Filme do Dia: O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico (2015), Gugu Seppi & Allan Souza Lima



O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico (Brasil, 2015). Direção: Gugu Seppi & Allan Souza Lima. Com: Daniel Dantas, Allan Souza Lima.
Ian (Dantas) é um frustrado e ressentido homem de meia-idade que toca a vida sem pensar até encontrar, após perder a balsa que o levaria de volta a casa, com Otto (Souza Lima). O enfrentamento de Ian com Otto, é dele com seus próprios demônios.Do mesmo modo que Otto, a encarnação exteriorizada dos fantasmas de Ian, não pretende deixar Ian em sua zona de conforto, o filme aparentemente pretende fazer o mesmo com o espectador, não deixando exatamente respostas prontas e acrescentando uma imagem final, já nos créditos, de Otto na balsa com o fone de ouvido que pertence a Ian, embora aparentemente esse o houvesse matado em sua fúria – sinal de um novo homem? Algo beckttiano, e com bons valores de produção em termos de fotografia e montagem – existem imagens em fração de segundo que acentuam o caráter algo faustiano do personagem de Otto, vivido pelo próprio cineasta bissexto (Ópio, outro curta, também foi dirigido por ele) e ator Souza Lima, o filme se apoia  sobretudo na interpretação da dupla, ainda que Dantas esteja um degrau acima na empostação de sua personificação do homem medíocre. Ikebana Filmes. 15 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar