Filme do Dia: Mouchette, A Virgem Possuída (1967), Robert Bresson


Resultado de imagem para mouchette, a virgem proibida

Mouchette, A Virgem Possuída (Mouchette, França, 1967). Direção:  Robert Bresson. Rot. Adaptado: Robert Bresson, baseado no romance Nouvelle histoire de Mouchette, de   Georges Bernanos. Fotografia: Ghislain Cloquet. Música: Claudio Monteverdi & Jean Wiener. Montagem: Raymond Lamy. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Com: Nadine Nortier, Jean Vimenet,   Maria Cardinal,  Paul Hébert, Jean-Claude Guilbert, Suzanne Huguenin,  Marie Susini.
              Mouchette (Nortier), filha de uma família pobre que vive na província, passa seus dias entre a escola, onde não consegue se sociabilizar com as outras meninas nem conseguir a aprovação da professora de canto por ser desafinada, a família, formada por um pai negligente (Hébert) e uma mãe inválida (Cardinal) e o trabalho em uma venda – em que deixa praticamente todo o dinheiro com o pai. Passando uma noite na floresta, ela testemunha o conflito entre o guarda florestal Mathieu (Vimenet) e o caçador Arsene (Guilbert), cuja verdadeira razão de ser é a paixão do primeiro pela balconista do empório (Huguenin), que anda se divertindo ultimamente com Arsene. Arsene encontra Mouchette e a chama para sua cabana, acendendo um fogo para aquece-la e posteriormente se deslocando para uma casa abandonada, onde confessa ter matado um homem, e tem um ataque epiléptico. Quando retorna a si não permite que Mouchette o abandone e a violenta. Ao chegar exaurida em casa, ela ainda tem que cuidar da mãe, que se encontra agonizante e do bebê que não para de chorar. Sua mãe morre, e ela não consegue nutrir nada além de desprezo por aqueles que sentem-se compadecidos por ela, como a dona de uma mercearia que lhe oferece café e a destrata quando vê as marcas de violência provocadas por Arsene ou uma velha senhora que oferece algumas peças de roupa para cobrir o cadáver da mãe. Vai de encontro a Matthieu, que afirma que Arsene se encontra preso, e não teme em dizer que a culpa era do próprio Matthieu, que se encontrava bêbado. À mulher de Matthieu (Susini), afirma que Arsene a ama. Vai até o campo, lá veste um dos vestidos que a velha senhora lhe entregou e rola freneticamente pela relva até o rio.
Mais um dos retratos da dor, da resistência a dor e da derrota frente a esta mesma dor traçados por Bresson, bem próximo de outros filmes seus como O Processo de Joanna D’Arc (1962). O cineasta como poucos nos leva a uma apresentação de uma vida martirizada de contornos tipicamente cristãos nos dias de hoje. A jovem Mouchette, ainda mais que Joanna,  que sabia expressar a sua contestação e morreu por um ideal, é vítima da intolerância social e da sua própria sensibilidade. Quando busca algum momento de prazer, como no parque de diversões em que passa a cortejar um rapaz, esse momento rapidamente lhe foge – o pai aparece e lhe dá um tapa, não restando a ela mais que idealizar que o homem que a violenta, na realidade a ama. Talvez um dos momentos mais belos do filme seja o que Mouchette decide abandonar a vida, e tal decisão é encarada como um momento de libertação e prazer – as cenas em que rola freneticamente antes de de se jogar no rio. Mesmo um filme profundamente anti-sentimental, o fato da jovem possuir consciência plena do mundo opressor em que vive e até reagir a este – seja lançando areia nas outras garotas da escola ou chamando a velha senhora que lhe doa roupas de “idiota” – não apaga de toda a impressão subliminar de auto-piedade da mesma, condescendência que certamente se encontraria longe dos objetivos do cineasta. Adptação do romance de Bernanos, de quem Bresson já havia levado às telas anteriormente Diário de um Pároco de Aldeia (1950), e que provavelmente foi sua maior influência em termos de dramaturgia. Outra boa adaptação do escritor foi a realizada por Maurice Pialat, em 1989, Sob o Sol de Satã, ainda que mal recebida por público e crítica.Argos Films/ Parc Film. 87 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar