Cesare (Duse), que retorna ao local, onde nasceu, justamente nesse momento crítico, torna-se membro da resistência, vê-se dividido entre uma paixão por Laura (Padovani), também parte da resistência e uma dama da alta sociedade colaboracionista, Matilda (Parvo), cuja filha mantém uma relação íntima com o inescrupuloso líder nazista, o Major Heinrich (Serato). Cesare e o padre Don Camillo (Lizzani) são levados para a execução, mas acabam sendo salvos por uma ação improvisada da resistência. Pouco tempo depois Don Camillo é recapturado e não tem a mesma sorte, sendo executado diante da população, como afirmação do poderio nazista. A resistência, no entanto, organiza uma reação massiva acuando os nazistas. Mario (Rissone), irmão colaboracionista de Cesare, é assassinado quando busca fugir. Destino semelhante tem Matilda.

Apesar do filme de Vergano deixar mais marcada as diferenças internas entre os italianos que o mais célebre Roma: Cidade Aberta (1945), de Rossellini, o esquematismo aqui se torna ainda mais evidente. Marcado por dicotomias algo simplificadas, como a que identifica a burguesia industrial com o colaboracionismo e os operários com a resistência, o filme se aproxima bem mais das convenções dos filmes de gênero, fazendo com que os confrontos dos membros da resistência se tornme mais próximos dos filmes de cowboys norte-americanos do que propriamente os humildes e desdramatizados combates entrevistos em filmes como o contemporâneo Paisà , de Rossellini. Chega-se ao ponto de Cesare “ter a honra” de eliminar o diabólico líder nazista, assim como um final feliz que apresenta o casal Cesare e Laura observando da janela, as comemorações por uma sociedade finalmente livre da barbaridade do conflito – sendo a cena mais chocante, a que um garoto é morto a esmo pelo insano major nazista. Produzido pelas associações de resistência o filme conta coma contribuição de vários futuros realizadores como De Santis, Lizzani e Pontecorvo.  Vergano não mais obteria nenhum filme de relevância junto à crítica ou ao público, morrendo amargurado e solitário em 1957. Destaque para os longos planos-sequencia na primeira metade do filme, alguns deles apresentando um verdadeiro painel de vários grupos sociais ao mesmo tempo. ENIC. 90 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar