O Dicionário Biográfico de Cinema#5: Lewis Gilbert
Lewis Gilbert
n. Londres, 1920
m. Mônaco, 2018
1947: The Little Ballerina. 1950: Once a (sic) Summer; There is Another Sun; 1951: Scarlet Thread. 1952: Emergency Call; Time, Gentlemen, Please!; Cosh Boy. 1953: Johnny on the Run; Albert, R.N.; Os Bons Morrem Cedo/The Good Die Young. 1954: The Sea Shell Not Have Them. 1955: A Sombra do Pecado/Cast a Dark Shadow. 1956: O Céu ao Seu Alcance/Reach for the Sky. 1957: O Mordomo e a Dama/The Admirable Crichton. 1958: Amanhã Sorrirei Outra Vez/Carve Her Name with Pride; A Cry from the Streets. 1959: O Proscrito de Hong Kong/Ferry to Hong Kong; 1960: Afundem o Bismarck/Sink the Bismarck!; Light Up the Sky! 1961: Fruto de Verão/The Greengage Summer. 1962: Revolta em Alto Mar/H.M.S Defiant. 1964: A Sétima Aurora/The 7th Dawn. 1966: Como Conquistar as Mulheres/Alfie. 1967: Com 007 Só Se Vive Duas Vezes/You Only Live Twice. 1969: O Mundo dos Aventureiros/The Adventurers; 1971: Amigos e Amantes/Friends; 1974: Paul e Michelle/Paul and Michelle; 1975: Alvorada Sangrenta/Operation Daybreak. 1976: Sete Noites no Japão/Seven Nights in Japan. 1977: 007: O Espião que me Amava/The Spy Who Loved Me. 1979: 007 Contra o Foguete da Morte/Moonraker. 1983: O Despertar de Rita/Educating Rita. 1986: Not Quite Paradise. 1989: Shirley Valentine. O Despertar do Sucesso/Stepping Out. 1995: Ilusões Perigosas/Haunted. 2002: Before You Go.
Gilbert foi um ator infantil. Seu primeiro longa foi para crianças e seu filme mais simpático, Fruto de Verão, uma trivialidade sobre a adolescência que fez bom uso de Susannah York e Jane Asher, enquanto Amigos e Amantes e Paul e Michelle são análises ainda mais complicadas do amor juvenil.
Na guerra, fazia parte da unidade de cinema da American Air Cops e imediatamente depois realizou documentários. Mas existe pouca autenticidade nos chauvinistas filmes de guerra. O Céu ao Seu Alcance, a história de Douglas Bader para cabeças de vento; Amanhã Sorrirei Outra Vez, com Virginia McKenna, insistindo em ser inglesa na Resistência francesa; e Afundem o Bismarck com um ponto de exclamação. A Sétima Aurora lembrava dos problemas malaios, mas Revolta em Alto Mar foi muito além, para as memórias desbotadas de O Grande Motim. Gilbert abandonou todos em três desinteressantes filmes de James Bond, o vergonhoso O Mundo dos Aventureiros e um recatado romance sobre um príncipe da marinha e uma encantadora japonesa.
Porém ele retornou com os queridinhos do grande público O Despertar de Rita e Shirley Valentine, variações sagazes sobre a ideia que uma mulher de meia-idade pode ainda fazer muito da vida - e ambos retirados de peças de William Russell.
Texto: Thomson, David. A Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 3815-19.
Comentários
Postar um comentário