Guia Crítico de Diretores Japoneses#10: Eisuke Takizawa

 


TAKIZAWA, Eisuke

(6 de setembro de 1902 - 29 de novembro de 1965)

滝沢英輔

O irmão mais jovem do diretor de Orochi, Buntarô Futagawa, Takizawa trabalhou para seu irmão como roteirista em Rantō (Swordfight, 1925) e assistente de Masahiro Makino, antes de dirigir. Conquistou aclamação crítica com seu quarto filme, Paipu no Sanikichi (Sankichi of the Pipe, 1929), sobre um batedor de carteiras que, sem o saber, provoca um incidente diplomático, ao roubar um cachimbo, no qual se encontra escondida uma fórmula científica importante. Durante os anos 30, especializou-se nos jidai-geki, incluindo versões das recorrentes histórias japonesas Chūshingura e a vida do heroi folclórico Musashi Miyamoto. Mais excêntrico no tema foi Sengoku Gutōden (A Tale of Thieves in Wartime, 1937), baseado em um roteiro de Sadao Yamanako, sobre um guerreiro buscando vingança de um senhor que o acusou de traição; a trama é derivativa de Schiller e transposta para a Era Sengoku. 

Durante a guerra, Takizawa dirigiu alguns melodramas de época e contribuiu com o esforço de guerra com Hachijūhachinenme no Taiyō (The Sun of the Eighty-Eight Year, 1941), a história de trabalhadores de um estaleiro que conseguem construir um destroier contra todas as probabilidades. Dentre seus filmes mais admirados do pós-guerra se encontram Byakuya no yōjo (Sedução do Monge, 1957), um melodrama hiper-naturalista repleto de sangue, baseado em um romance de Kyōka Izumi, sobre um monge seduzido pela tentação demoníaca, e Rokunin no Ansatsusha (1955), um filme de samurai ambientado nos últimos anos do shogunato Tokugawa, fazendo uso da história da missão de vingança de um jovem, buscando evitar a morte de seu mentor pro-Ocidente, para articular uma crítica dos ideais bushidō. Ainda que tenha continuado a trabalhar, principalmente com materiais históricos, Takizawa realizou incursões ocasionais em outros gêneros: Kajin (Forever, My Love, 1958) e Zesshō (1958), são ambas tragédias românticas sobre amores divididos pela doença e pela guerra, e Kumo ni Mukatte Tatsu (1962), foi um thriller político sobre uma investigação do assassinato de um político socialista. Takizawa permanece quase desconhecido no Ocidente. 

1929 Aru onna to gaka / The Painter and a Certain Woman

 Shigekazu yāi / Hey, Shigekazu 

Kuroi hitomi / Dark Eyes 

Paipu no Sankichi / Sankichi of the Pipe Kiri haruru 

 1930 Ore wa tensai / I Am a Genius 

Gakusei sandaiki / Record of Three Generations of Students 

Waraenu gaika / Unsmiling Song of Triumph 

Nankyoku ni tatsu onna / A Woman at the South Pole 

Aisukurīmu / Ice Cream 

Senkō sensen / The Hidden Front 

1931 Sanada jūyūshi / Ten Brave Men from Sanada 

Akasaya Yasubei / Yasubei of Akasaya

 Furisode shōbu / Competition in Long Sleeves

 1932 Karakusa Taiheiki / Bur Clover 

Taiheiki Ōoka seidan: Jūsan’ya kenbutsu samurai / Ooka’s Trial: A Samurai Views the Moon on the Thirteenth Night

 Sukedachi tsuji kōshaku / The Backup’s Street Lectures

 1933 Jōshū shichinin arashi / Seven Men in a Storm in Joshu 

Bushi jingi / Warrior’s Honor 

1935 Hareru Kisoji / Fine Weather on the Kisoji 

Taikōki: Tōkichirō sōsotsu no maki / Chronicle of Hideyoshi as a Young Foot Soldier 

1936 Kaidai musō / The Unparalleled Miyamoto Musashi 

 1937 Sengoku guntōden: Zenpen: Tora ōkami / A Tale of Thieves in Wartime: Part 1: Tiger and Wolf / SSengoku guntōden: Kōhen: Akatsuki no zenshin / A Tale of Thieves in Wartime: Part 2: Advance at Daybreak 

 1938 Chinetsu / Subterranean Heat 

Ōma no tsuji: Edo no maki / Street at Dusk : Edo Reel 

Budō sen’ichiya / 1001 Nights of Bushido

 1939 Chūshingura (Zenpen; Kōhen) / The Loyal 47 Ronin (Parts 1 and 2) 

Gozonji azuma otoko / The Famous Man from Edo 

1940 Taiyō no miyako / Capital of the Sun 

1941 Kaiketsu / Solution 

Hachijūhachinenme no taiyō / The Sun of the 88th Year 

1942 Umesato-sensei kōjōki: Ryūjinken / The Life Story of Dr. Umesato: Sword of the Dragon God 

1943 Ina no Kantarō / Kantaro of Ina Himetaru kakugo 

 1945 Nihon kengōden / Great Swordsman of Japan 

1947 Osumi no jisankin / Osumi’s Dowry 

1949 Kirare no Senta / Scarred Senta 

1950 Tsuma no heya / The Wife’s Room 

Shinsō gonin onna / Five Well-Dressed Women 

1951 Heian guntōden: Hakamadare Yasusuke / Tale of Heian-Era Thieves: Swords and Brocade 

1952 Yaguradaiko / The Drumbeat Kenka Yasubei 

 1953 Yasugorō shusse / Yasugoro’s Success Yūdachi Kangorō 

 Tetsuwan namida ari / Even the Mighty Shed Tears 

Uwaki tengoku / Fickle Heaven 

1954 Kunisada Chūji / Chuji Kunisada 

Jigoku no kengō: Hirate Zōshu / Hell’s Swordsman: Zoshu 

Hirate Hatsusugata Ushimatsu gōshi / Ushimatsu Appears Through the Lattice

 1955 Rokunin no ansatsusha / Six Assassins 

Oshun torimonochō: Nazo no amagoten / Casebooks of Oshun: The Mysterious Nun’s Palace

 Edo issun no mushi / A Worm Will Turn in Edo 

1956 Kuroobi yōjō: Hana to arashi / The Merciful Blackbelt: The Flower and the Storm

 1957 Kawakami Tetsuji monogatari: Sebangō 16 / The Story of Tetsuji Kawakami: Uniform No. 16 “

Kuruwa” yori: Muhō no ichidai / From “Red-Light District”: The Untamed Generation 

Byakuya no yōjo/Sedução do Monge

 1958 Kajin / Forever, My Love 

 Shi no kabe no dasshutsu / The Face of Death

 Zesshō / The Last Song 

1959 Inoru hito / The Praying Man

 Sekai o kakeru koi / Love and Death 

 1960 Zassō no yōna inochi / Trodden Blossoms 

 Ajisai no uta / Blossoms of Love 

 Jūrokusai / Sixteen 

1961 Shokei zen’ya / The Night Before Execution 

Ore wa shinanaize / I Refuse to Die 

1962 Dojokko no uta / The Song of the Season

 Kumo ni mukatte tatsu / Facing the Clouds 

Shirobanba / White Fairy Dust 

1963 Kiriko no tango / Kiriko’s Tango 

1964 Shutsugeki / Sortie 

Shin otoko no monshō: Dokyō ichiban / A Man’s Crest, New Version: The Most Courageous 

Otoko no monshō: Hana to nagadosu / A Man’s Crest: Flower and Long Sword

 1965 Otoko no monshō: Kenka kaidō / A Man’s Crest: Road of Fighting 

Otoko no monshō: Ruten no okite / A Man’s Crest: Vicissitudes of the Law

Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008.  pp. 402-5. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso