Filme do Dia: O Retorno à Razão (1923), Man Ray
O Retorno à Razão (Le
Retour à la Raison, França, 1923). Direção: Man Ray. Com: Kiki de
Montparnasse.
Considerado o filme dadaísta por excelência – ainda que, ao
menos numa visão mais superficial, Entr´acte(1924),
de Clair talvez acumule mais traços comuns com a estética dadaísta. Aqui, Ray
mescla imagens de ação ao vivo com abstrações, algumas delas francamente
antecipadoras das técnicas de um cineasta como Stan Brakhage nos anos 1960,
mesmo que o método de conseguir as mesmas seja aparentemente bem distinto –
através da inclusão de objetos sobre trechos de filmes e imprimir suas sombras
nos mesmos. Imagens de um carrosel em um parque de diversões se mesclam com
abstrações, finalizando com um torno nu de Kiki de Montparnasse, presença
habitual em muitos dos filmes vanguardistas do período, balançando-se e
provocando um efeito de iluminação sobre seus seios. Esse pequeno filme
surrealista de se aproxima menos de
outras experiências mais célebres do surrealismo no cinema tal como Um Cão Andaluz do que de certos
trabalhos formailistas nas quais a abstração de formas geométricas impera, tais
como o de Richter ou Ekelling ou mesmo de certos realizadores vanguardistas
norte-americanos dos anos 1960, como indicado. Aqui, no entanto, existem
inserções de imagens filmadas ao vivo das luzes em um parque de diversões. 3
minutos.
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