Guia Crítico de Diretores Japoneses#10: Eisuke Takizawa
TAKIZAWA, Eisuke
(6 de setembro de 1902 - 29 de novembro de 1965)
滝沢英輔
O irmão mais jovem do diretor de Orochi, Buntarô Futagawa, Takizawa trabalhou para seu irmão como roteirista em Rantō (Swordfight, 1925) e assistente de Masahiro Makino, antes de dirigir. Conquistou aclamação crítica com seu quarto filme, Paipu no Sanikichi (Sankichi of the Pipe, 1929), sobre um batedor de carteiras que, sem o saber, provoca um incidente diplomático, ao roubar um cachimbo, no qual se encontra escondida uma fórmula científica importante. Durante os anos 30, especializou-se nos jidai-geki, incluindo versões das recorrentes histórias japonesas Chūshingura e a vida do heroi folclórico Musashi Miyamoto. Mais excêntrico no tema foi Sengoku Gutōden (A Tale of Thieves in Wartime, 1937), baseado em um roteiro de Sadao Yamanako, sobre um guerreiro buscando vingança de um senhor que o acusou de traição; a trama é derivativa de Schiller e transposta para a Era Sengoku.
Durante a guerra, Takizawa dirigiu alguns melodramas de época e contribuiu com o esforço de guerra com Hachijūhachinenme no Taiyō (The Sun of the Eighty-Eight Year, 1941), a história de trabalhadores de um estaleiro que conseguem construir um destroier contra todas as probabilidades. Dentre seus filmes mais admirados do pós-guerra se encontram Byakuya no yōjo (Sedução do Monge, 1957), um melodrama hiper-naturalista repleto de sangue, baseado em um romance de Kyōka Izumi, sobre um monge seduzido pela tentação demoníaca, e Rokunin no Ansatsusha (1955), um filme de samurai ambientado nos últimos anos do shogunato Tokugawa, fazendo uso da história da missão de vingança de um jovem, buscando evitar a morte de seu mentor pro-Ocidente, para articular uma crítica dos ideais bushidō. Ainda que tenha continuado a trabalhar, principalmente com materiais históricos, Takizawa realizou incursões ocasionais em outros gêneros: Kajin (Forever, My Love, 1958) e Zesshō (1958), são ambas tragédias românticas sobre amores divididos pela doença e pela guerra, e Kumo ni Mukatte Tatsu (1962), foi um thriller político sobre uma investigação do assassinato de um político socialista. Takizawa permanece quase desconhecido no Ocidente.
1929 Aru onna to gaka / The Painter and a Certain Woman
Shigekazu yāi / Hey, Shigekazu
Kuroi hitomi / Dark Eyes
Paipu no Sankichi / Sankichi of the Pipe Kiri haruru
1930 Ore wa tensai / I Am a Genius
Gakusei sandaiki / Record of Three Generations of Students
Waraenu gaika / Unsmiling Song of Triumph
Nankyoku ni tatsu onna / A Woman at the South Pole
Aisukurīmu / Ice Cream
Senkō sensen / The Hidden Front
1931 Sanada jūyūshi / Ten Brave Men from Sanada
Akasaya Yasubei / Yasubei of Akasaya
Furisode shōbu / Competition in Long Sleeves
1932 Karakusa Taiheiki / Bur Clover
Taiheiki Ōoka seidan: Jūsan’ya kenbutsu samurai / Ooka’s Trial: A Samurai Views the Moon on the Thirteenth Night
Sukedachi tsuji kōshaku / The Backup’s Street Lectures
1933 Jōshū shichinin arashi / Seven Men in a Storm in Joshu
Bushi jingi / Warrior’s Honor
1935 Hareru Kisoji / Fine Weather on the Kisoji
Taikōki: Tōkichirō sōsotsu no maki / Chronicle of Hideyoshi as a Young Foot Soldier
1936 Kaidai musō / The Unparalleled Miyamoto Musashi
1937 Sengoku guntōden: Zenpen: Tora ōkami / A Tale of Thieves in Wartime: Part 1: Tiger and Wolf / SSengoku guntōden: Kōhen: Akatsuki no zenshin / A Tale of Thieves in Wartime: Part 2: Advance at Daybreak
1938 Chinetsu / Subterranean Heat
Ōma no tsuji: Edo no maki / Street at Dusk : Edo Reel
Budō sen’ichiya / 1001 Nights of Bushido
1939 Chūshingura (Zenpen; Kōhen) / The Loyal 47 Ronin (Parts 1 and 2)
Gozonji azuma otoko / The Famous Man from Edo
1940 Taiyō no miyako / Capital of the Sun
1941 Kaiketsu / Solution
Hachijūhachinenme no taiyō / The Sun of the 88th Year
1942 Umesato-sensei kōjōki: Ryūjinken / The Life Story of Dr. Umesato: Sword of the Dragon God
1943 Ina no Kantarō / Kantaro of Ina Himetaru kakugo
1945 Nihon kengōden / Great Swordsman of Japan
1947 Osumi no jisankin / Osumi’s Dowry
1949 Kirare no Senta / Scarred Senta
1950 Tsuma no heya / The Wife’s Room
Shinsō gonin onna / Five Well-Dressed Women
1951 Heian guntōden: Hakamadare Yasusuke / Tale of Heian-Era Thieves: Swords and Brocade
1952 Yaguradaiko / The Drumbeat Kenka Yasubei
1953 Yasugorō shusse / Yasugoro’s Success Yūdachi Kangorō
Tetsuwan namida ari / Even the Mighty Shed Tears
Uwaki tengoku / Fickle Heaven
1954 Kunisada Chūji / Chuji Kunisada
Jigoku no kengō: Hirate Zōshu / Hell’s Swordsman: Zoshu
Hirate Hatsusugata Ushimatsu gōshi / Ushimatsu Appears Through the Lattice
1955 Rokunin no ansatsusha / Six Assassins
Oshun torimonochō: Nazo no amagoten / Casebooks of Oshun: The Mysterious Nun’s Palace
Edo issun no mushi / A Worm Will Turn in Edo
1956 Kuroobi yōjō: Hana to arashi / The Merciful Blackbelt: The Flower and the Storm
1957 Kawakami Tetsuji monogatari: Sebangō 16 / The Story of Tetsuji Kawakami: Uniform No. 16 “
Kuruwa” yori: Muhō no ichidai / From “Red-Light District”: The Untamed Generation
Byakuya no yōjo/Sedução do Monge
1958 Kajin / Forever, My Love
Shi no kabe no dasshutsu / The Face of Death
Zesshō / The Last Song
1959 Inoru hito / The Praying Man
Sekai o kakeru koi / Love and Death
1960 Zassō no yōna inochi / Trodden Blossoms
Ajisai no uta / Blossoms of Love
Jūrokusai / Sixteen
1961 Shokei zen’ya / The Night Before Execution
Ore wa shinanaize / I Refuse to Die
1962 Dojokko no uta / The Song of the Season
Kumo ni mukatte tatsu / Facing the Clouds
Shirobanba / White Fairy Dust
1963 Kiriko no tango / Kiriko’s Tango
1964 Shutsugeki / Sortie
Shin otoko no monshō: Dokyō ichiban / A Man’s Crest, New Version: The Most Courageous
Otoko no monshō: Hana to nagadosu / A Man’s Crest: Flower and Long Sword
1965 Otoko no monshō: Kenka kaidō / A Man’s Crest: Road of Fighting
Otoko no monshō: Ruten no okite / A Man’s Crest: Vicissitudes of the Law
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008. pp. 402-5.
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