Filme do Dia: Golpe de Misericórdia (1949), Raoul Walsh


Resultado de imagem para golpe de misericórdia 1949 raoul walsh
Golpe de Misericórdia (Colorado Territory, EUA, 1949). Direção: Raoul Walsh. Rot. Adaptado: John Twist & Edmund H. North, a partir do romance de W.R. Burnett. Fotografia: Sidney Hickox. Música: David Buttolph. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Ted Smith. Cenografia: Fred M. Maclean. Figurinos: Leah Rhodes. Com: Joel McCrea, Virginia Mayo, Dorothy Malone, Henry Hull, John Archer, James Mitchell, Morris Ankrum, Basil Ruysdael, Frank Puglia, Ian Wolfe.
Fugindo da prisão, o fora-da-lei que está com recompensa divulgada Wes McQueen (McCrea) vai ao território do Colorado, onde pretende abandonar a vida marginal e se unir a jovem Julie Ann (Malone), filha de  Fred Winslow (Hull), que conhece em um episódio no qual defende a carruagem em que viajam. McQueen aceita uma última ação, quase como uma dívida por Dave Rickard (Ruysdael) ter lhe facilitado a fuga. Ele vai até a antiga vila índia abandonada de Todos os Santos, onde estão os seus comparsas Reno (Archer) e Duke (Mitchell), assim como Colorado (Mayo), namorada de Reno, mas nenhum pouco satisfeita com sua brutalidade. Ferido na complexa ação de assalto ao trem, McQueen é tratado por Colorado, com quem foge em meio a troca de tiros, refugiando-se na cabana de Winslow. Lá, fica sabendo que Julie Ann não possui a índole que imaginara, e após ter a bala extraída de si por Colorado, parte com essa, trocando alianças com a mesma em Todos os Santos. Preocupado em não envolver Colorado em sua fuga, deixa-a em Todos os Santos e parte rumo a fronteira mexicana, sendo abordado pelos homens do xerife. Ele se refugia em um desfiladeiro sem saída após ferir ou matar alguns dos homens que o perseguem. Colorado se aproxima dos perseguidores, que querem que ela negocie com ele sua rendição. O fim será outro, no entanto, e os dois morrerão baleados pelos homens do xerife.
Walsh, tal como Ford, tinha predileção por seu grupo de atores e teve sorte de ter Henry Hull com ele em diversos papéis de caracterização (Um Punhado de Bravos, O Xerife do Queixo Quebrado). Malone, quase irreconhecível, vive a moça pura e sonhadora em contraste com a mais agressiva personagem vivida por Mayo. E de início já se constrói uma dúvida para o espectador: com qual das duas o mocinho ficará? Se a história, sobretudo em sua primeira metade,  não chega a ser das mais atrativas, sua elaboração visual – planos longos e fotografia em p&b impecável – é bem mais convidativa. A extravagante Colorado de Mayo parece ecoar o tom over da Pearl de Jennifer Jones em Duelo ao Sol, mas pelo excesso com que é composta visualmente que propriamente por suas atitudes ou falas. A sequencia do assalto ao trem é um verdadeiro primor da descrição da ação, com detalhes, guardadas as devidas proporções, dignos de um Melville ou Bresson. Como não é nada incomum no ethos do western (que o diga o clássico No Tempo das Diligências) as aparências enganam, e a sonhadora pura mostra seus dentes e olhos de traição ao final, enquanto a agressiva Colorado demonstra toda a fidelidade e apoio ao seu homem na hora mais difícil. Quando se observa a situação idílica demasiado antecipada logo se imagina que o casal não concretizará o seu enlace amoroso ao final, pois caberá a Wes ser punido por ter praticado o “último crime” antes da planejada regeneração, embora não o tenha feito exatamente por mal, mas por sinal de fidelidade ao mandante da ação, a quem, inclusive, assassinará depois. Se ao western é permitido ocasionalmente essas licenças de ambiguidade ao herói, é no filme de gangster dos idos da década anterior que imperará a identificação atravessada com o herói-bandido, tornando-se, por conta disso, o primeiro filme norte-americano a ser censurado na Alemanha Ocidental. Necessário é, nesse sentido, o processo de polimento que transforma Colorado de mulher de um mau caráter algo por inércia e McQueen, astuto e frio assassino quando é necessário sê-lo, em figuras com as quais se se possa identificar. Algumas imagens são simplesmente demasiado óbvias, em suas associações, como a que McQueen observa aves de rapina próximas de si, imagina que este será o seu futuro imediato e automaticamente antecipamos que um esqueleto humano será apresentado próximo. Ou a já esperada cusparada de repulsa da “honra dos feridos” que Colorado lança à proposta de dividir a recompensa pela captura de McQueen. Refilmagem de Seu Último Refúgio, dirigido pelo próprio Walsh oito anos antes, com Humphrey Bogart e Ida Lupino nos papéis principais. A cena decisiva final, com tiroteio trágico em meio aos despenhadeiros, também encerra o já referido Duelo ao Sol. Warner Bros. 94 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar