O Dicionário Biográfico de Cinema#4: Molly Ringwald

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Molly Ringwald b. Sacramento, Califórnia, 1968

Molly Ringwald esteve na capa da Time certa vez, como parte de uma celebração dela própria e dos filmes de John Hughes que encarnavam um pouco a visão doce e nostálgica dos adolescentes. Alguns anos após, não ficou claro se desejava ou poderia sustentar uma carreira "adulta". Ela era bonita, legal e com olhos altivos e impassíveis. Podia proferir um diálogo; foi um imã de apelo e simpatia - foi, talvez um ícone de propaganda para o alto conceito de adolescente americano ou colegial. Não a subestimei: manteve-se em companhia poderosa, e se manteve de forma dura. Esse olhar muito vigiado dela mascara uma inteligência considerável.

Filha do músico de jazz Bob Ringwald, de cuja banda cantou quando criança. Tempestade/Tempest (Paul Mazursky, 82), sua estreia a escalou como uma Miranda moderna, mas ela rapidamente se estabeleceu no centro da America, uma adolescente aparentemente independente, o sonho da criança suburbana para pais ansiosos: P.K. and the Kid (82, Lou Lombardo). Caçador do Espaço/Spacehunter: Adventures in the Forbbiden Zone (83, Lamont Johnson); Gatinhas e Gatões/Sixteen Candles (84, John Hughes); Clube dos Cinco (85, Hughes); A Garota de Rosa-Shocking/Pretty Pink (86, Howard Deutsch); como uma espécie de Cordélia para Rei Lear/King Lear (87, Jean-Luc Godard); aventurando-se em um sombrio mundo adulto em O Rei da Paquera/The Pick-up Artist  (87, James Toback), um filme produzido na surdina por seu consultor, Warren Beatty; A Cegonha Não Pode Esperar/For Keeps? (88, John Avildsen); não muito confortável ao interpretar uma promíscua em Sem Amanhã/Fresh Horses (88, David Anspaugh); Strike it Rich (90, James Scott); O Casamento de Betsy/Betsy's Wedding (90, Alan Alda); Homens e Mulheres - Histórias de Sedução/Women & Men: Histories of Seduction (90, Ken Russell), fazendo a Dorothy Parker de "Dusk Before Fireworks". 

Porém se você esperou que a Srta. Ringwald estivesse tendo uma formação nesses anos adolescentes, e realizando planos apropriados para o futuro, então é uma decepção  encontrá-la trabalhando com dificuldades em filmes e projetos de TV dos quais você nunca ouviu falar. Ela ainda tinha somente 33 anos e seus títulos frequentemente saltam aos olhos com ironia não intencional: Amor Fatal/Something to Live for: The Allison Gertz Story (92, Tom McLoughlin); Some Folks Call It a Sling Blade (93, George Hickenlooper); Face the Music (93, Carol Wiseman); A Dança da Morte/The Stand (94, Mick Garris); foi a França para Tous le Jours Dimanche (94, Jean-Charles Tacchella) e Enfants de la Salaud (94, Tonie Marshall); Amor e Loucura/Malicious (95, Ian Corson); Caçada Implacável/Baja (95, Kurt Voss); Townies (96, Pamela Fryman); Mente Paranoica/Office Killer (97, Cindy Sherman); Desde Que Nós Partimos/Since You've Been Gone (98, David Schwimmer); Twice Upon a Time (98, Thom Eberhardt); Tentação Fatal/Teaching Mrs. Tingle (99, Kevin Williamson); Kimberly (99, Frederic Golchan); Requiem for Murder (99, Douglas Jackson); The Giving Three (Cameron Thor, 99); Cut: Cenas de Horror/Cut (00, Kimble Rendall); In the Weeds (00, Michael Rauch); The Translator (00, Leslie Ann Smith); The Big Time (02, Paris Barclay).

Trabalha menos frequentemente agora: As Maletas de Tulse Luper - Parte I: A História de Moab/The Tulse Luper Suitcases, Part 1: The Moab Story (03, Peter Greenaway); como uma advogada em The Wives he Forgot (06, Mario Azzopardi); e como uma mãe na série de TV A Vida Secreta de uma Adolescente Americana/The Secret Life of the American Teenager

Texto: Thomson, David. A Biographical Dictionary of Film. Nova York: Penguin, 2010, pp. 8299-8303.

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