Filme do Dia: Do Outro Lado da Lei (2002), Pablo Trapero

 


Do Outro Lado da Lei (El Bonaerense, Argentina/Chile/França/Holanda, 2002). Direção: Pablo Trapero. Rot. Original: Nicolas Gueilburt, Ricardo Ragendorfer, Dodi Shoeuer, Pablo Trapero & Daniel Valenzuela. Fotografia: Guillermo Neto. Música: Pablo Lescano. Montagem: Nicolás Golbart. Dir. de arte: Sebastián Roses. Figurinos: Marisa Urutti. Com: Jorge Román, Mimi Ardú, Dario Levy, Victor Hugo Carrizo, Hugo Anganuzzi, Graciana Chironi, Luis Viscat, Roberto Posse.

Zapa (Román) acaba fugindo refugiado de sua pequena província, onde deixa sua família, para se tornar involuntariamente agente policial em Buenos Aires, através da influência de um tio. Lá se torna cada vez mais envolvido na teia de corrupção e violência da instituição.

A maior virtude do filme talvez seja não se deixar seduzir pelas convenções dos filmes de gênero, construindo uma narrativa  não  muito próxima de uma vertente do cinema autoral (não ao ponto de Martel e seu O Pântano, é bem verdade), menos interessada nas ações em si próprias que em esboçar como a sociedade é capaz de manipular e transformar a índole de um individuo. Da mesma forma que o filme de Martel, o uso da elipse é grandemente aliado no seu deslocamento de interesse pela ação em si mesma e na construção de um universo apenas aparentemente realista, onde a atmosfera bizarra e desconexa de sua primeira metade se torna um reflexo da percepção de um olhar ainda não iniciado como o do protagonista. Possui  excelente direção de atores, com destaque para Román, que consegue traduzir perfeitamente a falta de articulação e a passividade do personagem diante do que vivencia, através  tanto de sua sensível interpretação quanto de seu próprio tipo físico. Como em Martel, a ausência quase completa de trilha sonora é mais um dos elementos numa narração exemplarmente destituída de sentimentalismo. Andrés Wood Producciones/CNC/Ibermedia European Community Program/INCAA/Ministry of Culture and Communications/Pablo Trapero Productions/Pol-Ka Producciones. 105 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar