Filme do Dia: O Retorno à Razão (1923), Man Ray




O Retorno à Razão (Le Retour à la Raison, França, 1923). Direção: Man Ray. Com: Kiki de Montparnasse.
Considerado o filme dadaísta por excelência – ainda que, ao menos numa visão mais superficial, Entr´acte(1924), de Clair talvez acumule mais traços comuns com a estética dadaísta. Aqui, Ray mescla imagens de ação ao vivo com abstrações, algumas delas francamente antecipadoras das técnicas de um cineasta como Stan Brakhage nos anos 1960, mesmo que o método de conseguir as mesmas seja aparentemente bem distinto – através da inclusão de objetos sobre trechos de filmes e imprimir suas sombras nos mesmos. Imagens de um carrosel em um parque de diversões se mesclam com abstrações, finalizando com um torno nu de Kiki de Montparnasse, presença habitual em muitos dos filmes vanguardistas do período, balançando-se e provocando um efeito de iluminação sobre seus seios. Esse pequeno filme surrealista de   se aproxima menos de outras experiências mais célebres do surrealismo no cinema tal como Um Cão Andaluz do que de certos trabalhos formailistas nas quais a abstração de formas geométricas impera, tais como o de Richter ou Ekelling ou mesmo de certos realizadores vanguardistas norte-americanos dos anos 1960, como indicado. Aqui, no entanto, existem inserções de imagens filmadas ao vivo das luzes em um parque de diversões. 3 minutos.

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