Filme do Dia: Crime e Castigo (1983), Aki Kaurismäki
Antti (Toikka) entra no apartamento de um
empresário, Sormunen (Auer) e o assassina. Pouco depois chega uma moça, Eeva (Seppo)
que iria participar da organização de uma festa no local. Ela testemunha que
ele foi o responsável pela morte do homem, mas não o denuncia. Pelo contrário,
torna-se próximo dele. Desde o início tido como o principal suspeito do
Inspetor Pennanen (Nikkari), Antti nunca consegue ser incriminado pelos
policiais e quando finalmente o é, a partir de uma pista que ele próprio
indiretamente forneceu à polícia, já se encontra em outro país. Mas,
subitamente, decide voltar e se entregar.
Há algo de involuntariamente comovente na
forma que se observa um artista em início de sua carreira, desenvolver temas e
estilos que posteriormente lhe serão creditados como marcas autorais nessa
filme de Kaurismäki, o primeiro de ficção. De fato, muito do que posteriormente
se encontraria no seu cinema já se encontra presente nessa adaptação um tanto
marcada por uma presença de humor francamente latente. Esse último se dá na
forma afrontosa com que Antti se dirige aos policiais. Ou ao mostrar a cena
doméstica do investigador, com seu gato e esposa do lado, ser interrompida,
quando assistia TV, para atender uma ligação, quase numa contrafação derivativa
de Hitchcock. E ainda na utilização da épica trilha do Encouraçado Potemkim
para cenas que são marcadas por uma ausência de teor dramático convencional
que, uma vez mais, beira às raias do riso. E tudo isso feito de forma mais
canhestra em termos de produção, assim como de interpretações, o que ao invés
de depor contra, parece lhe assegurar um charme adicional, além da presença de
uma improvável adaptação do mais célebre romance de Dostoievski. De forma mais
canhestra, leia-se, em relação ao que virá depois, em boa parte realizada com o
mesmo elenco e equipe técnica. E se a cena do parlatório parece diretamente
vinculada ao Pickpocket (1959), de Bresson, Kaurismäki se recusa a
observar qualquer redenção em seu personagem, que permanece fiel ao seu
isolamento do mundo e dos outros, recusando o amor que lhe é ofertado por Eeva.
Villealfa Fimproductions. 93 minutos.
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