Filme do Dia: Finye (1982), Souleymane Cissé



Resultado de imagem para finyé souleymane cissé
Finye (Mali/França, 1982). Direção e Rot. Original: Souleymane Cissé. Fotografia: Étienne Carton de Grammond. Montagem: Andrée Daventure. Com: Fousseyni Sissoko, Goundo Guissé, Balla Moussa Keita, Ismaila Sar, Omou Diarra, Ismaila Cissé, Massitan Ballo, Diounconda Cone.
Batrou (Guissé) é a insatisfeita filha do coronel  Sangaré (Keita), que comanda com mão de ferro a região e, dentro de casa, suas três esposas. Ele não consegue, no entanto, deter o envolvimento de sua filha com Bah (Sissoko), rapaz de má reputação por usar drogas e não ter passado no vestibular e com o movimento que pretende depô-lo do poder local. Quando uma tentativa de organização de greve na universidade é desbaratada, Bah é preso com outros ativistas e Batrou se entrega voluntariamente. Ele é enviado para um campo de trabalhos forçados. Seu avô (Sarr) enfrenta o poder local personificado em Sangaré, clamando pela soltura de seu neto e único herdeiro.
Cissé mistura ativismo com misticismo. Ainda que o primeiro seja mais evidente e o segundo muitas vezes surja através de obscuras referências visuais poéticas à cultura local. Duas cenas que se destacam do corpo do filme são a que Batrou e Bah vivem um efêmero momento de felicidade, banhando-se juntos e, na mais reveladora, o avô de Bah sobrevive incólume ao balaço desferido contra ele por Sangaré, demonstrando os limites do poder diante da dignidade humana do sofrimento de um avô e sua intensa força espiritual, resistência que também se espraia para o próprio desprezo pelas convenções realistas, incorporando semelhante opção presente ao final de Arsenal (1928), de Dovjenko. Cissé não pretende  enveredar muito por situações de causa-efeito, sendo que o mártir aqui está mais para a marginalidade e desprendimento dos tipos do faroeste norte-americano, destituído do glamour e da aventura daqueles, do que para a polidez dos heróis do cinema de montagem soviético – Bah, embora filho de um grande líder, apenas é conhecido por não passar no vestibular e usar drogas, assim como age violentamente contra a frágil avó, antes de acidentalmente ter sido flagrado e preso com o grupo. A exploração e submissão das mulheres, outro tema recorrente na filmografia de Cissé, tampouco deixa de estar ausente aqui. Ao final, tem-se a sugestão de que o engajamento político não pode esquecer de todo a forte tradição mito-poética, pois se no plano mais próximo da trama, o líder espiritual representado pelo avô de Bah, queima seu manto e utensílios sagrados e se une ao coro dos insatisfeitos que se manifestam publicamente, o próprio filme finaliza com imagens que se filiam à uma referência bem mais próxima da tradição que do realismo político. 100 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar