Filme do Dia: O Preço de um Prazer (1963), Robert Mulligan


Resultado de imagem para o preço de um prazer 1963
O Preço de um Prazer (Love with a Proper Stranger, EUA, 1963). Direção: Robert Mulligan. Rot. Original: Arnold Schulman. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Aaron Stell. Dir. de arte: Roland Anderson & Hal Pereira. Cenografia: Sam Comer & Grace Gregory. Figurinos: Edith Head. Com: Natalie Wood, Steve McQueen, Edi Adams, Herschel Bernardi, Harvey Lembeck, Tom Bosley, Mario Badolati.
Angie Rossini (Wood), vendedora da Macy’s, é uma garota de uma histérica família católica italiana que se descobre grávida de uma relação casual com Rocky Papasano (McQueen). Ela o busca para conseguir dinheiro para o aborto. Ambos conseguem juntar uma soma considerável, mas quando finalmente chega o momento, num ambiente clandestino e sem higiene, Rocky se revolta e a protege. Angie procura uma relação com “sinos e banjos”. Ela se muda da casa dos pais e passa a se relacionar com o cozinheiro sem sal Anthony (Bosley). Convida Rocky para jantar certa noite. Ele vai e tenta conquista-la, mas ela mantém distância. No dia seguinte, a saída de seu trabalho, ele se encontra tocando banjo.
Indo além dos ditames morais da mais bem comportada adaptação Bonequinha de Luxo (1961), de Edwards, indo aquém do charme daquela, essa comédia dramática  de Mulligan faz uso da óbvia Wood como passaporte para personagens femininas de vanguarda no conservador cenário hollywoodiano. Uma certa excentricidade histérica persegue o filme durante um tempo mais que razoável, tornando-se cada vez mais neutralizado pela esperada sentimentalidade e interesse crescente do personagem vivido por McQueen. A formação católica e o fato de fazer parte de uma família italiana repressora e extravagante, da qual pretende se libertar, parecem antecipar o universo das estripulias sexuais da aparentemente liberada personagem vivida por Diane Keaton em À Procura de Mr. Goodbar. Quando se observa os momentos de intimidade do personagem vivido por McQueen com cenas similares apresentadas em Acossado, tem-se a dimensão do abismo que separava a casualidade conseguida pelo clássico francês da recitação de frases de efeito quase trivial da produção norte-americana, tendo-se em conta igualmente que provavelmente tal cena não seria sequer possível sem aquele. A sequencia final parece ter sido filmada algo ao improviso das ruas, também evocativa do filme de Godard, com pessoas chegando a trombar com a própria câmera, alguns olharem para lente, etc. Destaque para a ousadia de centrar a esmagadora parte de sua ação em não mais que algumas horas. Alan J. Pakula foi os produtor do filme. Pakula-Mulligan Prod./Boardwalk Prod./Rona para Paramount Pictures. 102 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar