Filme do Dia: A Dança dos Paroxismos (1929), Jorge Brum do Canto

 


A Dança dos Paroxismos (Portugal, 1929). Direção, Rot. Original e Montagem: Jorge Brum do Canto. Fotografia: Manuel Luís Vieira. Com: Machado Correia, Jorge Brum do Canto, Maria de Castro, Maria Emília Vilas, Maria Manuela Varela.

Cavalgando há dois dias rumo ao Reino Encantado no qual desposará uma princesa, Galeswithe (Varela) o cavaleiro (Brum do Canto) é acudido por um grupo de camponesas. Ele segue sua jornada, tendo sido alertado para ter cuidado quando atravessasse Elfland, a terra dos elfos. Lá proseia com Banschi (Castro) e é convidado a dançar pelas sílfides, convite que declina. O convite embute várias promessas, para que permaneça no seu reino. Esse não cede a seus encantos e parte, logo a seguir vendo uma imagem de ninguém menos que Galeswithe, que se afirma já ter morrido.

Bem mais comedido em suas experimentações formais que a maior parte dos filmes da vanguarda francesa que lhe inspirou – o filme é dedicado a Marcel L’Herbier, embora talvez seja mais próximo, esteticamente, das produções de um Jean Epstein – o que não significa destituído de talento, antes ao contrário; o quanto de beleza plástica ele extrai a partir da simples movimentação dos agricultores quando chamados por uma mulher, dentre vários outros exemplos, atesta o oposto, apesar de ser anunciado, em seus créditos iniciais, tratar-se de uma produção amadora. O ar um tanto parvo do príncipe, vivido pelo próprio realizador, provavelmente seria um atestado de se encontrar ainda tenso e pouco à vontade em meio aos camponeses que o recebem. A acrescer de sua dimensão com um que de onírica não falta sequer a presença de duas gêmeas interpretando camponesas. Brum do Canto seguirá uma trajetória nada incomum para boa parte desses realizadores vanguardistas, a de se aproximar de filmes de caráter apolegético de regimes autoritários (Fátima, Terra de Fé e Chaimite dentre os exemplos mais célebres). Se há algo aparentemente em comum em filmes tão diversos quanto esse e o posterior Chaimite é a ausência de maiores delongas para a cena que se pensa mais esperada – lá a do encontro entre as tropas portuguesas e Gungunhana, aqui a do príncipe e sua amada – embora logo se descubra que o encontro súbito não passa de um delírio do jovem. E ainda pode ser dito o breve momento que reproduz o passamento de João, observado atráves de desfocamento, câmera vacilantes e outros efeitos na película posterior, sendo que a câmera aqui macaqueia igualmente o olhar oscilante do cavaleiro, dentre vários outros uso similares. Também se observa uma aceleração do movimento e várias tomadas de efeito gracioso em que folhas se elevam ao ar como borboletas. Cópia infelizmente destituída de sonorização para acompanhamento musical. Seu final soa demasiado abrupto. Mello Castelo Branco Lmtd. 44 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar