Filme do Dia: Paulicéia (1978), Flavio del Carlo
aulicéia
(Brasil, 1978). Direção: Flávio del Carlo. Rot. Original: Dagomir Marquesi.
Fotografia: Concordio Matarazzo. Montagem: Máximo Barro.
História de
São Paulo é contada de uma perspectiva progressista, embora dada a sua
acelerada panorâmica, na maior parte dos exemplos citados em relação aos
séculos iniciais da futura metrópole, pouco existe do teor crítico, que vai se
tornando crescente. Faz uso basicamente de fotos fixas e animações que
interagem com as mesmas, buscando provocar um efeito humorístico. Talvez seu melhor momento, inclusive
humorístico, advenha menos do uso da animação, em traços básicos e soluções as
vezes pouco inspiradas e repetitivas (como o uso da tela de tv na marcação da
passagem das décadas, a partir dos anos 1950) que o da voz over comemorando o final da ditadura...de Getúlio! Essa tirada e
fotos de manifestações contra o regime militar então vigente, também
representado aqui por fotos de alguns de seus líderes era a liberdade possível
em tempos de crescente degelo do autoritarismo.
Ao se aproximar do final, a preocupação com a urbanização massiva. Sua
narrativa também apresenta releituras irônicas sobre o período e seus slogans
mais chamativos (“quem segura essa loucura?”, afirma se referindo às passeatas,
ao tropicalismo e, implicitamente, à resistência a ditadura) e outras em tom mais
convencionalmente sério, como quando, ao contrário do tom ufanista e de ode ao
progresso que eram o cerne dos curtas produzidos por Manzon (A Luta pelo Transporte em São Paulo como
um dentre as dezenas de exemplos) afirma-se já a incontingência de uma cidade
de 8 milhões de habitantes, 4 por metro quadrado e na voz over “Para que serve
São Paulo? A quem serve São Paulo” com o destaque na imagem para um banco. Ao
contrário da maior parte dos curtas que discute a cidade na década, aqui se faz
uso de uma segmentação mais abrangente, envolvendo a história da cidade e do
país, o sistema econômico capitalista e imagens fixas, apresentando as virtudes
e fraquezas de tal proposta. Maco Prod. Cinematográficas/Lua Filmes para
Embrafilme. 10 minutos e 37 segundos.
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